PTBR/Prabhupada 0870 - É dever de Ksatriya salvar, proteger

Revision as of 09:48, 13 June 2018 by Vanibot (talk | contribs) (Vanibot #0019: LinkReviser - Revised links and redirected them to the de facto address when redirect exists)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)


750519 - Lecture SB - Melbourne

Esta é uma conversa entre Mahārāja Parīkṣit e Śukadeva Gosvāmī. Mahārāja Parīkṣit, cinco mil anos atrás ele era o imperador do mundo todo. Anteriormente, até cinco mil anos atrás, o mundo inteiro estava sendo controlado e governado por reis cuja capital era Hastināpura, Nova Deli. Havia apenas uma bandeira, um único governante, uma escritura, escritura védica, e os Āryanos. Ārya, eram as pessoas civilizadas. Vocês europeus, americanos, também são arianos, valores Indo-Europeus. Mahārāja Yayāti, neto de Mahārāja Parīkṣit, ele deu a seus dois filhos a parte da Europa Oriental, grega e romana. Essa é a história, Mahābhārata. Mahābhārata significa grande Índia. Portanto, não havia nenhuma religião diferente. Uma religião: a religião védica. Religião védica significa aceitar a Suprema Personalidade de Deus como a Pessoa Suprema, a Verdade Absoluta. Esta é a religião védica.

Aqueles que leram Bhagavad-gītā... Diz-se lá no décimo quinto capítulo, vedaiś ca sarvair aham eva vedyam (BG 15.15). Conhecimento védico significa compreender Deus. Esta é a religião védica. Mais tarde, com o progresso da Kali-Yuga... Kali-Yuga, significa a idade escura, ou a idade do pecado, ou a idade do argumento, palestras desnecessárias e luta. Isso é chamado de Kali-Yuga. Isso está acontecendo. Desde os últimos cinco mil anos, a Kali-Yuga começou, e o início da Kali-Yuga foi o abate de vacas. Quando Mahārāja Parīkṣit estava em turnê por todo o mundo, ele viu que um homem negro estava tentando matar uma vaca. E Mahārāja Parīkṣit viu isso e imediatamente... A vaca estava tremendo porque ia ser abatida. E Mahārāja Parīkṣit viu: "Quem é este homem, tentando matar uma vaca no meu reino?" Então, imediatamente ele pegou sua espada. Isso é kṣatriya. Kṣatriya significa que... Kṣat significa lesão, e trāyate - isto é chamado de kṣatriya. Há pessoas que querem fazer mal aos outros. Isto tem aumentado agora. Mas durante o tempo de Mahārāja Parīkṣit, não era permitido. O rei é responsável. O governo é responsável por qualquer um de seus assuntos, animal ou homem, ele não seja perturbado; ele se sente seguro de seus bens, da sua pessoa. E é o dever do kṣatriya salvar, proteger. Este foi o sistema de governo. Então, isso é uma longa história. Parīkṣit Mahārāja estava muito piedoso. Esse foi o sistema.