PTBR/Prabhupada 0021 - Por que há tantos divórcios nesse país

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


Lecture on SB 6.1.26 -- Honolulu, May 26, 1976

Então, em geral é assim que a vida funciona. Todo mundo está envolvido nessas atividades materiais, e o princípio básico da atividade material é grhastha, a vida familiar. A vida em família, de acordo com sistema védico, ou em qualquer lugar, é a vida responsável de manter a esposa e os filhos. Todo mundo está envolvido. Eles acham que este é o único dever. "Manter a família, esse é o meu dever. O mais confortavelmente possível. Esse é o meu dever. " Não se pensa que este tipo de atividade é realizada até mesmo por animais. Eles também têm crianças, a quem alimentam. Qual é a diferença? Portanto aqui a palavra usada é mūḍha. Mūḍha significa burro de carga. Aquele que está envolvido em tais funções, bhuñjānaḥ prapiban khādan. Prapiban. Prapiban significa beber, e bhuñjānaḥ significa comer. Quando come, quando bebe, khādan, durante a mastigação, carva casya raja preya. Existem quatro tipos de comestíveis. Às vezes mastigamos, às vezes lambemos, (sânscrito), por vezes engolimos, e às vezes nós bebemos. Portanto, há quatro tipos de alimentos. Por isso cantamos catuḥ vidhā śrī-bhagavat-prasādāt. Catuḥ vidhā significa quatro tipos. Então, nós oferecemos para as deidades tantos alimentos dentro dessas quatro categorias. Algo é mastigado, algo é lambido, algo é engolido. Desse jeito.

Então bhuñjānaḥ prapiban khādan bālakaṁ sneha-yantritaḥ. O pai e a mãe cuidam dos filhos, como dar-lhes alimentos. Vimos que Mãe Yasoda está alimentando Krishna. A mesma coisa. Esta é a diferença. Estamos alimentando uma criança comum, o que é feito por cães e gatos mas Mãe Yasoda está alimentando Krishna. O mesmo processo. Não existe qualquer diferença no processo, senão que um coloca Kṛṣṇa no centro e o outro coloca qualquer excentricidade no centro. Essa é a diferença. Quando é centrado em Kṛṣṇa, então é espiritual, e quando é centrado em qualquer excentricidade, então é material. Não existe diferença entre o material ... Esta é a diferença. Há ... Assim como desejos luxuriosos e amor, amor puro. Qual é a diferença entre desejos luxuriosos e puro amor? Aqui nós estamos nos associando, homem e mulher, associando-nos com desejos luxuriosos, e Kṛṣṇa também está se associando com as gopis. Superficialmente eles parecem a mesma coisa. No entanto, qual é a diferença? Portanto, esta diferença foi explicada pelo autor do Caitanya-caritāmṛta, que o que é a diferença entre desejos luxuriosos e amor? Isso foi explicado. Ele disse, ātmendriya-prīti-vāñchā-tāre bali 'kāma' (CC Adi 4.165), "Quando eu quero satisfazer meus sentidos, isto é kāma". Mas kṛṣṇendriya-prīti-icchā dhare 'prema' nāma, "E quando queremos satisfazer os sentidos de Kṛṣṇa, então é amor, prema." Essa é a diferença. Aqui neste mundo material não há amor porque o homem e a mulher, eles não têm ideia de que "eu me associo com o homem, o homem que satisfaz desejos comigo. " Não. "Eu vou satisfazer meus desejos." Este é o princípio básico. O homem está pensando que "Associando-me com essa mulher, eu vou satisfazer o meu desejo", e a mulher está pensando que "Ao associar-me com este homem, vou satisfazer o meu desejo." Portanto, é muito comum nos países ocidentais, assim que houver dificuldade na gratificação dos sentidos pessoais, imediatamente há divórcio. Este é o pensamento por trás da quantidade de divórcios neste país. A causa principal é que "Assim que eu deixar de encontrar satisfação, então eu não quero." Isso é declarado no Śrīmad-Bhāgavatam: dāṁ-patyaṁ ratim eva hi. Nesta época, marido e mulher significa satisfação sexual, pessoal. Não há questão de que "Viveremos juntos; vamos satisfazer Kṛṣṇa sendo treinados em como fazê-lo. " Esse é o movimento da consciência de Kṛṣṇa.