PTBR/Prabhupada 0872 - É essencial que a sociedade humana esteja dividida em quatro divisões



750519 - Lecture SB - Melbourne

Então, no momento presente, praticamente não há brāhmaṇa, nem kṣatriya, nem vaiśya, apenas śūdras, homens de quarta classe. Então você não pode esperar qualquer felicidade guiada por os homens de quarta classe. Isso não é possível. Portanto por todo o mundo há condição caótica. Ninguém é feliz. Então, isso é essencial que a sociedade humana esteja dividida em quatro divisões. A classe brāhmaṇa significa os homens ideais de primeira classe, de modo que por ver seu caráter, seu comportamento, os outros vão tentar seguir. Yad yad ācarati śreṣṭhaḥ (BG 3.21). Portanto, este movimento para a consciência de Krishna significa que estamos tentando criar alguns homens de primeira classe. Esta é a Consciência de Krishna, este movimento. Então, por isso temos essas regras e regulações: nada de sexo ilícito, não comer carne, não se intoxicar, sem jogo. Esta é a qualificação preliminar de um homem de primeira classe. Então, estamos tentando fazer a nossa parte para tornar alguns homens, ideais de homens de primeira classe. Mas antigamente estava lá. Catur...

Ainda há. Você não acha que todos os homens têm a mesma inteligência ou mesma categoria. Não. Ainda há classe de homens inteligentes. Assim como aqueles que são cientistas ou filósofos, religioso, eles deveriam ser homens de primeira classe. Mas, infelizmente, agora ninguém pode reconhecer quem é de primeira classe e última classe. Assim, para uma gestão adequada de toda a sociedade a primeira classe, segunda classe, terceira classe de homens deve estar lá. Assim como em seu corpo, existem diferentes partes do corpo: a cabeça, o braço, a barriga e a perna. Isso é natural. Assim, sem cabeça, se tivermos simplesmente os braços e barriga e pernas, é um corpo morto. Assim a menos que você seja guiado, a sociedade humana, pelos homens de primeira classe, toda a sociedade é a sociedade de mortos. Deve haver divisão de acordo com cātur-varṇyaṁ mayā sṛṣṭaṁ guṇa-karma... (BG 4.13). Não por nascimento, mas pela qualidade. Assim, qualquer um pode ser treinado até a primeira classe, segunda classe, como ele goste. Isto é chamado civilização.

Alguns homens devem ser treinados como homens de primeira classe, alguns homens devem ser treinados como homens de segunda classe, e alguns homens devem ser treinados como homens de terceira classe, e equilíbrio, quem não pode ser treinado, eles podem ajudar as outras três classes mais elevadas. Isto é chamado śūdra. Então ... (pausa) ... que não é possível. Um ser humano, se ele está devidamente treinado, se ele está disposto a assumir a instrução, ele pode ser feito de primeira classe. Não importa. Por nascimento a pessoa pode vir em uma classe baixa, não importa. Mas por formação, ele pode se tornar de primeira classe. Essa é a determinação do Bhagavad-gītā.

māṁ hi pārtha vyapāśritya
ye 'pi syuḥ pāpa-yonayaḥ
striyaḥ śūdrāḥ tathā vaiśyā
te 'pi yānti parāṁ gatim
(BG 9.32)

Parāṁ gatim. Parāṁ gatim significa voltar para casa, de volta ao Supremo - que é a nossa casa real, o mundo espiritual - e viver lá eternamente, felizmente, com pleno conhecimento. Essa é a nossa posição real. Então, aqui temos vindo neste mundo material para a apreciação material. E quanto mais nós estamos fazendo planos para a apreciação material, mais estamos emaranhados. Isto nós não sabemos. Eles estão pensando que o gozo dos sentidos materiais é o objetivo da vida. Não, isso não é o objetivo da vida. Essa é a maneira de se tornar mais e mais enredado.