PTBR/Prabhupada 0874 - Qualquer um que é elevado à plataforma espiritual, Ele é Prasannatma. Ele é alegre

Revision as of 11:16, 24 August 2015 by Raquel (talk | contribs) (Created page with "<!-- BEGIN CATEGORY LIST --> Category:1080 Portuguese (Brazil) Pages with Videos Category:Portuguese (Brazil) Pages - 207 Live Videos Category:Prabhupada 0874 - in a...")
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)


Invalid source, must be from amazon or causelessmery.com

750519 - Lecture SB - Melbourne

Prabhupāda: Então vidyā-vinaya, um cavalheiro, estudioso muito erudito, vidyā-vinaya-sampanne brāhmaṇe gavi, e uma vaca, e hasti, um elefante, vidyā-vinaya-sampanne brāhmaṇe gavi hastini, e śuni - śuni significa cão - e śvapāk ... Śvapāk significa um comedor de cão. Há muitas pessoas, elas preferem comer diferentes tipos de carne. Mas quem come a carne do cão, ele é considerado de classe muito inferior. Então śuni caiva śva-pāke ca paṇḍitāḥ sama-darśinaḥ (BG 5.18). Aquele que é Pandita, erudito, ele vê cada um deles, no mesmo nível. O que é isso mesmo nível? Alma espiritual. Ele não vê o lado de fora do corpo. Isso é chamado de brahma-darśina. Paṇḍitāḥ sama-darśinaḥ. E se a pessoa fica situada nessa posição,

brahma-bhūtaḥ prasannātmā
na śocati na kāṅkṣati
samaḥ sarveṣu bhūteṣu
mad-bhaktiṁ labhate parām
(BG 18.54)

Quando a pessoa é auto-realizada que ela não é este corpo, ela é a alma espiritual, brahma-bhūtaḥ, em seguida, quais são os sintomas? Agora, prasannātmā: ele torna-se imediatamente muito alegre.

Assim, por muito tempo estamos materialmente absortos, conceito corpóreo de vida, sempre haverá ansiedade. Este é o teste. Qualquer um que está na ansiedade, significa que ele está materialmente situado. E qualquer um que é elevado à plataforma espiritual, ele é prasannātmā. Ele é alegre. Qual é o significado de prasannātmā? Na śocati na kāṅkṣati: ele não quer nada, e se tudo o que ele tem, se for perdido, ele não chora por ele. Isso é tudo. Aqui no mundo material nós estamos ansiando por algo que não possuímos. E se possuímos alguma coisa, se for perdido, então nós choramos.
Dois negócios: śocana e ākāṅkṣa. Todo mundo está tentando ser homem muito grande. Isto é chamado ākāṅkṣa. E se ele se perde da sua possessão, então ele chora. Então, essas duas coisas estarão terminadas se você se tornar espiritualmente situado.

brahma-bhūtaḥ prasannātmā
na śocati na kāṅkṣati
samaḥ sarveṣu bhūteṣu...
(BG 18.54)

A menos que a pessoa se realize espiritualmente, ela não pode ver igualmente a todos. Então, samaḥ sarveṣu bhūteṣu mad-bhaktiṁ labhate parām. Então, pode-se tornar verdadeiro devoto do Senhor, depois de superar a fase brahma-bhūtaḥ.

Portanto, esta linha de bhakti não é tão fácil. Mas, pela misericórdia de Caitanya Mahāprabhu instalamos a Deidade aqui em seu país. Você está muito feliz que Caitanya Mahāprabhu veio a seu país para ensiná-lo a se tornar livre de todas as ansiedades. Esta é a missão de Caitanya Mahāprabhu. Todo mundo está cheio de ansiedade, mas todos podem estar livres de todas as ansiedades, se ele segue o caminho riscado por Śrī Caitanya Mahāprabhu. E qual é a instrução de Śrī Caitanya Mahāprabhu? Muito simples.

harer nāma harer nāma harer nāma eva kevalam
kalau nāsty eva nāsty eva nāsty eva gatir anyathā
(CC Adi 17.21)

Esta não é a versão pessoal de Caitanya Mahāprabhu. Isso está na escritura, escritura védica, Bṛhan-Nāradīya-Purāṇa. Esta instrução está lá. Como as pessoas estão caídas nesta idade, o método também tem sido oferecido muito simples. Eles não podem acompanhar quaisquer austeridades fortes ou graves. Isso não é possível. Eles têm sido recomendados para simplesmente cantar o santo nome de Deus. Isso é tudo. Qualquer um pode fazer. Não é muito difícil. Então, se você diz que "Você é da Índia. Seu Caitanya é indiano, e Ele está recomendando Hare Krishna. Por que eu devo cantar? Eu tenho o meu próprio Deus." Tudo bem, se você tem seu próprio Deus, então você cante Seu nome. Caitanya Mahaprabhu não disse que simplesmente cante o nome de Krishna. Se você tem qualquer relação com Deus, e se você sabe o Seu nome e endereço, (risos), então cante Seu nome. Infelizmente, você não sabe quem é Deus; nem você sabe Seu endereço, nem Suas atividades. Então, tome este Krishna. Aqui está um nome sólido. E nós lhes damos Seu endereço, o nome do Seu pai, o nome da Sua mãe, tudo. Então, se você tem seu próprio nome de Deus, Caitanya Mahāprabhu disse que você pode cantar. Você tem qualquer nome, qualquer um, nome de Deus? Ninguém sabe?

Devoto: Jeová.

Prabhupāda: Jeová. Tudo bem, vocês cantam Jeová. Então, essa é a recomendação de Caitanya Mahāprabhu, que se você acha que este é o nome de Deus, você pode cantar. Nāmnām akāri bahudhā nija-sarva-śaktiḥ tatrārpitā niyamitaḥ smaraṇe na kālaḥ (CC Antya 20.16, Śikṣāṣṭaka 2). Esta é a instrução de Caitanya Mahāprabhu, que o nome de, santo nome de Deus é tão bom quanto Deus.