PTBR/Prabhupada 0923 - Quebre esses quatro pilares. Então o telhado da vida pecaminosa irá desabar



730422 - Lecture SB 01.08.30 - Los Angeles

Se Kṛṣṇa é tomado como menino comum, ser humano, Kṛṣṇa irá tratá-lo como ser humano comum. Se Kṛṣṇa é aceito como a Suprema Personalidade de Deus, o devoto gozará da associação da Suprema Personalidade de Deus. E se os impersonalistas gostam muito de Brahmajyoti, Ele é a fonte. Então, Ele é tudo. Brahmeti, paramātmeti, bhagavān iti śabdyate (SB 1.2.11).

Então, com tal Personalidade de Deus tão exaltada, esses meninos estão brincando. Como, por que, como eles tiveram tanta sorte, para brincar com a Suprema Personalidade de Deus?

itthaṁ satāṁ brahma-sukhānubhūtyā
dāsyaṁ gatānāṁ para-daivatena
māyāśritānāṁ nara-dārakeṇa
sākaṁ vijahruḥ kṛta-puṇya-puñjāḥ
(SB 10.12.11).

Esses meninos, vaqueirinhos, que agora estão brincando com Kṛṣṇa, também não são comuns. Eles têm agora a maior perfeição, que puderam brincar com a Suprema Personalidade de Deus. Como eles conseguiram essa posição? Kṛta-puṇya-puñjāḥ. Muitas, muitas vidas, atividades piedosas. Porque esses meninos por muitas, muitas vidas passaram austeridades, penitências para atingir a mais alta perfeição da vida. Agora eles têm a oportunidade de brincar com Kṛṣṇa pessoalmente no mesmo nível. Eles não sabem que Kṛṣṇa é a Suprema Personalidade de Deus. Isso é vṛndāvana-līlā. Os vaqueirinhos, eles simplesmente amam Kṛṣṇa. Seu amor é interminável. Todos em Vṛndāvana. Assim como Yaśodā-mātā ou Nanda Mahārāja. Eles possuem afeição paterna por Kṛṣṇa. Então o pai e a mãe amam Kṛṣṇa, os amigos amam Kṛṣṇa, as amigas, elas amam Kṛṣṇa, as árvores amam Kṛṣṇa, a água ama Kṛṣṇa, a flor, as vacas, os bezerros, todos amam Kṛṣṇa. Isso é Vṛndāvana. Então, se simplesmente aprendemos a amar Kṛṣṇa, então podemos criar imediatamente esse mundo como Vṛndāvana, imediatamente. Este é simplesmente o ponto central. Como amar Kṛṣṇa. Premā pum-artho mahān.

Portanto, Caitanya Mahāprabhu disse que o dharma-artha-kāma-mokṣa (SB 4.8.41, CC Adi 1.90). As pessoas estão atrás dessas quatro coisas. Dharma-artha-kāma-mokṣa. Caitanya Mahāprabhu menosprezou isso. "Isso não é sucesso da vida." Claro, um ser humano... A vida humana não começa a menos que haja concepção de religião, dharma. Mas no momento presente, em Kali-yuga, dharma é praticamente nulo. Então, de acordo com o cálculo védico, na atual civilização humana, eles nem sequer são seres humanos. Porque não há dharma. Não há religião. Nenhuma moralidade. Nenhuma atividade piedosa. Não têm importância. Todos podem fazer qualquer coisa sem se importar. Antigamente havia moralidade, imoralidade, irreligioso, religioso. Mas com o progresso de Kali-yuga, tudo está sendo subjulgado. Está estabelecido que no Kali-yuga cerca de oitenta por cento das pessoas são pecadoras, todos pecaminosos. E podemos ver de forma prática. A lista de pecados que nos foi dada, os quatro princípios, vida sexual ilícita, intoxicação, consumo de carne e jogos de azar. Estes são os quatro pilares da vida pecaminosa.

Portanto, solicitamos aos nossos alunos, em primeiro lugar, que quebrem esses quatro pilares. Então o telhado da vida pecaminosa irá desabar. Então, cante Hare Kṛṣṇa, você permanece estabelecido em posição transcendental. Método simples. Porque não se pode compreender Deus se a sua vida é pecaminosa. Isso não é possível. Portanto, Kṛṣṇa diz: yeṣām anta-gataṁ pāpam (BG 7.28). Anta-gatam significa acabado.