PT/Prabhupada 0183 - Senhora Coruja, por favor abra os olhos e veja o sol



Lecture on SB 6.1.37 -- San Francisco, July 19, 1975

Deus está a dizer: "Aqui estou Eu. Eu vim". Paritranaya sadhunam vinasaya ca duskrtam (BG 4.8). "Eu apareci perante ti apenas para te dar alívio". Paritranaya sadhunam. "Estás a tentar entender-Me, então aqui estou. Estou presente. Por que pensas que Deus não tem forma? Aqui estou, Krishna, com uma forma. Vê, tenho a minha flauta na mão. Eu gosto muito das vacas. Eu amo as vacas, os sábios e Brahma, a todos igualmente, porque são todos meus filhos em diferentes corpos ". Krishna está a jogar. Krishna está a falar. Ainda assim, estes patifes não entenderão Krishna. Então, qual é a culpa de Krishna? A culpa é nossa. Andha. Assim como a coruja. A coruja nunca abrirá os olhos para ver que há luz do sol. Conheces isso, a coruja? Então elas não vão abrir os seus olhos. No entanto, podes dizer: "Sra. Coruja, abra os seus olhos e veja o sol" "Não, não há sol, eu não vejo". (risos) Esta civilizaçãoé de corujas. Então, terás que lutar com essas corujas. Deves ser muito forte, especialmente o sannyasis. Temos que lutar com as corujas. Nós temos que abrir os seus olhos á força, com a máquina. (risos) Então, isso está a acontecer. Assim, este movimento da consciência de Krishna é uma luta contra todas as corujas.

Então, aqui está um desafio: yuyam vai dharma-rajasya yadi nirdesa-karinah (SB 6.1.38). Nirdesa-karinah. Servente significa que eles não têm uma segunda escolha além de levar a cabo as ordens do mestre. Portanto, nirdesa-karinah. Eles não podem argumentar. Não. Seja qual for a ordem, isso é feito. Então, se alguém alegar tornar-se ... Ele está á espera ... Eu acho ... Aqui, os Visnudutas também são mencionados, vasudevokta-karinah. Eles também são servos. Então, ukta significa que qualquer ordem dada por Vasudeva, eles a realizam. Da mesma forma, os Yamadutas, são servos de Yamaraja. Eles também são chamados nirdesa-karinah: "Se realmente és servo de Yamaraja, ages de acordo com a sua direção, então deves saber o que é dharma e o que é adharma ". Assim, eles são realmente servos genuínos de Yamaraja, não há dúvida sobre isso. Agora eles estão a dar a sua identificação dessa maneira, yamaduta ucuh veda-pranihito dharmah, imediatamente respondido. "O que é dharma?" Essa foi a pergunta. Respondida imediatamente. Eles sabem o que é dharma. Veda-pranihito dharmah: "Dharma significa o que é explicado nos Vedas". Não podes criar dharma. Veda, o conhecimento original, Veda significa conhecimento. Veda-sastra. Então, desde o momento da criação, o Veda foi dado a Brahma. Veda ... Portanto, é chamado de apauruseya; não é fabricado. Isso é explicado no Srimad-Bhagavatam, tene brahma hrda adi-kavaye. Brahma, brahma significa Veda. Vedas outro nome é brahma, conhecimento espiritual, ou todo o conhecimento, brahma. Então, tene brahma adi-kavaye hrda. Então, os Vedas devem ser estudados com o mestre espiritual.

Então, diz-se que Brahma é o primeiro ser vivo que entendeu os Vedas. Então, como é que ele entendeu? Onde está o professor? Não há outra criatura. Como é que ele entendeu os Vedas? O professor era Krishna, e Ele está situado no coração de todos. Isvarah sarva-bhutanam hrd-these arjuna tisthati (BG 18.61). Assim, Ele está a ensinar a partir do coração. Então, Krishna ensina - Ele é tão gentil - como caitya-guru, a partir do coração, e Ele envia o seu representante pelo lado de fora. Caitya-guru e guru, de ambas as maneiras, Krishna está a tentar. Krishna é tão gentil. Então, portanto, os Vedas, não são livros feitos pelo homem. Veda, apauruseya. Apauruseya significa não ser feito por ... Não devemos considerar os Vedas como um livro de especulação mental comum. Não. É conhecimento perfeito. É conhecimento perfeito. E é preciso recebe-lo como é, sem qualquer adulteração, interpretação. Então é falado por Deus. Portanto, o Bhagavad-Gita também é Veda. É falado por Krishna. Então, não se pode fazer qualquer adição, alteração. Deve-se assumi-lo como está. Assim, obtém-se o conhecimento certo.