PT/Prabhupada 1080 - Resumo no Bhagavad-gita - Deus único, Krishna. Krishna não é Um Deus Séctario



660219-20 - Lecture BG Introduction - New York

Na última parte do Bhagavad-gītā, o Senhor diz muito enfaticamente. ahaṁ tvāṁ sarva-pāpebhyo mokṣayiṣyāmi mā śucaḥ (BG 18.66). O Senhor assume a responsabilidade. Para a pessoa que se rende ao Senhor, Ele assume a responsabilidade de indemnizar, de indemnizar de todas as reacções aos pecados.

mala-nirmocanaṁ puṁsāṁ
jala-snānaṁ dine dine
sakṛd gītāmṛta-snānam
saṁsāra-mala-nāśanam
(Gītā-māhātmya 3)

A pessoa limpa-se diariamente banhando-se com água, mas quem se banha, ainda que só uma vez, nas águas sagradas do Ganges do Bhagavad-gītā, a sua sujeira material é completamente erradicada.

gītā su-gītā kartavyā
kim anyaiḥ śāstra-vistaraiḥ
yā svayaṁ padmanābhasya
mukha-padmād viniḥsṛtā
(Gītā-māhātmya 4)

Porque o Bhagavad-gītā foi falado pela Suprema Personalidade de Deus, as pessoas devem... Pode ser que as pessoas não leiam todas as outras literaturas Védicas. Mas se simplesmente lerem e ouvirem atenta e regularmente o Bhagavad-gītā, gītā su-gītā kartavyā... Devemos adoptar este método usando todos os meios. Gītā su-gītā kartavyā kim anyaiḥ śāstra-vistaraiḥ. Na era actual, as pessoas estão atadas por tantas coisas, que é muito difícil dar a devida atenção a todas as literaturas Védicas. Esta literatura em particular é suficiente porque é a essência de toda a literatura Védica, e foi especialmente falado pela Suprema Personalidade de Deus.

bhāratāmṛta-sarvasvaṁ
viṣṇu-vaktrād viniḥsṛtam
gītā-gaṅgodakaṁ pītvā
punar janma na vidyate
(Gītā-māhātmya 5)

Está explicado que para a pessoa que bebe a água do Ganges, ela alcança a libertação. Que dizer então do Bhagavad-gītā? O Bhagavad-gītā é o néctar de todo o Mahābhārata, e foi falado por Viṣṇu. O Senhor Kṛṣṇa é o Viṣṇu original. Viṣṇu-vaktrād viniḥsṛtam. Emanou da boca da Suprema Personalidade de Deus. E gaṅgodakaṁ, está mencionado que o Ganges emanou dos pés de lótus do Senhor, e o Bhagavad-gītā emanou da boca do Senhor. Claro que não há diferença entre a boca e os pés do Senhor Supremo. Contudo, a partir de um ponto de vista neutro podemos analisar que o Bhagavad-gītā é ainda mais importante que a água do Ganges.

sarvopaniṣado gāvo
dogdhā gopāla-nandana
pārtho vatsaḥ su-dhīr bhoktā
dugdhaṁ gītāmṛtaṁ mahat
(Gītā-māhātmya 6)

Tal... Este Gītopaniṣad é tal qual uma vaca, e o Senhor, que é famoso como um vaqueiro, está a ordenhar esta vaca. Sarvopaniṣado. É a essência de todos os Upaniṣads e é representada como uma vaca. E o Senhor, sendo um vaqueiro perito, está a ordenhar a vaca. E pārtho vatsaḥ. E Arjuna é tal como um bezerro. E su-dhīr bhoktā. e os académicos eruditos e devotos puros, devem beber este leite. Su-dhīr bhoktā dugdhaṁ gītāmṛtaṁ mahat. O néctar, o leite do Bhagavad-gītā, é destinado aos devotos eruditos.

ekaṁ śāstraṁ devakī-putra-gītam
eko devo devakī-putra ev
eko mantras tasya nāmāni yāni
karmāpy ekaṁ tasya devasya sevā
(Gītā-māhātmya 7)

O mundo deve aprender a lição do Bhagavad-gītā. Evaṁ śāstraṁ devakī-putra-gītam. Só deve haver uma escritura, uma escritura comum para todo o mundo, para toda a humanidade, e essa é o Bhagavad-gītā. evo devakī-putra eva. E que haja um Deus para todos, Śrī Kṛṣṇa. E eko mantras tasya nāmāni. E um hino, mantra, só um hino, uma oração, ou um hino, o cantar do Seu nome, Hare Kṛṣṇa Hare Kṛṣṇa Kṛṣṇa Kṛṣṇa Hare Hare, Hare Rāma Hare Rāma Rāma Rāma Hare Hare. Eko mantras tasya nāmāni yāni karmāpy ekaṁ tasya devasya sevā. E que haja uma só actividade, a de servir a Suprema Personalidade de Deus. A partir do Bhagavad-gītā, podemos aprender que as pessoas estão muito ansiosas por uma religião, um Deus, uma escritura, e uma ocupação, ou actividade na vida. Isso está resumido no Bhagavad-gītā. Essa unidade, esse Deus é Kṛṣṇa. Kṛṣṇa não é um Deus sectário. Kṛṣṇa, a partir do nome de Kṛṣṇa... Kṛṣṇa quer dizer, tal como já explicamos anteriormente, Kṛṣṇa quer dizer o prazer mais elevado.