PTBR/Prabhupada 0763 - Todo mundo vai se tornar guru quando for um discípulo versado, mas por que essa tentativa imatura?

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


Conversation -- May 30, 1976, Honolulu

Prabhupāda: A tendência para se tornar guru está lá. Mas... Afinal, cada um de vocês deve se tornar guru. Mas porque a tentativa imatura? Essa é a minha pergunta. Todo mundo vai se tornar guru quando for um discípulo versado, mas por que essa tentativa imatura? Guru não é uma coisa, imitação. Quando um indivíduo está maduro, ele se torna guru automaticamente. Qual é a resposta para isso? Tem havido algumas tentativas para se tornar guru. Eu estou treinando todos vocês para se tornarem gurus no futuro. Agora o movimento da consciência de Kṛṣṇa, as propriedades e tudo, Eu não vou levar comigo. Eles vão permanecer onde estão. Isto exige um tratamento muito maduro. Mas tem havido alguma tentativa de se tornar guru imediatamente. Estou correto ou não? Hã? Nós também estamos atuando como guru. Meus outros irmãos espirituais, eles também estão fazendo isso. Mas nós nunca tentamos durante a vida do nosso Guru Mahārāja. Essa não é a etiqueta. Isto é uma tentativa imatura. E isso não é uma coisa que, por tentativa artificial alguém se torna guru. Guru é aceito por (indistinto), não pela tentativa artificial. Āmāra ājñāya guru hañā (CC Madhya 7.128): "Siga Minha ordem e se torne guru." Não que você se torna guru.

āmāra ājñāya guru hañā tāra' ei deśa
yāre dekha, tāre kaha "kṛṣṇa"-upadeśa
(CC Madhya 7.128)

Hã? Você tem que seguir o sistema paramparā, a ordem. Isso é guru. Não que eu me declaro como guru. Não. Isso não é guru. Guru é aquele que seguiu rigorosamente a ordem do mestre espiritual. Ele pode se tornar guru. Caso contrário, ele será corrompido. Tentativa artificial não é bom.