PT/Prabhupada 1064 - O Senhor Vive no Âmago do Coração de Cada Ser Vivo



660219-20 - Lecture BG Introduction - New York

A suprema consciência será explicada no Bhagavad-gītā no capítulo onde está explicada a distinção entre jīva e īśvara. Kṣetra-kṣetra-jña. Este kṣetra-jña é explicado. O Senhor também é kṣetra-jña, ou consciente. e as jīvas, ou as entidades vivas, também são conscientes. Mas a diferença é que o ser vivo é consciente dentro de seu corpo limitado, enquanto o Senhor é consciente de todos os corpos. Īśvaraḥ sarva-bhūtānāṁ hṛd-deśe 'rjuna tiṣṭhati (BG 18.61).

O Senhor vive no âmago do coração de cada ser vivo. portanto, Ele é consciente dos movimentos físicos, actividades, de cada jīva. em particular. Não nos devemos esquecer. Também está explicado que o Paramātmā, ou a Suprema Personalidade de Deus, vive no coração de todos como īśvara, como controlador, e Ele orienta. Ele dá orientação. Sarvasya cāhaṁ hṛdi sanniviṣṭhaḥ (BG 15.15). Ele está situado no coração de todos, e Ele dá orientação em como actuar consoante o desejo. A entidade viva esquece sobre como actuar. Primeiro, ele convence-se a actuar de uma certa forma, e depois enreda-se nas acções e reacções de seu próprio karma. Mas quando ele abandona um certo tipo de corpo e entra num outro tipo de corpo... Tal como nós pomos de lado uma roupa, um tipo de roupa e trocamos por outra. de igual maneira, como se explica neste Bhagavad-gītā, vāsāṁsi jīrṇāni yathā vihāya (BG 2.22). Tal como mudamos diferentes roupas, de igual maneira, as entidades vivas também mudam diferentes corpos. a reencarnação da alma, e leva consigo as acções e reacções das suas actividades passadas. Estas actividades podem ser mudadas quando a entidade viva está no modo da bondade, em sanidade. e compreende que tipo de actividades deve adoptar, e se ele actua dessa maneira, todo o ciclo de acções e reacções às suas actividades passadas, pode ser mudado. Portanto, o seu karma não é eterno. Os outros itens, entre os quatro, os cinco itens--īśvara, jīva, prakṛti, kāla e karma-- estes quatro itens são eternos, enquanto que o karma, o item conhecido como karma, não é eterno.

O īśvara consciente, o supremo consciente īśvara, e a diferença entre o supremo consciente īśvara, ou o Senhor, e o ser vivo, que existe nas circunstâncias actuais, pode ser explicada desta maneira Consciência, tanto o Senhor como as entidades vivas, são conscientes e esta consciência é transcendental. A consciência não é gerada a partir da associação com esta matéria. Essa, é uma ideia errónea. A teoria de que a consciência desenvolve-se sob certas circunstâncias de combinação material não é aceite no Bhagavad-gītā. Eles não conseguem produzir. A consciência pode ser reflectida de uma forma pervertida devido à cobertura das circunstâncias materiais, tal como a luz que é reflectida através de um vidro colorido pode manifestar-se de acordo a essa cor. A consciência do Senhor, não é afectada materialmente. O Supremo Senhor, Kṛṣṇa, diz mayādhyakṣeṇa prakṛtiḥ (BG 9.10). Quando descende a este mundo material, a Sua consciência não é afectada materialmente. Se a Sua consciência fosse afectada materialmente, não estaria capacitado para falar sobre assuntos transcendentais no Bhagavad-gītā. Não podemos dizer nada acerca do mundo transcendental sem estarmos livres da consciência materialmente contaminada. Então, o Senhor não estava materialmente contaminado. Mas no momento presente, a nossa consciência está materialmente contaminada. Todo o processo, tal como se explica no Bhagavad-gītā, é que temos que purificar a consciência materialmente contaminada, e as actividades que forem feitas nessa consciência pura far-nos-a felizes. Não podemos parar. Não podemos parar as nossas actividades. As actividades devem ser purificadas. E estas actividades purificadas chamam-se bhakti. As actividades de Bhakti aparentam ser actividades comuns, mas não são actividades contaminadas. São actividades purificadas. Uma pessoa ignorante vê que o devoto trabalha tal como uma pessoa comum, mas a pessoa com um pobre fundo de conhecimento, não sabe que as actividades do devoto ou as actividades do Senhor, não são contaminadas pela consciência impura da matéria, pela impureza das três guṇas, os modos da natureza, mas pela consciência transcendental. Portanto, devemos saber que a nossa consciência está materialmente contaminada.