PTBR/Prabhupada 0838 - Tudo Será Nulo e Vazio Quando Não Houver Deus

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


731201 - Lecture SB 01.15.21 - Los Angeles

Pradyumna: Tradução: "Eu tenho o mesmo arco Gāṇḍīva, as mesmas flechas, a mesma carruagem puxada pelos mesmos cavalos, e eu os uso eles como o mesmo Arjuna a quem todos os reis ofereceram seus respeitos. Mas na ausência do Senhor Kṛṣṇa, todos eles, de uma hora pra outra, se tornaram nulos e sem efeito. É exatamente como oferecer manteiga clarificada sobre cinzas, acumulando dinheiro com uma varinha mágica ou semeando sementes em terra improdutiva (SB (SB 1.15.21)."

Prabhupāda: Verso muito importante, hm? Tad abhūd asad īśa-riktam. Tudo será nulo e vazio quando não houver Deus. Isso é tudo. A civilização moderna tem tudo, mas sem a consciência de Deus, a qualquer momento ela estará terminada. E há sintomas ... A qualquer momento. No momento presente, esta civilização sem Deus, assim que há declaração de guerra, a América está preparada para lançar a bomba atômica, a Rússia está ... A primeira nação que vai lançar a bomba atômica, ele será vitorioso. Ninguém será vitorioso, porque ambos estão prontos para jogar. A América estará acabada e a Rússia estará acabada. Essa é a posição. Então você pode fazer o avanço da civilização, melhoria científica, desenvolvimento econômico, mas se é sem Deus, a qualquer momento estará terminado. A qualquer momento.

Assim como Rāvaṇa. Rāvaṇa, Hiraṇyakaśipu, eles eram demônios, demônios sem Deus. Rāvaṇa era um erudito muito instruído em conhecimento védico e muito poderoso materialmente. Ele converteu sua capital em ouro, todos os edifícios e tudo mais. É ... Supõe-se que o irmão de Rāvaṇa era um rei do ... Do outro lado do globo. Então é minha sugestão ... Eu não digo que é uma prova muito científica. Então outro lado do globo ... Rāvaṇa estava no Ceilão, e do outro lado do globo, se você for por baixo da terra, chega no Brasil. E o Brasil é suposto de ter minas de ouro. E é dito no Rāmāyaṇa que o irmão de Rāvaṇa estava vivendo do outro lado do globo, e Rāmacandra foi levado pelo metrô. Então, levando isso em consideração, podemos supor que Rāvaṇa importou grande quantidade de ouro do Brasil, e ele os converteu em grandes e grandes casas. Então Rāvaṇa era tão poderoso que ele fez sua capital Svarṇa-laṅkā, "capital feita de ouro". Assim como se um homem vem de um país subdesenvolvido para o seu país, Nova York ou qualquer cidade, quando eles vêem o grande, grande arranha-céus, ficam surpresos. Embora os edifícios arranha-céus estejam em toda parte hoje em dia, antigamente era maravilhoso.

Então podemos criar tudo muito maravilhoso, mas podemos tomar o exemplo de Rāvaṇa. Rāvaṇa era muito avançado materialmente, e ele tinha conhecimento védico suficientemente. Ele era filho de um brāhmaṇa. Tudo estava lá. Mas a única falha era que ele não se importava com Rāma. Essa é a única falha. "Oh, o que é Rāma? Eu não me importo com Ele. Não há necessidade de realizar yajñas e cerimônias ritualísticas para ser promovido ao reino celestial ". Rāvaṇa disse: "Eu construirei uma escada para ir ao planeta da lua. Por que você está tentando dessa maneira ou daquela maneira? Eu farei isso. "Svargesari. (?) Então essas pessoas estão tentando como Rāvaṇa, mas elas devem tirar lições de Rāvaṇa que sua impiedade o fez condenado. Ele perdeu tudo.

Então esta instrução de Arjuna ... Ele disse que então 'haṁ dhanus ta iṣavaḥ. Ele foi derrotado pelos vaqueiros. Ele não pode proteger as rainhas de Kṛṣṇa, e elas foram levadas por estes vaqueiros. Então ele está lamentando que "eu tenho este arco e flecha com o qual eu lutei no Campo de Batalha de Kurukṣetra, e eu me tornei vitorioso porque Kṛṣṇa estava sentado na minha carruagem. Essa é a única razão. Agora eu tenho esses arcos e flechas, os mesmos arcos e flechas com os quais eu lutei na Batalha de Kurukṣetra, mas no momento presente não há Kṛṣṇa. Portanto, é inútil. "Īśa-rikta, asad abhūt. Asat significa que não age; que não existe. "Então meus arcos e flechas são os mesmos, mas agora é inútil." Devemos levar esta lição de que sem Deus, sem espírito, este material, quero dizer, o deslumbrante não tem valor.