PTBR/Prabhupada 0910 - Nós devemos sempre tentar ser predominados por Krishna. Isso é vida de sucesso



730419 - Lecture SB 01.08.27 - Los Angeles

Prabhupāda: porque Kṛṣṇa não possui diferenças entre o corpo e o 'eu'. Ele é simplesmente 'eu', alma espiritual. Então, temos agora esse corpo e o 'eu' Eu sou o 'eu próprio', mas eu tenho esse corpo. Então, quando nos tornamos dependentes de Kṛṣṇa de verdade, como Kṛṣṇa é auto-satisfeito, da mesma forma podemos também ficar satisfeitos juntos com Kṛṣṇa. Kaivalya, kaivalya-pataye namaḥ (SB 1.8.27). Os filósofos Māyāvādīs, eles, monistas, eles querem se tornar um com o Supremo. Como o Supremo é auto-satisfeito, eles também querem ser auto-satisfeitos se tornando um com o Supremo. Nossa filosofia também é a mesma, kaivalya. Mas nós dependemos de Kṛṣṇa. Nós não nos tornamos um com, um com Kṛṣṇa. Esse é um. Se simplesmente concordamos em cumprir a ordem de Kṛṣṇa, não há desacordo, isso é unicidade.

Esses filósofos Māyāvādīs pensam que: "Por que devo manter minha existência individual e separada? Eu devo ser fundido em..." Isso não é possível. Porque somos criados... Não criados, desde o início, somos separados parte e parcela. Somos partes e parcelas separadas. Portanto, Kṛṣṇa diz no Bhagavad-gītā: "Meu querido Arjuna, você, Eu e todas essas pessoas que se reuniram neste campo de batalha, nós fomos no passado indivíduos. Nós somos, atualmente, indivíduos, e no futuro, continuaremos a permanecer como indivíduos. Nós somos todos individuais." Nityo nityānāṁ cetanaś cetanānām (Kaṭha Upaniṣad 2.2.13). Ele é o Supremo nitya, Força de Vida Suprema, entre muitas, inúmeras forças de vida. Nós somos, jīva, inumeráveis, ananta. Não há contagem de quantos somos. Kalpate de sa anantyāya. Então, essa ananta, inúmeras entidades vivas, e Kṛṣṇa também é uma entidade viva, mas Ele é o chefe. Essa é a diferença. Nityo nityānā ...

Assim como existem líderes. Líder é um, e seguidores, há muitos. Da mesma forma, Kṛṣṇa é a Entidade Viva Suprema, e nós somos entidades vivas subordinadas e dependentes. Essa é a diferença. Dependentes, podemos entender, se Kṛṣṇa não nos fornece comida, morremos de fome. Isso é um fato. Nós não podemos produzir nada. Eko yo bahūnāṁ vidadhāti kāmān. Então Kṛṣṇa está mantendo, e estamos sendo mantidos. Portanto, Kṛṣṇa deve ser o predominante, e nós devemos ser predominados. Essa é a nossa posição constitucional natural. Portanto, se queremos falsamente nos tornar predominantes neste mundo material, isso é ilusão, Disso nós devemos desistir. Devemos desistir disso. Nós devemos sempre tentar ser predominados por Kṛṣṇa. Isso é vida de sucesso.

Muito obrigado.

Devotos: Haribol, todas as glórias a Prabhupāda!