PTBR/Prabhupada 0089 - O brilho de Krishna é a fonte de tudo

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


Lecture on BG 4.24 -- August 4, 1976, New Mayapur (French farm)

Devoto francês: O que significa isso quando Krishna fala "Eu não estou neles"?

Prabhupāda: Hein? "Eu não estou neles", porque você não pode ver lá. Krishna esta lá, mas você não pode vê-Lo. Porque você não está avançado. Assim como outro exemplo. Aqui está, a luz solar está aqui. Todo mundo experimenta. Mas isso não significa que sol está aqui. Está claro? O Sol estar aqui significa... A luz do sol estar aqui significa que o sol está aqui. Mas ainda assim, porque você está na luz do sol, você não pode falar "Agora eu capturei o sol." A luz do sol está existindo no sol, mas o sol não está presente na luz do sol. Sem o sol não há luz do sol. Mas isso não significa que a luz do sol é o sol. Ao mesmo tempo, você pode dizer que a luz do sol significa sol.

Isso é chamado de acintya-bhedābheda, simultaneamente um e diferentes. Na luz do sol você sente a presença do sol, mas se você é capaz de entrar no globo solar, você pode conhecer o deus do sol também. Na verdade, a luz do sol significa os raios do corpo da pessoa que vive no globo solar. Isso é explicado no Brahma-saṁhitā, yasya prabhā prabhavato jagad-aṇḍa-koṭi (Bs. 5.40). Por conta de Krishna... Você já viu esplendor de Krishna chegando. Isto é a fonte de tudo. Essa expansão desse brilho é o brahmajyoti, e no brahmajyoti, são gerados inumeráveis planetas espirituais e planetas materiais. E em cada planeta existem variedades de apresentações. Na verdade, a origem é o brilho do corpo de Krishna, e a origem do brilho do corpo é Krishna.