PTBR/Prabhupada 0842 - O Movimento da Consciência de Krishna é o Treinamento de Nivrtti-marga - Muito Uso Do Não

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


761214 - Lecture BG 16.07 - Hyderabad

Este é o início da vida de asura, pravṛtti e nivṛtti. Pravṛtti significa, como é chamado, incentivo que faz ... Há um grão de açúcar e a formiga sabe que há um grão de açúcar. Ele está correndo atrás disso. Isso é pravṛtti. E nivṛtti significa "Eu passei a minha vida desta maneira, mas na verdade não é meu progresso de vida. Eu deveria parar este modo de vida. Eu deveria ir para a realização espiritual ". Isso é nivṛtti-mārga. Existem duas maneiras: pravṛtti e nivṛtti. Pravṛtti significa que estamos indo para a escuridão, região mais escura. Adānta-gobhir viśatāṁ tamisram (SB 7.5.30). Porque não podemos controlar nossos sentidos, adānta ... Adānta significa descontrolado e go, go significa sentidos. Adānta-gobhir viśatāṁ tamisram. Assim como vemos variedades de vida, então também há vida no inferno, tamisra. Então ou você vai para a condição infernal da vida ou você vai para o caminho da libertação, os dois caminhos estão abertos para você. Então, se você vai para a condição infernal da vida, isso é chamado de pravṛtti-mārga, e se você for em direção ao caminho da liberação, isso é nivṛtti-mārga.

Nosso movimento da consciência de Kṛṣṇa é o treinamento de nivṛtti-mārga, os princípios básicos, muitos não. "Não" significa nivṛtti. Sem sexo ilícito, sem comer carne, sem jogar, sem intoxicação. Então este é o caminho do não, "não". Então disso eles não sabem. Quando dizemos muitos nãos, eles acham que é lavagem cerebral. Não lavagem cerebral. É real. Se você quer desenvolver sua vida espiritual, então precisa parar com tantos transtornos. Isso é nivṛtti-mārga. Os asuras, eles não sabem. Porque eles não sabem, quando nivṛtti-mārga, "não", o caminho do "não" é recomendado, eles ficam com raiva. Eles ficam com raiva.

upadeṣo hi mūrkhāṇāṁ
prakopāya na śāntaye
payaḥ-pānaṁ bhujaṅgānāṁ
kevalaṁ viṣa-vardhanam
(Nīti Śāstra)

Aqueles que são patifes, tolos, se você fala algo valioso para vida dele ele não te ouvirá; ele ficará bravo. O exemplo é dado, payaḥ-pānaṁ bhujaṅgānāṁ kevalaṁ viṣa-vardhanam. Assim como se uma cobra, se você perguntar a cobra que "Eu lhe darei diariamente um copo de leite. Não cometa esta vida prejudicial, mordendo desnecessariamente os outros. Você vem aqui, toma um copo de leite e vive em paz ", ela não será capaz. Ela ... bebendo, bebendo aquele copo de leite, seu veneno aumentará, e assim que o veneno é aumentado - é também outra sensação de coceira - ela quer morder. Ela vai morder. Então o resultado será payaḥ-pānaṁ bhujaṅgānāṁ kevalaṁ viṣa-vardhanam. Quanto mais elas passam fome, isso é bom para elas, porque o veneno não aumentará. A lei da natureza está lá.

E assim que alguém vê uma cobra, todos imediatamente ficam alertas para matar a cobra. E pela lei da natureza ... Dizem que "Mesmo uma grande pessoa santa, ele não se lamenta quando uma cobra é morta." Modeta sādhur api s sarpa, vṛścika-sarpa-hatyā (SB 7.9.14). Prahlāda Mahārāja disse. Quando seu pai foi morto e Nṛsiṁha-deva ainda estava com raiva, então ele pacificou o Senhor Nṛsiṁha : "Senhor, agora você pode acabar com sua ira, porque ninguém está infeliz porque meu pai foi morto ". Significa: "Eu também não estou infeliz. Eu também estou feliz, porque meu pai era assim como uma cobra e um escorpião. Então, mesmo uma grande pessoa santa é feliz quando um escorpião ou uma cobra são mortos ". Eles não estão felizes se alguém for morto. Até mesmo uma formiga é morta, uma pessoa santa fica infeliz. Mas uma pessoa santa, quando ele vê que uma cobra foi morta, ele fica feliz. Ele está feliz.

Portanto, não devemos seguir a vida de uma cobra, pravṛtti-mārga. A vida humana é feita para nivṛtti-mārga. Nós temos muitos maus hábitos. Desistir desses maus hábitos, isso é vida humana. Se não podemos fazer isso, então não estamos fazendo nenhum progresso espiritual da vida. Progresso espiritual ... Enquanto você tiver um pouco de desejo por cometer vida pecaminosa por sua satisfação dos sentidos, você terá que aceitar um próximo corpo. E assim que você aceita um corpo material, então você sofrerá.