PTBR/Prabhupada 0017 - Energia espiritual e energia material



Lecture on Sri Isopanisad, Mantra 1 -- Los Angeles, May 2, 1970

Então, duas energias estão atuando neste mundo material: a energia espiritual e a energia material. A energia material significa esses oito tipos de elementos materiais. Bhūmir apo 'nalo vāyuḥ: (BG 7.4). terra, água, fogo, ar, céu, mente, inteligência e ego. Estes são todos materiais. E da mesma forma, mais sutil, mais sutil, mais sutil, e mais grosseiro, mais grosseiro, mais grosseiro. Assim como a água é mais sutil do que a terra, em seguida, o fogo é mais sutil do que a água, em seguida, o ar é mais sutil do que o fogo, depois céu, ou éter, é mais sutil do que o ar. Da mesma forma, a inteligência é mais sutil do que o éter, ou a mente é mais sutil do que o éter. A mente... você sabe, eu dei várias vezes esse exemplo: a velocidade da mente. Muitos milhares de quilômetros dentro de um segundo, você pode ir. Assim, quanto mais refinada, mais poderosa. Da mesma forma, em última instância, quando você atinge a parte espiritual, a mais refinada, a partir da qual tudo emana, oh, essa é muito poderosa. Isso é energia espiritual. Isto é descrito na Bhagavad-gītā. O que é essa energia espiritual? Essa energia espiritual é a entidade viva.

Apareyam itas tu viddhi me prakṛtiṁ parā (BG 7.5)

Kṛṣṇa diz: "Estas são energias materiais. Além disso, há uma outra, a energia espiritual". Apareyam. Aparā significa inferior. Apareyam. "Todos esses elementos materiais descritos, eles são energia inferior. E, além disso, existe a energia superior, Meu querido Arjuna ". O que é isso? Jīva-bhūta mahā-bāho: ". Estas entidades vivas" Eles também são energia. Nós, entidades vivas, também somos energia, mas a energia superior. Por que superior? Porque yayedaṁ dhāryate jagat (BG 7.5). A energia superior está controlando a energia inferior. A matéria não tem nenhum poder.

O grande avião, uma máquina notável, está voando no céu, feito de coisas materiais. Mas a menos que a energia espiritual, o piloto, esteja lá, é inútil. É inútil. Milhares de anos, o avião a jato vai ficar no aeroporto; ele não vai voar a menos que essa pequena partícula de energia espiritual, o piloto, venha e o toque. Então, qual é a dificuldade de entender Deus? Coisa tão simples, que, se esta máquina enorme... Há tantas máquinas enormes, elas não podem se mover sem o toque da energia espiritual, um ser humano ou um ser vivo. Como você pode esperar que toda esta energia material esteja funcionando de forma automática ou sem qualquer controle? Como você pode argumentar nesse sentido? Isso não é possível. Portanto, a classe de homens menos inteligentes, eles não podem compreender como essa energia material está sendo controlada pelo Senhor Supremo.