PTBR/Prabhupada 0545 - Verdadeira Assistência Social Significa Visar O Interesse Da Alma

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


His Divine Grace Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami Prabhupada's Appearance Day, Lecture -- Mayapur, February 21, 1976

Prabhupāda: Então, quando Caitanya Mahāprabhu quis fazer alguns para-upakāra...

bhārata bhūmite manuṣya-janma haila yāra
(manuṣya) janma sārthaka kari' kara para-upakāra
(CC Adi 9.41)

Essas assistências sociais não significavam a prosperidade deste corpo. Elas eram destinadas à alma, a mesma coisa quando Kṛṣṇa quis impressionar Arjuna: "Você não é esse corpo. Você é a alma." Antavanta ime dehaḥ nityasyoktāḥ śarīriṇaḥ, na hanyate hanyamāne śarīre (BG 2.20). Então, a verdadeira assistência social significa visar o interesse da alma. Então, qual é o interesse da alma? O interesse da alma é que a alma é parte integrante de Kṛṣṇa, Deus. Assim como a pequena faísca de fogo é parte integrante do grande incêndio, Da mesma forma, nós; as entidades vivas, somos muito pequeninos; uma pequena faísca do Brahman Supremo, Para-brahman, ou Kṛṣṇa. Assim como a faísca dentro do fogo parece muito bonita, o fogo também parece bonito, e a fagulha também parece bonita, mas assim que as faíscas caem para baixo do fogo, se tornam extintas.

Portanto, a nossa condição é que... Nossa posição atual é que estamos caindo de todo o fogo, Kṛṣṇa. Isto é explicado em uma simples língua Bengali:

kṛṣṇa bhūliyā jīva bhoga vāñchā kare
pasate māyā tāre jāpaṭiyā dhare

Māyā significa escuridão, a ignorância. Portanto, este exemplo é muito bom. As faíscas de fogo dançando muito bem com o fogo, também são luminosas. Mas, assim que caem sobre o chão, tornam-se cinzas, cinzas pretas, qualidades não mais ardentes. Da mesma forma, somos destinados a dançar, e brincar, andar, e viver com Kṛṣṇa. Essa é a nossa verdadeira posição. Essa é a Vṛndāvana. Todo mundo... Todo mundo está conectado com Kṛṣṇa. Há as árvores, há as flores, água, as vacas, os bezerros, os vaqueirinhos, ou homens idosos vaqueiros, Nanda Mahārāja, e outras pessoas de sua idade, então mãe Yaśodāmayī, e então as gopīs - desta forma, a vida em Vṛndāvana, imagine Vṛndāvana. Kṛṣṇa vem com a imagem completa de Vṛndāvana, e ele demonstra Sua vida em Vṛndāvana, cintāmaṇi-prakara-sadmasu, apenas para nos atrair "Você está tentando desfrutar neste mundo material, mas aqui você não pode desfrutar, porque você é eterno. Você não pode obter a vida eterna aqui. Então, você vem a Mim. Você vem a Mim." Tyaktvā dehaṁ punar janma naiti mām eti kaunteya (BG 4.9). Este é o movimento da consciênica de Kṛṣṇa. (ao lado:) Por favor, peça-lhes para esperar por prasādam. Tyaktvā dehaṁ punar janma naiti mām eti. Este é o convite. Mām eti: "Ele volta para casa, de volta ao Supremo." Esta é toda a instrução do Bhagavad-gītā. E no final, Ele disse: sarva-dharmān parityajya mām ekaṁ śaraṇaṁ vraja (BG 18.66). Por que você está se incomodando, fabricando tantos planos para adaptar à vida material? Isso não é possível. Aqui não é possível. Aqui, enquanto você estiver na associação material, então você tem que mudar o corpo. Prakṛteḥ kriyamāṇāni... (BG 3.27). Prakṛti-stho. Qual é esse verso? Puruṣaḥ prakṛti-stho 'pi...

Hṛdayānanda: Bhuñjate prakṛti-jān guṇān.

Prabhupāda: Ha. Bhuñjate prakṛti-jān guṇān(BG 13.22).