PTBR/Prabhupada 0014 - Devotos são tão exaltados

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


The Nectar of Devotion -- Calcutta, January 30, 1973

Para um devoto, Kṛṣṇa está na palma das suas mãos. Ajita, jito 'py asau. Embora Kṛṣṇa seja inconquistável, Ele gosta de ser conquistado por Seu devoto. Esta é a posição. Assim como voluntariamente Ele se deixou conquistar pela mãe Yaśodā, ser conquistado por Rādhārāṇī, conquistado por Seus amigos. Kṛṣṇa foi derrotado e Ele tem que carregar Seu amigo em Seus ombros.

Na prática, às vezes vemos que um rei mantém um palhaço entre os seus associados, e por vezes o palhaço o insulta, e o rei se diverte. O palhaço às vezes... Assim como existia um famoso palhaço, Gopāla Bon, na Bengala. Então, um dia, o rei perguntou-lhe,

"Gopāla, qual é a diferença entre você e um burro?"

Assim, ele imediatamente mediu a distância até o rei. Ele disse,

"É de apenas três pés, senhor. A diferença é de apenas três pés."

Então todos começaram a rir. E o rei gostou do insulto. Porque às vezes isso é necessário.

Kṛṣṇa também... Todo mundo o glorifica em Sua posição elevada. Todos. Esta é a posição de Kṛṣṇa - o Senhor Supremo. Em Vaikuṇṭha, há apenas glorificação. Não existe tal coisa. Mas, em Vṛndāvana, Kṛṣṇa é livre para aceitar o insulto de Seu devoto. As pessoas não sabem disso, o que é a vida em Vṛndāvana. Assim, os devotos são muito elevados.

Rādhārāṇī ordena,

"Não permita que Kṛṣṇa entre aqui."

Kṛṣṇa não pode entrar... Ele elogia as outras gopīs:

"Por favor, permitam-me entrar lá."

"Não, não. Não há permissão. Você não pode entrar."

Então Kṛṣṇa gosta disso.