PTBR/Prabhupada 0611 - Se você perde o espírito de serviço, este templo se tornará um grande fracasso

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


Lecture on SB 1.7.27 -- Vrndavana, September 24, 1976

Assim, pelo menos nós indianos, somos treinados assim. Não só treinados, nascemos devotos. Qualquer um que tomou nascimento na Índia, esta é uma facilidade especial. Em seu nascimento anterior, eles haviam realizado muitas austeridades, muitas austeridades. Até mesmo os semideuses, eles também desejam nascer na Índia para obter esta oportunidade. Assim, a Índia... Não pense... Índia significa que este planeta, Bhāratavarṣa. Há boa oportunidade. Assim, não devemos pensar - Se pensarmos que "Aqui está uma estátua de pedra", então ele não vai prolongar por muitos dias. Ele não vai... Galagraha. Não mais vigraha, mas galagraha. Suponha que eu tenha estabelecido este templo. Agora, sob minha direção, meus discípulos estão adorando vigraha. Vigraha significa a forma do Senhor, rūpa. Mas, se não houver a obediência aos princípios reguladores, então, após a minha morte será galagraha, um fardo, que "Nosso Guru Maharaj patife estabeleceu este templo, e nós temos que adorar, acordar cedo no início da manhã, é um aborrecimento". Isso vai ser... Isso é chamado de galagraha, um fardo "Ele deixou-nos um fardo". Este é o risco. Então este tal grande templo, será mal administrado, e você vai descobrir que "Isso está quebrando" e "Isto é impuro", e não há atenção. Este será o nosso... Isso é chamado de galagraha: "O patife nos deu um fardo".

Por isso, é muito difícil. Se nós perdemos..., se tivéssemos perdido aquela sensação de que "aqui está Kṛṣṇa. Aqui está uma oportunidade de servi-lo..." Sākṣād-dharitvena samasta-śāstraiḥ... Não isto. Śrī-vigrahārādhana-nitya-nānā-śṛṅgāra-tan-mandira-mārjanādau. Assim que... Portanto, estamos muito vigilantes, "Por que você não fez isso? Por que não fazer isso? Por que...?" Assim que o sentimento de serviço devocional for perdido, este templo será um fardo. Este é o caminho. Vai ser um grande templo; para gerenciar, será um grande fardo. Então, eles estão sentindo que é um fardo. Por isso, às vezes eles não se importam se em algum lugar está quebrado. "Tudo bem, vamos, todo o dinheiro que temos, vamos comer em primeiro lugar". Esta é a posição. Vigraha e galagraha. Você deve compreender. Se esquecermos que "Aqui está Kṛṣṇa pessoalmente presente. Nós temos que recebê-Lo muito bem. Temos de dar-Lhe comida boa, vestido bonito, bom... "Então, este é o serviço. E assim que o sentimento vem que "Aqui está um ídolo de pedra" - eles dizem, por vezes, "idolatria" - "E temos sido instruídos a vesti-Lo, dar-Lhe ..., tudo aborrecimento". Em seguida, terminado. Acabado. Isto tem vindo de todos os lugares. Eu já vi em Nasik em muitos, muitos grandes templos não há pūjārī, e os cães estão passando fezes. Não apenas eles estão quebrando. Nos países ocidentais também as igrejas estão sendo fechadas. Grandes, grandes igrejas, em Londres eu vi, muito grandes, grandes igrejas, mas elas estão fechadas. Quando há um encontro no domingo, o zelador, dois, três homens e uma velha senhora, eles vêm. Ninguém vem. E estamos comprando. Temos comprado várias igrejas. Porque agora é inútil. É inútil. No nosso (templo em) Los Angeles nós adquirimos, e vários outros. Em Toronto, aquele que recentemente nós compramos. Grandes, grandes igrejas. Mas eles não iriam vender para nós. Uma igreja, o padre disse que "vou pôr fogo nesta igreja, mas não vou dar a Bhaktivedanta Swami". (risos) Esta igreja de Toronto era assim também. E, em Melbourne, a condição era, a condição de venda foi que, você tem que demolir este edifício da igreja. Nós dissemos, "Por quê?" Ele disse: "Se utilizarem como templo agora, então não vamos vende-la". Eles se recusaram. Você sabe disso? Então, eles não gostam disso "Este movimento da consciência de Kṛṣṇa vai comprar nossas igrejas e instalar a deidade Rādhā-Kṛṣṇa". Eles não gostam disso. Mas isso não está acontecendo.

Assim, não só as igrejas nos países ocidentais; aqui também. Assim que você perder o espírito de serviço, este templo vai se tornar um grande fracasso, isso é tudo. Não mais templo. Então temos que manter esse espírito de serviço. Portanto, nós somos muito particulares - "Por que a flor fresca não está lá?" Se você pensa: "Aqui está uma estátua de pedra. Qual é o significado da flor fresca ou da flor velha? Nós temos que dar alguma flor. Isso é tudo". Mas nenhum sentimento, que "Aqui está Kṛṣṇa. Devemos dar flor fresca". Assim como eu sou um homem vivo, se você me der uma flor fresca, e se você trouxer um pouco de lixo, e se você me der, devo eu estar satisfeito? O que você acha? Portanto, este sentimento está perdendo mesmo no início, que "Nós devem satisfazer esta estátua com algum lixo, flor de lixo. Ela não vai para protestar". Sim, ela não vai protestar. Mas a sua vida vai ser terminada. O protesto virá assim. Assim que você perdeu o sentimento, bhāva, budhā bhāva-samanvitāḥ (BG 10.8)... Quem pode adorar Kṛṣṇa? Quando há bhāva, sthāyi-bhāva. Isso tem sido discutido no Bhakti-rasāmṛta-sindhu, o que é bhāva. Mas se você não tem bhāva, então você está no material (indistinto), kaniṣṭha-adhikārī. Basta mostrar. Um show não pode continuar por muitos dias. O show será concluído muito em breve.