PT/Prabhupada 0296 - Embora o Senhor Jesus Cristo tenha sido crucificado, ele nunca mudou de opinião



Lecture -- Seattle, October 4, 1968

Há evidência nos Vedas, de que há Deus. Em todas as escrituras, todas as grandes personalidades, devotos, representantes de Deus ... Assim como o Senhor Jesus Cristo, ele deu informações acerca de Deus. Embora ele tenha sido crucificado, ele nunca mudou de opinião. Portanto, temos evidências das escrituras, dos Vedas, de grandes personalidades, ainda assim, se eu disser: "Deus está morto. Deus não existe", que tipo de homem sou? Isso é chamado de demónio. Eles nunca vão acreditar. Eles nunca acreditarão ... Exatamente o oposto do demónio é budhā. Budhā significa homem muito inteligente e sábio. No Caitanya-caritāmṛta é dito, portanto, kṛṣṇa ye bhaje se baḍa catura. Quem se sente atraído por Kṛṣṇa e O ama ... Adorar significa amar. No começo é adoração, mas no final é amor. Adoração.

Então isso é matvā bhajante māṁ budhā. Quem é sábio, inteligente, que sabe que Kṛṣṇa é a causa de todas as causas ...

īśvaraḥ paramaḥ kṛṣṇaḥ
sac-cid-ananda-vigrahaḥ
anādir ādir govindaḥ
sarva-kāraṇa-kāraṇam
(Bs. 5.1)

Sarva-kāraṇa: tudo tem causa, causa e efeito. Então continue a descobrir qual é a causa disso, qual é a causa disso, qual é a causa disso, então encontrará Kṛṣṇa. Sarva-kāraṇa-kāraṇam. E Vedānta diz, janmādy asya yataḥ (SB 1.1.1). Não pode dizer que algo surgiu automaticamente. Isso é tolice. Tudo tem uma fonte de geração. Tudo. Isso é inteligência. Não diga ... Assim como, na ciência moderna, "Havia um pedaço e havia criação - talvez". Isso também é "talvez", você vê. Portanto, esse tipo de conhecimento é inútil. Deve descobrir. Se eu perguntar ao cientista: "Qual é a causa desse pedaço?" eles não podem responder. Então descubra a causa e você descobrirá ... Se não consigo encontrar, temos que seguir ... Mahājano yena gataḥ sa panthāḥ (CC Madhya 17.186). Temos que seguir os ācāryas autorizados. Se é cristão, basta seguir Jesus Cristo. Ele diz: "Existe Deus". Então, aceite que existe Deus. Ele diz, "Deus criou isso". Ele disse, 'Haja criação', e houve criação. Então, aceitamos o seguinte: "Sim. Deus criou". Aqui também no Bhagavad-gītā Deus diz, Kṛṣṇa diz, ahaṁ sarvasya prabhavo (BG 10.8): "Eu sou a origem". Então Deus é a origem da criação. Sarva-kāraṇa-kāraṇam: (Bs. 5.1) Ele é a causa de todas as causas.

Então, temos que seguir os exemplos de grandes personalidades, temos que estudar livros autorizados e Vedas, e temos que seguir o exemplo deles; então a consciência de Kṛṣṇa ou a realização de Deus, ou a consciência de Deus não são difíceis. Isso é muito fácil. Quero dizer que não há nenhum obstáculo no caminho da sua compreensão do que é Deus. Está tudo lá. O Bhagavad-gītā está lá, o Śrīmad-Bhāgavata está lá. Até aceita, a sua Bíblia está lá, o Alcorão está lá, em todo o lugar. Sem Deus, não pode haver nenhum livro ou escritura. Hoje em dia, é claro, eles estão a fabricar muitas coisas. Mas, em qualquer sociedade humana a conceção de Deus está lá - de acordo com o tempo, de acordo com as pessoas, mas a ideia está aí. Agora tem que entender, jijñāsā. Portanto, Vedānta-sūtra diz, tente entender Deus através de inquérito, inquérito. Este inquérito é muito importante.