PTBR/Prabhupada 0052 - Diferença entre Bhakta e Karmi

Revision as of 21:53, 14 October 2018 by Vanibot (talk | contribs) (Vanibot #0023: VideoLocalizer - changed YouTube player to show hard-coded subtitles version)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)


Lecture on SB 1.2.9-10 -- Delhi, November 14, 1973

Esta é a distinção entre bhakti e karma. Karma é a gratificação dos sentidos, e bhakti é satisfazer o Senhor. A mesma coisa . Portanto, as pessoas não conseguem entender a diferença entre um bhakta e um karmī. Karmī está satisfazendo seus próprios sentidos e bhakta está satisfazendo os sentidos de Krishna. Deve haver alguma gratificação dos sentidos. Mas quando você satisfaz Krishna, isso é chamado de bhakti. Hṛṣīkeṇa hṛṣīkeśa-sevanaṁ bhaktir ucyate (CC Madhya 19.170). Hṛṣīka significa sentidos, sentidos purificados. Isso eu expliquei outro dia, que

sarvopādhi-vinirmuktaṁ
tat-paratvena nirmalam
hṛṣīkeṇa hṛṣīkeśa-
sevanaṁ bhaktir ucyate
(CC Madhya 19.170)

Bhakti não significa parar o seu trabalho. Bhakti não significa fanatismo sentimental. Isso não é bhakti. Bhakti significa envolver todos os seus sentidos para a satisfação do titular dos sentidos. Isso é chamado de bhakti. Por isso o nome de Kṛṣṇa é Hṛṣīkeśa. Hṛṣīka significa sentidos. E hṛṣīka īśa, Ele é o controlador dos sentidos. Na verdade, os nossos sentidos não estão trabalhando de forma independente. Nós podemos compreender isso, que Kṛṣṇa está direcionando. Sarvasya cāhaṁ hṛdi sanniviṣṭo mattaḥ smṛtir jñānam apohanaṁ ca (BG 15.15). Mattaḥ smṛtir jñānam apohanaṁ ca. Um cientista está trabalhando porque Kṛṣṇa o está ajudando, não que ele esteja trabalhando de forma independente. Isso não é possível. Mas ele queria que fosse possível. Portanto, Kṛṣṇa está facilitando, oferecendo-lhe todo o necessário. Mas, na verdade, Kṛṣṇa é quem está trabalhando. Estas coisas são explicadas nos Upaniṣads. Sem Kṛṣṇa trabalhando, sem ver, sem a visão de Kṛṣṇa, você não pode ver. Assim como a luz do sol é explicada no Brahma-saṁhitā. yac-cakṣur eṣa savitā sakala-grahāṇāṁ - O sol é um dos olhos de Kṛṣṇa.

yac-cakṣur eṣa savitā sakala-grahāṇāṁ
rājā samasta-sura-mūrtir aśeṣa-tejāḥ
yasyājñayā bhramati sambhṛta-kāla-cakro
govindam ādi-puruṣaṁ tam ahaṁ bhajāmi

Portando, o sol sendo um dos olhos de Kṛṣṇa, Porque o sol nasce lá, porque o sol está vendo, por isso que você está vendo. Você não pode ver de forma independente. Você tem muito orgulho dos seus olhos. Qual é o valor dos seus olhos se não houver luz solar? Você não pode ver. Até mesmo a eletrecidade é derivada do sol. Então, na verdade, quando Kṛṣṇa vê, você pode ver. Essa é a condição . Então, os nossos sentidos ... Na Bhagavad-gītā isso é dito, sarvataḥ pāṇi-pādaṁ tat. Sarvataḥ pāṇi-pāda... Em todo lugar Kṛṣṇa têm suas mãos e pernas. O que é isso? minhas mãos, sua mão, sua perna - tudo isso pertence a Kṛṣṇa. Assim como se alguém diz que eu tenho filiais em todo o mundo. Então, esses ramos estão trabalhando na gestão da pessoa suprema Do mesmo modo, Kṛṣṇa também. Kṛṣṇa é, portanto, chamado Hṛṣīkeśa, Hṛṣīkeśa. Então o negócio é... Bhakti significa quando nos envolvemos em nossos hṛṣīka, nossos indriyas, nossos sentidos, A serviço do titular dos sentidos. Essa é a nossa vida perfeita. Essa é a nossa perfeita... Mas assim que desejamos usar nossos sentidos para a gratificação dos sentidos, Isso se chama karma. Isso é chamado de vida material. Assim, para um bhakta não há nada material. Isso é īśāvāsyam idaṁ sarvam (ISO 1). O bhakta vê que tudo pertence a Kṛṣṇa. Īśāvāsyam idaṁ sarvaṁ yat kiñca jagatyāṁ jagat, tena tyaktena bhuñjīthā. Tudo pertence a Kṛṣṇa. Portanto, tudo o que Krishna nos dá... Assim como um mestre. O Mestre oferece algo ao servo: "Você pode desfrutar disso." Isso é prasādam . Prasāde sarva-duḥkhānāṁ hānir asyopajā... Esta é a vida. Se você se tornar consciente de Kṛṣṇa, se você entende que "Tudo pertence a Kṛṣṇa, mesmo as minhas mãos e pernas, também pertencem a Kṛṣṇa, todas as partes do meu corpo, pertencem a Kṛṣṇa, então ele deve ser usado por Kṛṣṇa", isso é chamado de bhakti.

anyābhilāṣitā-śūnyaṁ
jñāna-karmādy-anāvṛtam
ānukūlyena kṛṣṇānu-
śīlanaṁ bhaktir uttamā
(Brs. 1.1.11)

Que Kṛṣṇa fez , er, Arjuna fez. Ele queria satisfazer seus sentidos e não lutar, mas concordou depois de ouvir Bhagavad-gītā que "Sim, Kṛṣṇa é a Pessoa Suprema."

ahaṁ sarvasya prabhavo
mattaḥ sarvaṁ pravartate
iti matvā bhajante māṁ
budhā bhāva-samanvitāḥ
(BG 10.8)

Isso é muito bem explicado na Bhagavad-gītā. Esse é o estudo preliminar da vida espiritual. E se estamos realmente convencidos dos ensinamentos da Bhagavad-gītā, então nós nos rendemos a Kṛṣṇa. Kṛṣṇa quer isso. Sarva-dharmān parityajya mām ekaṁ śaraṇaṁ vraja (BG 18.66). Isso que Ele quer. Quando nós realmente aceitamos esse processo, isso é chamado de śraddhā . Śraddhā. Isso tem sido explicada por Kavirāja Gosvāmī, qual é o significado de śraddhā.