PTBR/Prabhupada 0192 - Tirar toda a sociedade humana do campo da escuridão

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


Lecture on SB 6.1.62 -- Vrndavana, August 29, 1975

Na Bhagavad-gītā é dito: paraṁ brahma paraṁ dhāma pavitraṁ paramaṁ bhavān, puruṣaṁ śāśvatam adyam (BG 10.12). Kṛṣṇa, o Senhor, é descrito como puruṣa, e as entidades vivas são descritas como prakṛti. Apareyam itas tu viddhi me prakṛtiṁ parā, jīva-bhūto mahā-bāho yayedaṁ dhāryate jagat (BG 7.5). Kṛṣṇa explicou. Há energia material e energia espiritual. Então, jīva-bhūta. Jīva-bhūta, as entidades vivas, elas têm sido descritas como prakṛti, e prakṛti significa fêmeas. E Kṛṣṇa tem sido descrito como puruṣa. Então, puruṣa é o desfrutador, e prakṛti é o desfrutado. Não pense que "desfrutado" significa simplesmente sexo. Não. "Desfrutado" significa subordinado, cumprir a ordem do puruṣa. Essa é a posição de Kṛṣṇa e de nós mesmos. Somos partes e parcelas, assim como as mãos e as pernas são minhas partes e parcelas do corpo. Assim, o dever das mãos e pernas é realizar minha ordem. Eu digo a minhas pernas: "Transportem-me até lá." Ele vai... fará imediatamente. Minha mão - "Basta levá-lo." Eu vou levar. A mão vai levá-lo. Assim, isso é prakṛti e puruṣa. O puruṣa ordena e a prakṛti realiza o dever. Isso é o verdadeiro..., não que... assim que dizemos prakṛti e puruṣa, imediatamente há uma questão sobre sexo. Não. Significa... Prakṛti significa obediente, obediente ao puruṣa. Essa é a maneira natural. Nos países ocidentais, eles estão tentando artificialmente tornarem-se iguais, mas isso não é possível por natureza. E não há tal questionamento: inferioridade ou superioridade. Não há tal questionamento. Assim como, o começo, no começo, yato vā imani bhūtāni jayante. Janmādy asya yataḥ (SB 1.1.1). De onde começou este relacionamento entre puruṣa e prakṛti? Janmādy asya yataḥ. Ele começou da Verdade Absoluta. Portanto, a Verdade Absoluta é Rādhā-Kṛṣṇa, os mesmos puruṣa e prakṛti. Mas Rādhārāṇī é a serva, está servindo. Rādhārāṇī é tão perita que Ela sempre atrai Kṛṣṇa através de Seu serviço. Essa é a posição de Rādhārāṇī. Kṛṣṇa é chamado de Madana-Mohana. Aqui em Vṛndāvana, existe Madana-Mohana, e Rādhārāṇī é chamada de Madana-Mohana-Mohinī. Kṛṣṇa é tão atraente que ... Nós somos atraídos pelo Cupido, e Kṛṣṇa atrai o Cupido. Portanto, Seu nome é Madana-Mohana. E Rādhārāṇī é tão magnífica que Ela atrai Kṛṣṇa. Portanto, Ela é a mais magnífica. Em Vṛndāvana, portanto, as pessoas estão acostumadas a cantar mais o nome de Rādhārāṇī do que o de Kṛṣṇa - "Jaya Rādhe." Sim. Se você quiser um favor de Kṛṣṇa, simplesmente tente agradar Rādhārāṇī. Assim, esse é o caminho.

Agora, aqui diz-se: mana madana-vepitam: " A mente estava agitada." Assim, essa agitação da mente continuará a menos que se seja atraído por Madana Mohana. Se nós não somos atraídos por Madana Mohana, enquanto não somos atraídos por Madana Mohana, devemos ser atraídos por Madana, madana-vepitam. Esse é o processo. E a menos que você possa controlar sua mente, a menos que você seja capaz de controlar sua mente para não ser perturbada por Madana, é impossível a libertação ou salvação. A meta última da vida é como se tornar livre deste envolvimento material, repetição de nascimento, morte e das três misérias. Essa é a perfeição. Eles não sabem qual é a meta da vida, qual é a perfeição da vida, do mundo inteiro. Especialmente nesta era, eles são tão caídos que não sabem qual é a meta da vida. Todos estes grandes, grandes partidos políticos, filósofos, cientistas, eles não têm nenhum conhecimento. Eles estão na escuridão. Portanto, isso é chamado ilusão, na escuridão. Mas entendemos que kṛṣṇa sūrya sama: "Kṛṣṇa é como o sol." Kṛṣṇa sūrya-sama; māyā andhakāra: "E esta escuridão significa māyā."

kṛṣṇa sūrya-sama; māyā andhakāra
yāhāṅ kṛṣṇa, tāhāṅ nāhi māyāra adhikāra
(CC Madhya 22.31)

Mām eva ye prapadyante māyām etāṁ taranti te (BG 7.14). Este é o processo. Assim, essa é uma grande ciência. O movimento da consciência de Kṛṣṇa é o movimento mais científico para tirar toda a sociedade humana do campo da escuridão.