PTBR/Prabhupada 0126 - Só para a satisfação do meu mestre espiritual

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


Lecture on BG 4.18 -- Delhi, November 3, 1973

Devota: Você disse que, se nós estamos executando alguma atividade, essa atividade precisa ser testada pra ver se o Senhor Krishna está satifeito. Mas o qual é o teste?

Prabhupāda: Se o mestre espiritual está satisfeito, consequentemente Krishna está satisfeito. Isso vocês estão cantando diariamente. Yasya prasādād bhagavat-prasādo yasyāprasādān na gatiḥ kuto 'pi. Se o mestre espiritual está satifeito, então Krishna está satisfeito. Esse é o teste. Se ele não está satisfeito, então ele não tem outra maneira.

Isso é muito simples de compreender. Suponha que alguém que está trabalhando no escritório, o seu gerente é o chefe ou o superintendente desse departamento. Então todos são trabalhando. Se ele satisfaz o superintendente, ou o chefe desse departamento, então é entendido que ele também satisfez o diretor. Não é muito difícil. Seu chefe imediato, o representante de Krishna, ele deve ser satifeito. Yasya prasādād bhagavat-prasādo yasya. Portanto, é necessária a orientação do mestre espiritual. Krishna vem na forma do mestre espiritual para nos guiar. Isso é afirmado no livro Caitanya-caritāmṛta. Guru-kṛṣṇa-kṛpāya. Guru-kṛṣṇa-kṛpāya. Então guru-kṛpā, a misericórdia do guru, é a misericórdia de Krishna. Então quando ambos estão satisfeitos, então o nosso caminho está claro. Guru-kṛṣṇa-kṛpāya pāya bhakti-latā-bīja (CC Madhya 19.151). Então, o nosso serviço devocional é perfeito. Então você não marcar esta declaração no Gurvaṣṭaka? Yasya prasādād bhagavat-prasādo yasyāprasādān na gatiḥ kuto 'pi.

Assim como este movimento. Esse movimento foi iniciado apenas para a satisfação de meu mestre espiritual. Ele quis. Caitanya Mahaprabhu quis que esse movimento se espalhasse em todo o mundo. Então ele ordenou a muitos dos meus irmãos espirituais, e desejava... Mesmo não ordenado, ele queria. Ele enviou alguns de meus irmãos espirituais para os países estrangeiros para espalhar, mas de uma forma ou de outra eles não foram bem succedidos. E eles voltaram. Então eu pensei, "Deixe-me tentar nesta minha idade avançada." Assim, o único desejo era o de satisfazer o desejo do mestre espiritual. Então, vocês estão me ajudando agora. Nosso movimento está se tornando vitorioso. E isso é yasya prasādād bhagavat-prasādaḥ. Se nós, de verdade, sinceramente trabalhamos sob a direção do mestre espiritual, isso é satisfação de Krishna, e Krishna vai nos ajudar a avançar.