PTBR/Prabhupada 0322 - O corpo é concedido por Deus de acordo com o seu Karma

Revision as of 22:38, 14 October 2018 by Vanibot (talk | contribs) (Vanibot #0023: VideoLocalizer - changed YouTube player to show hard-coded subtitles version)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)


Lecture on SB 1.15.40 -- Los Angeles, December 18, 1973

Foi-nos dado pelo pai supremo, "Agora esta é sua América. Esta é sua Índia." Mas nada pertence à América ou à Índia. Pertence ao pai, ao supremo pai. Então, a menos que eles tenham consciência de que: "O pai tem me dado para desfrutar," que isto é meu, mas na verdade isto pertence ao pai..." Isto é chamado consciência de Krsna.

Isto é chamado consciência de Krsna. Portanto, aqueles que estão conscientes de Krsna, completamente conscientes que "Nada pertence a mim. Tudo pertence a... "Isavasyam idam sarvam yat kinca" (Iso mantra 1). "Mesmo o minuto, cada átomo, pertence a Deus. Eu não sou proprietário." Se esta percepção chega a você, então você é livre. Isto é afirmado no Bhagavad-gita,

mam ca yo 'vyabhicarena
bhakti-yogena sevate
sa gunan samatityaitan
brahma-bhuyaya kalpate
(BG 14.26)

O cativeiro é gunamayi maya, ser envolvido pelos modos qualitativos da natureza. Isto é cativeiro. Mas se alguém está ocupado em serviço devocional, ele não está sob este cativeiro porque ele conhece as coisas como elas são. Então... Assim como eu sou um estrangeiro e eu sou... Então eu vim para o seu país. Então se eu afirmo que "Este país é meu", então há um problema. Mas se eu conheço que eu vim como visitante ou como um estrangeiro que veio aqui, então não há problema. Eu posso me mover livremente. Eu posso ter todas as facilidades do governo dos Estados Unidos. Não há problema. Similarmente, nós chegamos aqui como viajantes, como visitantes, dentro deste mundo material, e se nós afirmamos que "Este mundo material pertence a mim", ou a um grupo de homens, ou a um grupo de nações, isto é chamado de ignorância.

Então o movimento para a consciência de Krsna significa mover esta ignorância, para tornar as pessoas inteligentes, que "Nada pertence a você. Tudo pertence a Deus." Então aqui está o processo geral, renúncia, que Maharaja Yudhisthira está dizendo... Porque assim como eu tenho explicado, que porque nós estamos muito absorvidos na concepção de ahankara, "Eu sou este corpo, e qualquer coisa relacionada a este corpo pertence a mim." Isto é ilusão, moha. Isto é chamado moha, ilusão. Janasya moho 'yam. Moha significa ilusão. Isto é ilusão. O que é ilusão? Aham mamei: (SB 5.5.8) "Eu sou este corpo, e qualquer coisa em relacionamento com ele é meu." Isto é chamado moha, ilusão. O corpo ainda não pertence a ele, porque o corpo é concedido por Deus de acordo com seu karma. Assim como de acordo com o seu pagamento, o proprietário lhe dá um apartamento. O apartamento não pertence a você. Isto é um fato. Se você paga $500 por semana, você consegue um apartamento muito bom. E se você paga $25, então você tem outro. Similarmente, estes diferentes tipos de corpos que nós temos... Todos nós temos um tipo diferente. Isto é apartamento. Na verdade, é um apartamento porque eu estou vivendo dentro deste corpo. Eu não sou este corpo. Esta é a introdução do Bhagavad-gita. Dehino 'smin yatha dehe (BG 2.13). Asmin dehe, há um dehi, o ocupante, não o proprietário. Ocupante. Assim como em qualquer apartamento, o ocupante é alguém e o proprietário é alguém. Similarmente, isto é um apartamento, isto é um corpo. Eu sou a alma espiritual, ocupante. Eu tenho alugado ele de acordo com o pagamento ou de acordo com o karma.