PTBR/Prabhupada 0862 - A menos que você mude a sociedade, como você pode criar bem-estar social?

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


750521 - Conversation - Melbourne

Diretor: Apenas para cuidar daqueles que estão em apuros. Essa é a nossa política.

Prabhupāda: Bem, todo mundo está em apuros.

Diretor: Perdão?

Prabhupāda: No momento presente até mesmo os ministros estão em apuros.

Diretor: Sim, mas isso não é o que a nossa função é. Todo mundo está em apuros. (Risos)

Prabhupāda: "Médico, cura-te a ti mesmo." Entende? Eles também são bêbados, eles também são caçadores de mulheres, comedores de carne e jogadores de azar, isso é tudo. Eles necessitam ser corrigidos.

Diretor: Mas você não pode ajudar nisso. Esta sociedade ... Você tem que ir e mudar a sociedade, então a sociedade nos diz para agir de forma diferente.

Prabhupāda: Não, não. A menos que você mude a sociedade, como você pode fazer o bem-estar social? Se você os mantêm como são, então onde está a questão do bem-estar?

Diretor: Dê-lhe uma interpretação diferente à palavra.

Prabhupāda: Inter ... Como a ...? Eu não ...

Diretor: Será que ele me entende?

Prabhupāda: Basicamente, basicamente a pessoa deve ser homem ideal de primeira classe. Isto é desejado.

Diretor: É por isso que é tão difícil. Você tem que trabalhar sobre você mesmo, e, você tem que ver que você está apto para o trabalho. Se você pode convencer pessoas suficientes para ...

Prabhupāda: Não, não. O nosso próprio programa, não é vox populi. Você descobre falhas com a gente.

Diretor: O quê?

Prabhupāda: Você descobre o que é nossa culpa.

Diretor: Eu não vejo nenhuma falha.

Prabhupāda: Então você pode discordar. Mas quando você vê que tudo está bom, como você não vai aceitá-lo? A menos que você seja tendencioso.

Diretor: É claro que eu sou tendencioso. Fui educado de maneira diferente.

Prabhupāda: Sim. Assim como o nosso ...

Diretor: Assim como você está tendencioso contra minha vida.

Prabhupāda: Não, nós não são tendenciosos. Dizemos, assim como ... Nós não somos tendenciosos. Estamos permitindo. Dizemos que, se você quer ser homem de primeira classe, então você não deve cometer atividades pecaminosas. Essa é a nossa propaganda.

Diretor: Mas eu, como um funcionário público, eu não estou aqui para mudar a sociedade.

Prabhupada: Mas nós também somos públicos. Nós pertencemos ao público. Você deve tornar-se nosso servo também.

Diretor: Sim. O quê?

Prabhupāda: Nós somos públicos, os membros do público. Portanto, você deve tornar-se nosso servo, também, se você é funcionário público.

Diretor: Um funcionário público é, em nossa filosofia, é um homem que serve um ministro eleito pelo povo, e desta forma ele serve o público. E o que o público decide, ele age em conformidade.

Prabhupāda: Por isso estamos reformando o público.

Diretor: Sim, isso é o que eu quero dizer.

Prabhupāda: Eles selecionam um homem ...

Diretor: Ao reformar o público, eles vão nos dizer para agir de forma diferente.

Prabhupāda: Sim. Assim, o público escolhe um presidente, Nixon, e eles ficaram perturbados, novamente o arrastaram para baixo. Isto está acontecendo.

Diretor: Sim, mas isso é como a sociedade funciona. Você deve querer que a sociedade mude, e nós temos que mudar. Eu só faço o que me pedirem para fazer. Caso contrário, eu perco o meu emprego.

Prabhupāda: Não, se você realmente quer fazer algum bem-estar social, então você deve tomar esta fórmula padrão. E se você fabricar o seu próprio caminho, isto nunca será bem sucedido.

Diretor: Eu absolutamente ... eu poderia concordar com você que, se todos nós seremos Krishna ...

Prabhupāda: Não todos. Nós não ...

Diretor: Então nós seríamos ... então, bem-estar social significaria algo diferente.

Prabhupāda: Agora, assim como estamos propondo aqui. Não estou propondo - diz Krishna - que é preciso ser pacífico. Então como se tornar pacífico? Se sua mente está sempre perturbada, como ela pode se tornar pacífica?

Diretor: Você está certo.

Prabhupāda: Então esse é o segredo do sucesso. Você quer tornar o povo pacífico, mas você não sabe como fazê-lo pacificamente. Então, por isso você tem que adotar essa ...

Diretor: Sim, você tem uma sociedade competitiva.

Prabhupāda: Nós dizemos que você canta Hare Krishna, come aqui suntuosamente, viva confortavelmente aqui, e você se torna pacífico. É garantido. Se alguém, mesmo um louco, concorda com estes três princípios, que deixe ele cantar o mantra Hare Krishna, tomar qualquer bons preparados alimentícios que nós preparamos, tomar, e viver em paz, ele será pacífico.