PT/Prabhupada 1058 - O orador do Bhagavad-gita é o Senhor Sri Krishna



660219-20 - Lecture BG Introduction - New York

O orador do Bhagavad-gītā é o Senhor Śrī Kṛṣṇa. Ele é mencionado em cada página do Bhagavad-gītā, como a Suprema Personalidade de Deus, Bhagavān. Claro que "bhagavān" por vezes, está relacionado com alguma pessoa poderosa ou algum semideus poderoso, mas aqui bhagavān é certamente dirigido a Śrī Kṛṣṇa, uma grande personalidade, mas ao mesmo tempo devemos saber que o Senhor Śrī Kṛṣṇa, como confirmado por todos os ācāryas... Até mesmo Śaṅkarācārya, Rāmānujācārya, Madhvācārya, Nimbārka Svāmī, Śrī Caitanya Mahāprabhu e muitos outros. Na India, existiram muitos eruditos autorizados e ācāryas, Por outras palavras, autoridades no conhecimento Védico. Todas elas, incluindo Śaṅkarācārya, aceitaram Śrī Kṛṣṇa como a Suprema Personalidade de Deus. O próprio Senhor também declarou no Bhagavad-gītā, como a Suprema Personalidade de Deus. Ele também é aceite no Brahmā-saṁhitā e em todos os Purāṇas, especialmente no Bhāgavata Purāṇa: kṛṣṇas tu bhagavān svayam (SB 1.3.28). Portanto, devemos aceitar o Bhagavad-gītā como foi explicado pela própria Personalidade de Deus.

No quarto capítulo do Bhagavad-gītā o Senhor diz:

imaṁ vivasvate yogaṁ
proktavān aham avyayam
vivasvān manave prāha
manur ikṣvākave 'bravīt
(BG 4.1)
evaṁ paramparā-prāptam
imaṁ rājarṣayo viduḥ
sa kāleneha mahatā
yogo naṣṭaḥ parantapa
(BG 4.2)
sa evāyaṁ mayā te 'dya
yogaḥ proktaḥ purātanaḥ
bhakto 'si me sakhā ceti
rahasyaṁ hy etad uttamam
(BG 4.3)

A ideia é... O Senhor disse a Arjuna que "Este yoga, este sistema de yoga, o Bhagavad-gītā, foi falado por Mim, pela primeira vez, ao deus do Sol e o deus do Sol explicou a Manu. Manu explicou a Ikṣvāku, e desta maneira, através da sucessão de discípulos, um após o outro, este sistema de yoga chegou até nós, e no decurso do tempo este sistema perdeu-se. E portanto, estou a falar-te, de novo, o mesmo sistema de yoga, o mesmo sistema de yoga antigo do Bhagavad-gītā, ou Gītopaniṣad. Porque és Meu devoto e Meu amigo, só tu tens capacidade de compreender."

A ideia, é que o Bhagavad-gītā é um tratado que está destinado especialmente ao devoto do Senhor. Existem três classes de transcendentalistas conhecidas como o jñānī, o yogī e o bhakta. Ou o impersonalista, o meditador e os devotos. Aqui está claramente mencionado. O Senhor diz a Arjuna que "Eu estou a falar ou Eu estou a fazer de ti a primeira pessoa do paramparā. Porque o paramparā antigo, ou a sucessão de discípulos, está agora quebrada. Portanto, desejo estabelecer de novo outro paramparā na mesma linha de pensamento que a anterior, que começou com o deus do Sol e passou aos outros. Então, aceita e distribui. Ou o sistema, o sistema de yoga do Bhagavad-gītā, que seja distribuído através de ti. Torna-te a autoridade na compreensão do Bhagavad-gītā." Agora, aqui está uma sugestão que o Bhagavad-gītā é instruído especificamente a Arjuna o devoto do Senhor, o estudante directo de Kṛṣṇa. E não só isso, mas ele tem uma relação íntima com Kṛṣṇa como amigo. Portanto, o Bhagavad-gītā é compreendido pela pessoa que tem qualidades semelhantes às de Kṛṣṇa. Isso quer dizer que ela deve ser uma devota, ela deve estar numa relação, numa relação directa com o Senhor.