PTBR/Prabhupada 0584 - Tornamo-Nos Cyuta, Caídos, Mas Krishna É Acyuta

Revision as of 23:19, 14 October 2018 by Vanibot (talk | contribs) (Vanibot #0023: VideoLocalizer - changed YouTube player to show hard-coded subtitles version)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)


Lecture on BG 2.20 -- Hyderabad, November 25, 1972

Então, a alma não pode ser morta. Na hanyate hanyamāne śarīre. E a alma não tem nascimento, nem morte. Como Kṛṣṇa é eterno, Kṛṣṇa não tem nascimento e morte... Ajo 'pi sann avyayātmā. Kṛṣṇa diz no Quarto Capítulo. Aja. Outro nome de Kṛṣṇa é Aja. Ou viṣṇu-tattva. Aja. Nós também somos Aja. Aja significa que não tem nascimento. Assim, tanto Kṛṣṇa, ou Deus, quanto as entidades vivas, eles são eternos. Nityo nityānāṁ cetanaś cetanānām (Katha Upanishad 2.2.13). A única diferença é porque nós somos uma pequena partícula, portanto, estamos propensos a ser cobertos pela energia material. Esta é a diferença. Tornamo-nos cyuta, caídos. Mas, Kṛṣṇa é Acyuta. Ele nunca cai. Esta é a diferença. Assim como uma nuvem. A Nuvem pode cobrir uma parte da luz solar. Não que a nuvem pode cobrir toda a luz solar. Isso não é possível. Agora, suponha que este céu esteja coberto de nuvens, talvez por cem milhas, duzentas milhas ou quinhentas milhas. Mas o que são quinhentas milhas em comparação com o sol, milhões e trilhões de milhas? Então, a nuvem cobre os nossos olhos, não o sol. Da mesma forma, māyā pode cobrir os olhos da entidade viva. Māyā não cobre a Pessoa Suprema. Não. Isso não é possível.

Portanto, o tão chamado nascimento e morte é devido à cobertura de māyā. A potência marginal. Nós somos... Kṛṣṇa tem muitas potências. Parāsya śaktir vividhaiva śrūyate (CC Madhya 13.65, significado). Essa é a instrução Védica. A Verdade Absoluta tem múltiplas energias. O que quer que vejamos... Parasya brahmaṇaḥ śaktis tathedam akhilaṁ jagat. O pouco que nós estamos vendo, isso é simplesmente a distribuição da energia do Supremo. Exatamente da mesma maneira: a luz do sol e do globo solar, e o Deus do sol. O Deus do sol, dele... Não só o deus do sol, existem outras entidades vivas também. Seus corpos são brilhantes. Eles têm corpos ardentes. Como temos corpos terrenos... A Terra é proeminente neste planeta. Da mesma forma, no planeta sol, o fogo é proeminente. Assim como a terra é um dos cinco elementos, o fogo também é outro dos cinco elementos. Essas coisas vão ser explicadas que a alma nunca é queimada pelo fogo.