PTBR/Prabhupada 0212 - Cientificamente, há vida depois da morte

Revision as of 22:19, 14 October 2018 by Vanibot (talk | contribs) (Vanibot #0023: VideoLocalizer - changed YouTube player to show hard-coded subtitles version)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)


Garden Conversation -- June 10, 1976, Los Angeles

Prabhupāda: A educação moderna, eles não podem entender que esta repetição de nascimento, morte, velhice e doença é um aborrecimento. Eles não entendem isso. Por que eles aceitam? Aceite isso, eles acham que não há outro caminho. Mas se há uma maneira de acabar com isso, por que não aceita-la? Hm? Qual é o valor dessa educação? Eles não conseguem distinguir entre o certo e o errado. Ninguém gosta da morte, mas a morte está aqui. Ninguém gosta de ficar velho, mas a velhice está aqui. Por que eles evitam esses grandes problemas e estão orgulhosos do progresso científico do conhecimento? Que tipo de educação é essa? Se eles não conseguem distinguir entre o certo e o errado, então qual é o resultado dessa educação? Educação significa que a pessoa precisa saber discriminar sobre o que é certo e o que é errado. Mas eles não podem, ou ainda que eles saibam que a morte não é boa, mas por que eles não estão tentando saber como parar a morte? Onde está o avanço? Eles estão muito orgulhosos do avanço da ciência. Onde está o avanço? Você não pode parar a morte. Você não pode parar a velhice. Vocês podem manufaturar medicamentos avançados, mas por que vocês não param as doenças? Tome esta pílula, não haverá mais doença. Onde está esta ciência? Hm?

Nalinīkaṇṭha: Eles dizem que estão trabalhando nisso.

Prabhupāda: Isso é outra loucura. Blefe.

Gopavṛndapāla: Assim como nós dizemos que Consciência de Kṛṣṇa é um processo gradual, eles dizem que seu progresso científico também é um processo gradual.

Prabhupāda: processo gradual, mas eles pensam que vão ser capazes de parar a morte? Estamos confiantes de que vamos voltar para casa, voltar ao Supremo, Kṛṣṇa. Mas onde está a confiança deles de que eles serão capazes de impedir a morte, a velhice, a doença?

Dr. Wolfe: A mais nova moda agora é que eles dizem que eles estão tentando, eles acreditam no fato de que há vida após a morte.

Prabhupāda: Existe.

Dr. Wolfe: Eles tentam reproduzir isso cientificamente.

Prabhupāda: Deixe-os tentar. Cientificamente, não há vida após a morte. Isso nós sempre falamos, que o meu corpo de criança está morto, ele foi embora, desapareceu. Eu tenho um corpo diferente. Então, após a morte há vida. Isto é prático. Portanto, este Kṛṣṇa diz, tathā dehāntara-prāptiḥ (BG 2.13). Assim, de forma semelhante, na hanyate hanyamāne śarīre (BG 2.20. Esta é a declaração oficial de Deus, e praticamente nós vemos que recebemos um corpo após o outro, porém eu continuo. Então, onde está a objeção? Portanto, há vida após a morte. A chamada morte significa aniquilação do corpo. Então, se podemos manter a mesma vida, onde não há mais morte, então, isto deve ser almejado. Isso é inteligência. Isso é mencionado no Bhagavad-gītā, que se você simplesmente compreende Kṛṣṇa e se torna qualificado para voltar a Ele, então não haverá mais morte.