PTBR/Prabhupada 0112 - Julgamos algo por seu resultado

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


Television Interview -- July 29, 1971, Gainesville

Entrevistador: Você veio, senhor, para este país em 1965, como eu disse, através das instruções e ordens dadas pelo seu mestre espiritual. A propósito, quem foi seu mestre espiritual?

Prabhupāda: Meu mestre espiritual foi Oṁ Viṣṇupāda Paramahaṁsa Bhaktisiddhānta Sarasvatī Gosvāmī Prabhupāda.

Entrevistador: Agora nessa linha de sucessão discipular que estávamos falando antes, essa linha de sucessão discipular, que origina-se, origina-se no próprio Krishna, certo, seu mestre espiritual era o discípulo nessa linha antes de você?

Prabhupāda: Sim. A sucessão discipular é proveniente de Krishna desde 5.000 anos atrás.

Entrevistador: O seu mestre espiritual ainda está vivo?

Prabhupāda: Não. Ele faleceu em 1936.

Entrevistador: Então agora nesse momento em particular você é o administrador mundial desse movimento de Hare Krishna? Eu estou certo?

Prabhupāda: Eu tenho muitos outros irmãos espirituais, mas eu fui particularmente ordenado a fazer isso desde começo. Então, eu estou tentando agradar meu mestre espiritual. Isso é tudo.

Entrevistador: Agora você foi enviado para este país, os Estados Unidos. Esse é o seu território. Isso está correto?

Prabhupāda: Meu território, o que ele disse foi: "Vá e fale sobre essa filosofia ao público que entende inglês."

Entrevistador: Para o mundo que fala Inglês.

Prabhupāda: Sim. E especialmente o mundo ocidental. Sim, ele falou para mim desta forma.

Entrevistador: Quando você chegou, senhor, a este país cerca 15, 16 anos atrás e começou...

Prabhupāda: Não, não 15, 16 anos atrás.

Entrevistador: 5, 6 anos atrás. Perdão. Para esta parte do mundo, você não veio para uma parte do mundo onde a religião estava em falta, como tal, você sabe. Nos Estados Unidos nós temos muitas religiões, e eu creio que as pessoas neste país gostam de acreditar, na grande maioria, eles são pessoas religiosas, pessoas que acreditam em Deus, que se dedicam a alguma forma de expressão religiosa. E eu gostaria de saber o que o senhor acha disso. O que você acha que poderia adicionar ao público que já está vivendo expressões religiosas neste país, vindo aqui e adicionando sua própria filosofia?

Prabhupāda: Sim. Quando eu vim pela primeira vez para o seu país eu fui hóspede de um amigo indiano em Butler.

Entrevistador: Na Pennsylvania.

Prabhupāda: Sim. Na Pennsylvania. Assim, embora fosse um pequeno distrito, eu estava muito feliz que haviam tantas igrejas.

Entrevistador: Muitas igrejas. Sim. Sim.

Prabhupāda: Sim. Muitas igrejas. E eu falei em muitas igrejas lá. Meu anfitrião organizou isso para mim. Portanto, não foi com essa finalidade, que eu vim aqui para derrotar algum processo religioso. Esse não era o meu propósito. Nossa missão é, a missão do Senhor Caitanya é: ensinar a todos como amar Deus, só isso.

Entrevistador: Mas de que maneira, senhor, deixe-me perguntar, de que maneira você pensava, e está pensando agora, que o ensinamento de amar Deus como você está instruindo, é diferente e talvez melhor que os ensinamentos de amar Deus que já foram conduzidos neste país e têm sido conduzidos nos países ocidentais por séculos?

Prabhupāda: Isso é verdade. Porque nós estamos seguindo os passos do Senhor Caitanya. Ele é considerado... Ele e aceito por nós - de acordo com a autoridade da literatura védica - Ele é Krishna pessoalmente.

Entrevistador: Que senhor é este?

Prabhupāda: Senhor Caitanya.

Entrevistador: Ah, sim. Ele é aquele que voltou há quinhentos anos atrás na Índia?

Prabhupāda: Sim. Então ele é o próprio Krishna, e Ele está nos ensinando como amar Krishna. Por isso Seu processo é o mais autorizado. Exatamente como você é o especialista neste estabelecimento. Se alguém está fazendo alguma coisa, se você pessoalmente lhe ensina: "Faça assim", isto é muito autorizado. Então, consciência de Deus, o próprio Deus está ensinando. Assim como no Bhagavad-gītā, Kṛṣṇa é Deus. Ele está falando sobre Si mesmo. E, finalmente, Ele diz: "Apenas se renda a Mim. Eu tomo conta de você." Mas as pessoas não entendem. Então, o Senhor Caitanya - Krishna veio novamente, como Senhor Caitanya, para ensinar as pessoas como se render. E porque estamos seguindo os passos do Senhor Caitanya, o método é tão sublime assim, mesmo estrangeiros que nunca ouviram falar de Krishna, eles são se rendendo. O método é muito potente. Então, esse foi o meu propósito. Nós não falamos que "Esta religião é melhor do que esta religião", ou, "Meu processo é melhor." Queremos ver pelo resultado. Em sânscrito há uma palavra, phalena paricīyate. Uma coisa é julgada pelo resultado.

Entrevistador: Uma coisa é julgada pelo...?

Prabhupāda: Pelo resultado.

Entrevistador: Ah, sim.

Prabhupāda: Você pode dizer, eu posso dizer que o meu método é muito bom. Você pode dizer que seu método é muito bom, mas temos que julgar pelo resultado. É isso... Bhāgavata fala que esse processo de religião é muito bom de seguir porque a pessoa se torna amante de Deus.