PT/Prabhupada 0090 - Administração sistemática – senão, como a ISKCON será feita



Morning Walk -- December 5, 1973, Los Angeles

Prabhupāda: Pertencemos todos à família de Kṛṣṇa, mas temos que ver o que um indivíduo em particular está a fazer para Kṛṣṇa. Tal como todos somos cidadãos do país. Porque é que a um homem se lhe dá uma posição elevada e um título importante?

Prabhupāda: Porquê? Porque tal pessoa e reconhecida.

Sudāmā: Correcto.

Prabhupāda: Temos que dar serviço. Só pensar, "Pertenço à família de Kṛṣṇa" mas não fazer nada para Kṛṣṇa, não é...

Sudāmā: Isso não é bom.

Prabhupāda: Isso não é bom. Isso significa que essa pessoa... Muito em breve vai esquecer-se de novo de Kṛṣṇa. Esquece-se de novo.

Sudāmā: Na verdade, o outro elemento é tão poderoso. Estas pessoas aqui, apesar de serem partes da família de Kṛṣṇa, porque se esqueceram, nós somos influenciados pelo esquecimento deles.

Prabhupāda: Sim. Esquecimento quer dizer māyā.

Sudāmā: Sim.

Prabhupāda: Māyā não tem substância. É um estado de esquecimento. É só. Não tem existência. O esquecimento não tem substância. Mas enquanto existe é muito problemático.

Sudāmā: Alguns devotos disseram-me que algumas vezes não se sentem felizes. Mesmo que não se sintam felizes mentalmente devem continuar em consciência de Kṛṣṇa? Eu disse-lhes que se não se sentem felizes...

Prabhupāda: Mas tu deves dar o exemplo. Se actuares de uma maneira diferente como é que eles te vão seguir? O exemplo é melhor que o preceito. Porque é que vives fora?

Sudāmā: Bem, eu...

Prabhupāda: (pausa)... da última vez que estive aqui, a minha saúde estava muito deteriorada e tive que ir-me embora. Isso não quer dizer que abandonei a Associação. Fui recuperar para a India. Fui a Londres. Isso está bem. Por vezes a saúde causa-nos problemas... mas isso não quer dizer que temos que abandonar a Associação. Se a minha saúde não está boa, mudo-me. Tenho cem centros. Não precisamos de sair deste Universo para recuperar a saúde. Temos que permanecer neste Universo. Porque é que tens que abandonar a Associação? (pausa)... Śrī Narottama dāsa Ṭhākura. Temos que viver com devotos. Porque é que abandonei a minha família? Porque não eram devotos. Por isso, eu vim... De outro modo, na velhice, estaria confortável. Não. Não devemos viver com os não devotos. Tenhamos família ou não. Tal como Mahārāja Vibhīṣaṇa. Porque o seu irmão não era devoto, ele abandonou-o, abandonou-o. Foi ter com Rāmacandra. Vibhīṣaṇa. Sabias disso?

Sudāmā: Sim.

Hṛdayānanda: Prabhupāda, está explicado que um sannyāsī deve viver sozinho, isso quer dizer que deve viver só com os devotos.

Prabhupāda: Quem...! Onde é que está explicado que um sannyāsī deva viver sozinho?

Hṛdayānanda: Por vezes está nos seus livros.

Prabhupāda: Ãh?

Hṛdayānanda: Por vezes encontra-se nos seus livros. Isso quer dizer com os devotos?

Prabhupāda: Geralmente, um sannyāsī pode viver sozinho. Mas o dever do sannyāsī' é pregar.

Sudāmā: Isso nunca irei parar de fazer.

Prabhupāda: Ãh?

Sudāmā: Nunca irei parar de pregar.

Prabhupāda: Pregação. Não podemos inventar a pregação. Deves pregar de acordo aos princípios estabelecidos pelo teu mestre espiritual. Não podes inventar a tua forma de pregar. Isso é importante. Tem que haver um líder. Devemos actuar seguindo um líder. Yasya prasādād bhagavat... Porque é que está explicado isso? Em toda a parte encontramos que existe um líder próximo de nós. E temos que satisfazê-lo. Isso é serviço. Tomemos como exemplo um departamento de um escritório. Existe um superintendente. Mas se quiseres actuar à tua maneira, "Sim, estou a fazer aquilo que quero," e o responsável do escritório não estiver satisfeito, pensas que esse tipo de serviço é bom? De igual modo, temos um responsável imediato em todos os centros. Devemos trabalhar com ele. Seguir o sistema. Se todos criarmos, inventarmos o nosso estilo de vida, haverá caos.

Sudāmā: Sim, é verdade.

Prabhupāda: Sim. Agora, somos uma organização mundial e existe o lado espiritual e também o lado material. Não há lado material. A administração sistemática, também é espiritual. De outra forma, como é que as coisas vão para a frente? Tal como o Gaurasundara que vendeu a casa mas não se sabe onde está o dinheiro. Que é isso? Não pediu autorização a ninguém. Ele vendeu a casa mas não se sabe onde está o dinheiro.