PTBR/Prabhupada 0020 - Entender Krishna não é coisa tão fácil



Arrival Lecture -- Miami, February 25, 1975

Entender Kṛṣṇa não é coisa tão fácil.

manuṣyāṇāṁ sahasreṣu
kaścid yatati siddhaye
yatatām api siddhānāṁ
kaścid vetti māṁ tattvataḥ
(BG 7.3)

Entre muitos milhares, milhões de pessoas, apenas uma está ansiosa para fazer sua vida bem sucedida. Ninguém está interessado. Praticamente eles não sabem o que é, de fato, uma vida bem-sucedida. Na civilização moderna, todo mundo está pensando, "Se eu conseguir uma boa esposa, um bom automóvel e um belo apartamento, isso é o sucesso." Isso não é sucesso. Isso é temporário. O sucesso real é sair das garras de māyā, o que significa esta vida material condicionada, que compreende o nascimento, a morte, a velhice e a doença. Estamos passando por muitas variedades de vida, e esta forma de vida humana é uma boa chance de sair dessa cadeia de mudança de um corpo após o outro. A alma é eterna e bem-aventurada, porque é parte integrante de Kṛṣṇa, Deus, sac-cid-ānanda, eterna, cheia de felicidade, cheia de conhecimento. Infelizmente, nesta vida material, condicionada, estamos aceitando corpos diferentes, mas não estamos nos situando novamente na plataforma espiritual, onde não há nascimento ou morte. Não há ciência. Outro dia um psiquiatra veio me ver. E onde está a sua educação para a compreensão da alma, a sua posição constitucional? Assim, praticamente o mundo todo está em trevas. Eles estão interessados ​​em viver cinqüenta, sessenta ou cem anos nessa vida, mas eles não sabem que somos eternos, cheios de felicidade e de conhecimento, e que devido a este corpo material estamos sujeitos a nascimento, morte, velhice e doença. E isso está acontecendo continuamente.

Então, Śrī Caitanya Mahāprabhu, por Sua grande compaixão pelas almas caídas, apareceu. Kṛṣṇa vem também. Mas Kṛṣṇa não é tão liberal. Kṛṣṇa impõe a condição de que "primeiro você se entrega. Só então eu tomo conta de você." Mas Caitanya Mahāprabhu é mais compassivo do que Kṛṣṇa, apesar de Kṛṣṇa e Caitanya Mahāprabhu serem a mesma pessoa. Então, pela misericórdia de Caitanya Mahāprabhu estamos tão facilmente compreendendo Kṛṣṇa. Este Caitanya Mahāprabhu está presente aqui. Você deve adorá-Lo. Não é muito difícil.

Yajñaiḥ saṅkīrtanaiḥ prāyair yajanti hi su-medhasaḥ. Kṛṣṇa-varṇaṁ tviṣākṛṣṇaṁ sāṅgopāṅgāstra-pārṣadam, yajñaiḥ saṅkīrtanam (SB 11.5.32).

Simplesmente cante Hare Kṛṣṇa mantra, e tudo o que você puder, ofereça a Caitanya Mahāprabhu. Ele é muito gentil. Ele não toma ofensa. Adorar Rādhā-Kṛṣṇa é um pouco difícil. Temos que adorá-Los com grande respeito e veneração. Mas Caitanya Mahāprabhu veio, por vontade própria, para salvar as almas caídas. Com apenas um pouco de serviço, ele ficará satisfeito. Ele ficará satisfeito. Mas não negligencie. Porque Ele é muito gentil e compassivo, isso não significa que devemos esquecer Sua posição. Ele é a Suprema Personalidade de Deus. Assim, devemos oferecer-Lhe grande respeito, e o quanto for possível...

Mas a vantagem é que Caitanya Mahāprabhu não aceita qualquer ofensa. E para adorá-Lo, para agradá-Lo, é muito fácil. Yajñaiḥ saṅkīrtanaiḥ prāyair yajanti hi su-medhasaḥ. Basta você cantar Hare Kṛṣṇa mahā-mantra e dançar, e Caitanya Mahāprabhu vai ficar muito contente. Ele introduziu esta dança e canto, e este é o processo mais fácil para a realização de Deus. Assim, tanto quanto possível... Se possível, vinte e quatro horas. Se isso não for possível, pelo menos quatro vezes, seis vezes, cante Hare Kṛṣṇa mantra diante de Caitanya Mahāprabhu, e você vai ter sucesso em sua vida. Isto é um fato.