PTBR/Prabhupada 0857 - A cobertura artificial tem que ser removida. Então chegamos a Consciência de Krishna

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


740327 - Conversation - Bombay

Prabhupāda: Então, assim como, a minha... Eu tenho a minha consciência, e eu sinto dores e prazer, você sente dores e prazer. (Pausa) Mas, infelizmente, eu estou pensando que isso são dores e prazeres americanos, isso são dores indianas e... Dores e prazeres é a mesma coisa. Não é nem americano nem Africano. Dores e prazeres são o mesmo. Assim, logo que esta consciência, que eu estou sentindo dores americanas, prazer americano, assim que esta acabar, então chegamos à consciência original. Porque a consciência não pode ser americana ou africana. Se eu comprimi-lo, a dor sentida por você é a mesma quando eu aperto o africano. Assim, portanto, a consciência é a mesma. Artificialmente estamos pensando "aquela consciência americana, consciência Africana". Na verdade, essa não é a posição. Simplesmente este mal-entendido tem que ser desfeito. Isso é chamado de ceto-darpaṇa-mārjanam (CC Antya 20.12). Não é um fato?

Bhava-bhūti: Oh sim, Śrīla Prabhupāda, é um fato.

Prabhupāda: A consciência de sentir dores e prazer, pode ela ser americana ou indiana?

Bhava-bhūti: No.

Prabhupāda: É o mesmo. Artificialmente estamos pensando que é dor americana ou é dor indiana. Isso é artificial. Esta coberta artificial tem de ser removida. Então chegamos a Consciência de Krishna. Sentimentos, a consciência não é americana, africana ou indiana. A consciência é a mesma. Quando você sente fome, significa que os americanos sentem fome de maneira diferente e o africano sente de uma maneira diferente? Muita fome, o apetite é o mesmo. Agora, se você diz que existe o apetite americano e este é o apetite indiano, isto é artificial. Então, quando você não vai para a plataforma artificial, isto é Consciência de Krishna. Isso é explicado no Narada Pancaratra,

sarvopādhi-vinirmuktaṁ
tat-paratvena nirmalam
hṛṣīkeṇa hṛṣīkeśa-
sevanaṁ bhaktir ucyate
(CC Madhya 19.170)

Quando nos tornamos livres destas designações artificiais... Consciência americana, consciência indiana, consciência africana, não existe tal coisa, isto é artificial. Mesmo aves e animais, eles também sentem consciência, dores e prazer. Assim como quando há um calor abrasador, você sente um pouco de desconforto. Isto é americano, indiano ou africano? Calor escaldante é (risos) todos, sentindo... se você disser que "eu estou sentindo calor abrasador no estilo americano"... (Em hindi)

Prabhupāda: O que você me diz? Isso é possível?

Senhora indiana: Não, isso não é possível.

Prabhupāda: Simplesmente estes são artificiais. E tudo está dependendo de consciência. Tudo está dependendo de consciência. Portanto, a Consciência de Krishna é a consciência padrão original.