PTBR/Prabhupada 0856 - A Alma Espiritual é Pessoa, tanto quanto Deus é também Pessoa

Revision as of 09:47, 13 June 2018 by Vanibot (talk | contribs) (Vanibot #0019: LinkReviser - Revised links and redirected them to the de facto address when redirect exists)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)


740327 - Conversation - Bombay

Prabhupāda: Então, no início, antes da criação, Deus está existindo; e depois da criação, quando a criação é aniquilada, ele estará existindo. Isso é chamado de posição transcendental.

Pañcadraviḍa: Significado: A posição do Senhor é sempre transcendental, porque as energias causal e efetivas necessárias para a criação... (pausa)

Prabhupāda: ...antes de criar esta camisa, isto era impessoal. Não havia mão, não havia pescoço, não havia corpo. O mesmo tecido. Mas o alfaiate, de acordo com o corpo, fez uma cobertura desta mão e esta parece ser uma mão. Esta cobertura do peito parece um tórax. Portanto, a impessoalização significa a cobertura material. De modo contrário, a alma espiritual é pessoal. Assim como você vai para o alfaiate, de acordo com o seu corpo o alfaiate vai cortar um casaco. Este revestimento, o componente do casaco, o tecido, este é impessoal. Mas isso é feito como uma pessoa, cobertura da pessoa. Em outras palavras, a alma espiritual é pessoa, tanto quanto Deus é também pessoa. Impessoal significa a cobertura. Tente entender. A cobertura é impessoal, e não o ser vivo. Ele é coberto. Ele não é impessoal. Ele é uma pessoa. Exemplo muito simples. O casaco, camisa, é impessoal, mas o homem que está colocando em algodões, ele não é impessoal. Ele é uma pessoa. Então, como Deus pode ser impessoal? A energia material é impessoal. Isso é explicado... ...Isto é explicado no Bhagavad-gita,

mayā tatam idaṁ sarvaṁ
jagad avyakta-mūrtinā
(BG 9.4)

Este jagad é avyakta, impessoal. Essa é também a energia de Krishna. Por isso, Ele disse: "Eu estou expandido na forma impessoal". Essa característica impessoal é energia de Krishna. Assim, o revestimento material é impessoal, mas a alma espiritual ou Superalma é pessoal. Qualquer dúvida sobre isso, é uma questão muito complexa, alguém? Se houver qualquer dificuldade de entender? (Pausa)

Bhava-bhūti: ...porque eu tenho ouvido muitos desses chamados iogues em Inglês sobre Gita ou isto e aquilo, mas eles não podem explicar, eles não têm sequer uma vaga idéia...

Prabhupāda: Não, não, como podem explicar?

Bhava-bhūti: Eles não têm a menor idéia.

Prabhupāda: Eles não podem tocar nem mesmo o Bhagavad-gita. Eles não têm qualificação.

Bhava-bhūti: Eles não têm nenhum entendimento.

Prabhupāda: O falar deles, do Bhagavad-gita, é artificial.

Bhava-bhūti: Sim.

Prabhupāda: Eles não podem falar porque a qualificação real, como se afirma no Bhagavad, bhakto 'si. Um deve ser um devoto, então ele pode tocar o que é o Bhagavad-gita.

Bhava-bhūti: Mesmo em Mayapur, quando fomos visitar naquele tempo o asrama de Sridhara Svāmī", e ele falou algo em Inglês, algum outro homem falou em Inglês. Eles não podem explicar como você, Srila Prabhupāda. Você é o único, que quando você fala desse conhecimento, torna-se imediatamente, entra na orelha e no coração, e, em seguida, está realizado.

Prabhupāda: Talvez (risos).

Indiano: Jaya. (Hindi).

Prabhupada: Hare Krishna. Visakha, você também pensa assim?

Visakha: Sem dúvida.

Prabhupāda: (rindo) Hare Krishna!