PTBR/Prabhupada 0038 - Conhecimento é recebido a partir dos Vedas

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


Lecture on BG 7.1 -- Hong Kong, January 25, 1975

Agora, Kṛṣṇa está lá. Temos a imagem de Kṛṣṇa, a foto de Kṛṣṇa, o templo de Kṛṣṇa, tantas manifestações de Kṛṣṇa. Elas não são fictícias. Elas não são imaginação, como o filósofo māyāvādī pensa, que "Você pode imaginar em sua mente." Não. Deus não pode ser imaginado. Essa é outra loucura. Como você pode imaginar Deus? Então, Deus se torna objeto de sua imaginação. Ele não é substância. Isso não é Deus. O que é imaginado, isso não é Deus. Deus está presente antes de você, Kṛṣṇa. Ele vem aqui neste planeta. Tadātmānaṁ sṛjāmy aham, sambhavāmi yuge yuge. Assim, aqueles que viram Deus, você adquire informações a partir deles.

tad viddhi praṇipātena
paripraśnena sevayā
upadekṣyanti te jñānaṁ
jñāninas tattva-darśinaḥ
(BG 4.34)

Tattva-darśinaḥ. A menos que você já tenha visto, como você pode dar informações da verdade para os outros? Assim, Deus é visto, não só visto na história. Na história, quando Kṛṣṇa estava presente no planeta, a história da batalha de Kurukṣetra onde esta Bhagavad-gītā foi falada, isso é um fato histórico. Assim, podemos ver através da história também Bhagavān Śrī Kṛṣṇa e através do śāstra também. Śāstra-cakṣusā. Assim como no presente momento, Kṛṣṇa não está fisicamente presente, mas entendemos através do śāstra quem é Kṛṣṇa. Então śāstra-cakṣusā. Śāstra... Ou você toma a percepção direta ou através do śāstra... Através do śāstra a percepção é melhor do que a percepção direta. Portanto, nosso conhecimento, aqueles que estão seguindo os princípios védicos, o seu conhecimento é derivado dos Vedas. Eles não fabricam nenhum conhecimento. Se uma coisa é compreendida pela evidência dos Vedas, isto é fato. Então Kṛṣṇa é compreendido através dos Vedas. Vedaiś ca sarvair aham eva vedyaḥ (BG 15.15). Isso é declarado na Bhagavad-gītā. Você não pode imaginar Kṛṣṇa. Se algum malandro diz que "eu estou imaginando", isto é patifaria. Você tem que ver Kṛṣṇa através dos Vedas. Vedaiś ca sarvair aham eva vedyaḥ (BG 15.15). Esse é o propósito de estudar os Vedas. Por isso é chamado Vedānta. Conhecimento de Kṛṣṇa é Vedānta.