PTBR/Prabhupada 0212 - Cientificamente, há vida depois da morte

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


Garden Conversation -- June 10, 1976, Los Angeles

Prabhupāda: A educação moderna, eles não podem entender que esta repetição de nascimento, morte, velhice e doença é um aborrecimento. Eles não entendem isso. Por que eles aceitam? Aceite isso, eles acham que não há outro caminho. Mas se há uma maneira de acabar com isso, por que não aceita-la? Hm? Qual é o valor dessa educação? Eles não conseguem distinguir entre o certo e o errado. Ninguém gosta da morte, mas a morte está aqui. Ninguém gosta de ficar velho, mas a velhice está aqui. Por que eles evitam esses grandes problemas e estão orgulhosos do progresso científico do conhecimento? Que tipo de educação é essa? Se eles não conseguem distinguir entre o certo e o errado, então qual é o resultado dessa educação? Educação significa que a pessoa precisa saber discriminar sobre o que é certo e o que é errado. Mas eles não podem, ou ainda que eles saibam que a morte não é boa, mas por que eles não estão tentando saber como parar a morte? Onde está o avanço? Eles estão muito orgulhosos do avanço da ciência. Onde está o avanço? Você não pode parar a morte. Você não pode parar a velhice. Vocês podem manufaturar medicamentos avançados, mas por que vocês não param as doenças? Tome esta pílula, não haverá mais doença. Onde está esta ciência? Hm?

Nalinīkaṇṭha: Eles dizem que estão trabalhando nisso.

Prabhupāda: Isso é outra loucura. Blefe.

Gopavṛndapāla: Assim como nós dizemos que Consciência de Kṛṣṇa é um processo gradual, eles dizem que seu progresso científico também é um processo gradual.

Prabhupāda: processo gradual, mas eles pensam que vão ser capazes de parar a morte? Estamos confiantes de que vamos voltar para casa, voltar ao Supremo, Kṛṣṇa. Mas onde está a confiança deles de que eles serão capazes de impedir a morte, a velhice, a doença?

Dr. Wolfe: A mais nova moda agora é que eles dizem que eles estão tentando, eles acreditam no fato de que há vida após a morte.

Prabhupāda: Existe.

Dr. Wolfe: Eles tentam reproduzir isso cientificamente.

Prabhupāda: Deixe-os tentar. Cientificamente, não há vida após a morte. Isso nós sempre falamos, que o meu corpo de criança está morto, ele foi embora, desapareceu. Eu tenho um corpo diferente. Então, após a morte há vida. Isto é prático. Portanto, este Kṛṣṇa diz, tathā dehāntara-prāptiḥ (BG 2.13). Assim, de forma semelhante, na hanyate hanyamāne śarīre (BG 2.20. Esta é a declaração oficial de Deus, e praticamente nós vemos que recebemos um corpo após o outro, porém eu continuo. Então, onde está a objeção? Portanto, há vida após a morte. A chamada morte significa aniquilação do corpo. Então, se podemos manter a mesma vida, onde não há mais morte, então, isto deve ser almejado. Isso é inteligência. Isso é mencionado no Bhagavad-gītā, que se você simplesmente compreende Kṛṣṇa e se torna qualificado para voltar a Ele, então não haverá mais morte.