PT/Prabhupada 0141 - A mãe dá leite e vós estais a matar a mãe



Garden Conversation -- June 14, 1976, Detroit

Jayādvaita: Nos programas nas universidades, Satsvarūpa Mahārāja e eu temos dado muitas aulas sobre varṇāśrama-dharma. Porque eles querem saber sempre algo sobre o sistema de castas Hindu, eles convidam-nos para falar sobre esse tema. E depois falamos sobre varṇāśrama-dharma. E eles não têm nenhuma ideia para derrotar esse conceito. Eles dão sempre alguns argumentos sem relevância, mas não têm nenhum sistema melhor.

Prabhupāda: Qual é o argumento que dão?

Jayādvaita: Poucas vezes... Bem, eles têm alguma noção, eles contrapõem com o facto de que não há uma mobilidade social. porque todos eles têm alguma ideia corpórea de casta por nascimento.

Prabhupāda: Não, isso não é o facto.

Jayādvaita: Não.

Prabhupāda: A qualificação.

Jayādvaita: Quando apresentamos a verdadeira ideia, eles olham para nós e não argumentam. Nesse momento, desafiamos o seu sistema, "Qual é o propósito da vossa sociedade? Qual é o seu objectivo?" Não conseguem responder.

Prabhupāda: A menos que exista divisão de actividades, nada pode ser feito de uma forma perfeita. A divisão natural existe no corpo - a cabeça, os braços, o tronco e as pernas. Da mesma forma, no corpo social também deve haver a cabeça, a classe inteligente de seres humanos, brāhmaṇa. Então, tudo decorrerá tranquilamente. E, actualmente, não existe uma classe de seres humanos inteligentes. Todos são operários, classe de homens trabalhadores, quarta classe. Não há nem primeira nem segunda classe. Consequentemente a sociedade está numa condição caótica. Não existe cérebro.

Jayādvaita: A sua única objecção é quando explicamos que existem brahmacārī, gṛhastha, vānaprastha, sannyāsa, automaticamente, tornam-se hostis, porque entendem que somos contra a gratificação dos sentidos.

Prabhupāda: Sim. Gratificação dos sentidos é civilização animal. E controlo dos sentidos é civilização humana Gratificação dos sentidos não é sociedade humana. Gratificação dos sentidos não é civilização humana. Não. Isso eles não sabem. O seu ponto central é a gratificação dos sentidos. Esse é o defeito. Eles estão a viver uma civilização animal como sendo humana. Esse é o defeito. Gratificação dos sentidos é civilização animal. E na realidade são animais. Eles podem matar os seus próprios filhos, isso é animal. Tal como gatos, cães, matam os seus próprios filhos. Isso o que é? É animal. Alguém contava que colocam os filhos dentro de, como se chama, nos armários da bagagem?

Hari-śauri: Os cacifos de bagagens. Trivikrama Mahārāja, no Japão. Ele disse que mais de duzentos mil, não... vinte mil bebés, são colocados nos cacifos de bagagem e deixam-nos lá.

Prabhupāda: Estação dos autocarros? Estação ferroviária? Nos cacifos. Deixam lá, fecham, e não regressam. E depois, quando começa a cheirar mal.... Isto está a acontecer. Isto é simplesmente civilização animal. Bebem a última gota de leite da vaca e imediatamente mandam-na para o matadouro. É isso o que estão a fazer. Antes de mandar para o matadouro, eles tiram a última gota de leite da vaca. E matam imediatamente. Necessitamos leite. Extraímos tanto leite, sem leite não podemos.... E o animal do qual tiramos o leite, é nossa mãe. Eles esquecem-se disso. A mãe dá leite, dá leite de seu corpo, e nós matamos a mãe? Essa é civilização? Matando a mãe? E o leite é necessário. Por isso é que tiramos até à última gota. De não ser assim, qual seria o uso de extrair o leite da vaca até à última gota? É porque é necessário. Porque não deixa-la viver para que nos dê o leite, e a partir daí fazer centenas e milhares de preparações lácteas tão nutritivas e saborosas? Onde está essa inteligência? O leite, nada mais é que a transformação do sangue. Por isso, em vez de tomar o sangue, tomem a transformação e vivam bem, tal como cavalheiros honestos. Não. Eles não são nem mesmo cavalheiros. São patifes, incivilizados. Se quiserem comer carne matem algum animal insignificante, como porcos ou cães, que não têm nenhuma utilidade. Podem come-los, se realmente quiserem comer. Isso era permitido; porcos e cães, é permitido. Porque nenhum tipo de cavalheiro comeria carne. Isso é para os de classe inferior. Eles tinham permissão, "Está bem, podes comer porcos, śvapaca." Seres humanos inferiores comiam porcos e cães. Ainda agora comem. Portanto, se quiserem carne, matem esses animais sem importância. Porquê matar um animal cuja última gota de leite precisamos? Onde está o bom senso? Tomem como exemplo Kṛṣṇa; Ele matou Pūtanā mas deu-lhe a posição de mãe. Porque Kṛṣṇa sentiu gratidão, "Independentemente da intenção de Pūtanā, Eu mamei de seu peito, por isso, ela é Minha mãe." Nós estamos a tirar o leite da vaca. Não é nossa mãe? Quem pode viver sem leite? Quem é que não tomou leite de vaca? Precisamos de leite, logo pela manhã. E o animal da-nos leite, não é nossa mãe? Onde está o sentido comum? Civilização matadora da Mãe. E querem ser felizes. Periodicamente, deflagram grandes guerras com grandes massacres. É a reacção.