PTBR/Prabhupada 0114 - Um cavalheiro chamado Krishna, Ele está controlando todos

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


Lecture -- Laguna Beach, September 30, 1972

No Bhagavad-gītā é dito,

dehino 'smin yathā dehe
kaumāraṁ yauvanaṁ jarā
tathā dehāntaraṁ-prāptir
dhīras tatra na muhyati
(BG 2.13)

Você, eu - cada um de nós - está preso dentro deste corpo. Eu sou alma espiritual; você é alma espiritual. Esse é o preceito védico, ahaṁ brahmāsmi: "Eu sou Brahman". Isso significa espírito. Não Parabrahman, não confunda. Parabrahman é Deus. Nós somos Brahman, parte integrante de Deus, fragmentos. Mas não o Supremo, supremo é diferente. Assim como você é americano, mas o supremo americano é o seu presidente, o Sr. Nixon. Mas você não pode dizer que "porque eu sou americano, portanto, eu sou o Sr. Nixon". Isso você não pode dizer. Da mesma forma, você, eu, cada um de nós, Brahman, mas isso não significa que somos Parabrahman. Parabrahman é Kṛṣṇa. Īśvaraḥ paramaḥ kṛṣṇaḥ (Bs. 5.1). Īśvaraḥ paramaḥ. Īśvara significa controlador. Assim, cada um de nós é controlador até certo ponto. Alguém está controlando sua família, controlando seu escritório, negócio, controlando seus discípulos. Finalmente, ele está controlando um cão. Se ele não tem que controlar nada, ele mantém um cão para controlar, um cão de estimação, um gato de estimação. Então, todo mundo quer ser controlador. Isso é um fato. Mas o supremo controlador é Kṛṣṇa. Aqui o dito controlador é controlado por outra pessoa. Eu posso controlar os meus discípulos, mas eu sou controlado por outra pessoa, por meu mestre espiritual. Então, ninguém pode dizer que "eu sou o controlador absoluto". Não. Aqui você vai encontrar o dito controlador, certamente controlador, até certo ponto, mas ele também é controlado. Mas quando você encontrar alguém que é unicamente controlador, que não é controlado por ninguém, Ele é Kṛṣṇa. Para entender Kṛṣṇa não é muito difícil. Tente entender que todos estão controlando, cada um de nós, mas, ao mesmo tempo, estamos sendo controlados por outra pessoa. Mas encontramos um cavalheiro cujo nome é Kṛṣṇa. Ele está controlando todos, mas Ele não é controlado por ninguém. Isso é Deus.

īśvaraḥ paramaḥ kṛṣṇaḥ
sac-cid-ānanda-vigrahaḥ
anādir ādir govindaḥ
sarva-kāraṇa-kāraṇam
(Bs. 5.1)

Portanto, este movimento da consciência de Kṛṣṇa é muito científico, autorizado e compreensível pelo homem razoável. Então, se você gentilmente se interessa por este movimento da consciência de Kṛṣṇa, você será beneficiado. Sua vida será bem sucedida. Seu objetivo de vida será alcançado. Isso é um fato. Então você pode tentar ler as nossas literaturas. Temos muitos livros. Você pode visitar e ver na prática como os nossos alunos estão indo, avançando no movimento da consciência de Kṛṣṇa. Você pode tentar aprender com eles por associação. Assim como se alguém quiser se tornar um mecânico, ele entra em uma fábrica e associa-se com o trabalhador, mecânicos e aos poucos ele também se torna um mecânico, um tecnólogo. Da mesma forma, estamos abrindo estes centros só para dar a oportunidade a todos para aprender a ir para casa, como ir para casa, de volta..., como ir para casa, de volta ao Supremo. Essa é a nossa missão. E é muito científico e autorizado, védico. Estamos recebendo esse conhecimento diretamente de Kṛṣṇa, a Suprema Personalidade de Deus. Isso é Bhagavad-gītā. Estamos apresentando Bhagavad-gītā Como Ele É, sem comentários absurdos. Kṛṣṇa diz no Bhagavad-gītā que Ele é a Suprema Personalidade de Deus. Estamos colocando a mesma proposta, que a Suprema Personalidade de Deus é Kṛṣṇa. Nós não estamos mudando isso. Kṛṣṇa diz no Bhagavad-gītā, "torne-se Meu devoto. Sempre pense de mim. Adore-me. Ofereça suas reverências a Mim." Estamos ensinando todas as pessoas que "pense em Kṛṣṇa sempre - Hare Kṛṣṇa, Hare Kṛṣṇa, Kṛṣṇa Kṛṣṇa, Hare Hare/ Hare Rāma, Hare Rāma, Rāma Rāma, Hare Hare." Por cantar este mantra Hare Kṛṣṇa, você vai sempre pensar em Kṛṣṇa.