PT/Prabhupada 0157 - A menos que o seu coração esteja limpo não pode entender quem é Hari



Lecture on SB 6.2.11 -- Vrndavana, September 13, 1975

Se não aceitas a injunção dos Sastras, especialmente quando Krishna, o Senhor Supremo, te está a dar instruções no Bhagavad Gita... Essa é a essência de todos os Sastras. Aceita isso. Então, serás feliz. De outra maneira não. Por isso aqui é dito que aghavan, o homem pecador, não pode ser purificado, simplesmente através dessas cerimónias ritualisticas, expiação ou cumprindo algum voto, vratah. Então, como é possivel? Porque toda a gente.... Yatha harer nama. Por isso recomenda-se, harer nāma harer nāma harer nāmaiva kevalam, kalau nāsty eva nāsty eva nāsty eva (CC Adi 17.21). A mesma coisa. Nunca encontrarás contradições nas injunções dos Sastras. No Agni Purana é dito e no Srimad Bhagavatam também a mesma coisa. No Agni Purāṇa é dito, harer nāma harer nāma harer nāmaiva kevalam, e aqui no Srimad Bhagavatam é dito: yathā harer nāma-padair udāhṛtaiḥ tad uttamaśloka-guṇopalambhakam. Harer nāma significa cantar o Santo Nome. Isso é simples. Mas quando cantas harer nāma então gradualmente entendes, quem é Hari, qual é a sua forma, quais são as suas qualidades, quais são as suas actividades. Então consegues entender. Porque sem harer nāma o teu coração permanece sujo - ceto-darpaṇa-mārjanam (CC Antya 20.12) - a não ser que o teu coração esteja limpo não consegues entender quem é Hari, qual é o seu nome, qual é a sua forma, quais as suas qualidades, quais são as suas actividades. Não consegues entender.

Ataḥ śrī-kṛṣṇa-nāmādi na bhaved grāhyam indriyaiḥ (CC Madhya 17.136). Se usas os teus sentidos absurdos e disparatados, não consegues entender Krishna. Por isso as pessoas não estão a entender Krishna nem compreendem o valor de hari-nama. Porque os seus sentidos são absurdos, contaminados com estas qualidades ilusórias, elas não conseguem entender. Mas esta é a única forma - ceto-darpaṇa-mārjanaṁ bhava-mahā-dāvāgni-nirvāpaṇam (CC Antya 20.12). Porque tens de ser purificado, então este é o unico método. Cantar Hare Krishna. Assim serás gradualmente purificado. Puṇya-śravaṇa-kīrtanaḥ. Puṇya-śravaṇa-kīrtanaḥ. Śṛṇvatāṁ sva-kathāḥ kṛṣṇaḥ puṇya-śravaṇa-kīrtanaḥ (SB 1.2.17). Se ouves, se cantas acerca de Krishna, Uttamaśloka, como é afirmado, tad uttamaśloka-guṇopalambhakam, imensos benefícios surgem.— Por isso o movimento Hare Krishna é tão importante que todas as pessoas deviam levá-lo muito a sério. Kīrtanīyaḥ sadā hariḥ.

tṛṇād api sunīcena
taror api sahiṣṇunā
amāninā mānadena
kīrtanīyaḥ sadā hariḥ
(CC Adi 17.31)

Esta é a instrução de Caitanya Mahāprabhu. Difícil.....é padaṁ padaṁ yad vipadam (SB 10.14.58). Neste mundo material há apenas vipada. Não há sampada. Tolamente nós pensamos: "Agora estou muito bem." O que está bem? Tens que morrer no próximo momento. O que está bem? Mas estas pessoas tolas dizem : " Sim, eu estou bem:" Se perguntas a alguém: "Como estás?" " Sim, muito bem." O que é assim tão bom? Vais morrer amanhã. Ainda é bom. Isto é tudo. Isto vai acontecendo. Então é padaṁ padaṁ yad vi... Eles fazem pesquisas cientificas para serem felizes, mas esses patifes não sabem como parar a morte. Então, o que está bem? Mas eles não têm cérebro para entender. Mas Krishna diz: " Estes são os problemas, meu querido senhor. Vós cientistas estais a tentar tantas coisas." Janma-mṛtyu-jarā-vyādhi-duḥkha-doṣānudarśanam (BG 13.9). Antes de mais nada, procura saber qual é o teu problema. Janma-mṛtyu-jarā-vyādhi. Tens que nascer, tens que morrer, tens de sofrer doenças, tens de envelhecer. Para com isto antes de mais; então fala de avanço cientifico. De outro modo, és um disparate. Muito obrigada.