PTBR/Prabhupada 0802 - Movimento para Consciencia de Krishna é Tão Bom Que Adhira Pode Ser Dhira

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


Lecture on SB 1.7.18 -- Vrndavana, September 15, 1976

Então nós temos que nos tornar dhīra. Então nós não teremos medo da morte. A não ser que sejamos dhīra ... Existem duas classes de homens: dhīra e adhīra. Dhīra significa alguém que não fica perturbado, embora haja causa de distúrbios. Alguém talvez não fica perturbado quando não existe causa de distúrbios. Assim como não estamos agora, no momento presente, não estamos com medo da morte. Mas, assim que descobrimos, há um terremoto e ficamos com medo de que este edifício pode cair, a causa de distúrbios, então nos tornamos muito perturbados - às vezes gritando. Então, aquele que não está perturbado, mesmo que haja motivo de perturbação, ele é chamado de dhīra. Dhīras tatra na muhyati (BG 2.13). Esta é a declaração do Bhagavad-gītā. Nós temos que nos tornar dhīra de adhīra. Mas esse movimento da consciência de Kṛṣṇa é tão bom, que adhīra pode se tornar dhīra. Este é o lucro deste movimento. Kṛṣṇotkīrtana-gana-nartana-parau premāmṛtāmbho-nidhī dhīrādhīra. Kṛṣṇotkīrtana-gana-nartana-parau-premāmṛtāmbho-nidhī dhīrādhīra-jana-priyau. Este movimento da consciência de Kṛṣṇa é agradável a ambas as classes de homens, ou seja, o dhīra e o adhīra. É tão bom. Dhīrādhīra-jana-priyau priya-karau nirmatsarau pūjitau. Isto foi introduzido por Caitanya Mahāprabhu e seguido pelos seis Gosvāmīs. Vande rūpa-sanātanau raghu-yugau śrī-jīva-gopālakau.

Então este movimento é de como fazer um adhīra ,dhīra. Todo mundo é adhira. Quem não é ... Quem não tem medo da morte? Quem não tem medo da ...? Claro, eles são muito agnósticos, eles esquecem. Mas tem sofrimento. Nós podemos ver como alguém está sofrendo na hora da morte. Há alguns homens morrendo ... Hoje em dia tornou - se muito comum ... Coma. Um está deitado na cama por semanas, duas semanas, chorando; a vida não está indo, aqueles que são muito, muito pecaminosos. Então, há muita dor no momento da morte. Há muita dor no momento do nascimento e há dor quando você está doente, e há tantas dores quando você está velho. O corpo não é forte. Sofremos de muitas maneiras, especialmente reumatismo e indigestão. Então pressão sanguínea, dor de cabeça, muitas coisas. Portanto, deve-se treinar como se tornar dhīra. Essas coisas, distúrbios, nos fazem adhira, e devemos ser treinados para dhīra. Isso é educação espiritual. É preciso saber, mātrā-sparśās tu kaunteya śītoṣṇa-sukha-duḥkha-dāḥ BG 2.14). Esses sofrimentos, mātrā-sparśāḥ, tan-mātra. Por causa dos sentidos, percepção dos sentidos, nós sofremos. E os sentidos são feitos da natureza material. Então, um tem que se tornar acima da natureza material, então ele pode se tornar dhīra. Caso contrário, é preciso permanecer adhīra. Dhīrādhīra-jana-priyau priya-karau.