PTBR/Prabhupada 0046 - Não se torne um animal – tome uma atitude



Morning Walk -- May 28, 1974, Rome

Yogeśvara: Antes de sair, Bhagavān me deixou uma lista de perguntas. Posso perguntar-lhe algumas delas?

Prabhupāda: Sim.

Yogeśvara: Um problema que parece estar ocorrendo cada vez mais frequentemente é o aparecimento de terroristas, isto é, homens que são motivados por algumas razões políticas, principalmente.

Prabhupāda: Sim todo o princípio básico eu já expliquei. Porque eles são animais, então às vezes um animal é feroz. Isso é tudo. Animal, existem diferentes tipos de animais. Tigres e leões, eles são animais ferozes. Mas você vive na sociedade animal. Assim, na sociedade animal, se outro animal vem, muito feroz, isso não é muito surpreendente. Afinal, você está vivendo na sociedade animal. Então, você deve se tornar um ser humano, ideal. Esta é a única solução. Nós já declaramos, esta é a sociedade animal. Se algum animal feroz aparece aqui, Então onde está a surpresa? Afinal de contas, é a sociedade animal. Se vem um tigre ou um elefante, eles são todos animais. Mas não se torne um animal. Corrija-se. Isso é necessário. Um ser humano é chamado de animal racional. Se você vem para a racionalidade, isso é necessário. Se você também permanece como um outro animal, um outro tipo de animal, isso não vai ajudá-lo. Você tem que se tornar um ser humano de fato. Mas, durlabhaṁ mānuṣaṁ janma tad apy adhruvam arthadam. (SB 7.6.1)

Essas pessoas, elas não têm objetivo de vida. Qual é o objetivo do ser humano..., eles não sabem. Então suas propensões animais estão sendo ajustadas, desse jeito, daquele jeito, desse jeito, daquele jeito. Assim como eles vão para ver dançarinas nuas. A propensão animal, ele está vendo sua esposa nua diariamente, e ainda assim ele vai ver dançarinas nuas, e ainda pagando algumas taxas por isso. Porque eles não têm outro engajamento exceto esta animalidade. Não é? Então, qual é a necessidade de ir ver outra mulher nua? Você está vendo todos os dias, todas as noites, a sua mulher nua. Por que você é... Porque eles não têm outra atividade. Os animais. Punaḥ punaś carvita-carvaṇānām (SB 7.5.30). O fato de que um cão, ele não sabe o que é o sabor. Ele simplesmente está mastigando um osso, desse jeito, daquele jeito, desse jeito, daquele jeito. Porque ele é um animal. Ele não tem outra atividade. Então toda essa sociedade é animal. Especialmente os ocidentais. E eles desenvolveram uma civilização na qual as propensões animais, significa "eu sou este corpo, e o melhor uso da minha vida é para satisfazer os sentidos." Este é o animal. "Eu sou este corpo." Corpo significa os sentidos. "E satisfazer os sentidos é a mais alta perfeição." Esta é a civilização deles. Então você tem que introduzir a verdadeira civilização humana. Você não deveria estar surpreso, um animal, em diferentes formas, em diferente capacidade, surge. Afinal de contas, ele é um animal. O princípio básico é animalidade. Porque ele está pensando: "Eu sou este corpo..." Assim como o cão está pensando: "Eu sou um cão, muito robusto e forte", da mesma forma, outro homem está pensando: "Eu sou uma grande nação." Mas o que é o princípio básico? Um cão também está pensando tendo por base o seu corpo, e esta grande nação também está pensando com base no corpo. Portanto, não há diferença entre este cão e esta grande nação. A única diferença é que o ser humano, por um dom da natureza, tem melhores sentidos. E ele não tem poder, ou não há educação para utilizar esses melhores sentidos, em como avançar espiritualmente e sair deste mundo material. Que ele não tem nenhum sentido. Ele está simplesmente usando essa melhor inteligência para a animalidade. Este é o significado. Ele não tem educação para saber como utilizar a melhor inteligência que possui. Portanto, ele a está utilizando somente em animalidade. E as pessoas de todo o mundo, quando vêem os ocidentais, "Eles são avançados." O que é isso? Avançados na animalidade. O princípio básico continua sendo a animalidade. Eles se surpreendem. Eles também imitam. Então, eles estão expandindo o animalismo, a civilização animal. Agora, temos de combater para o benefício da civilização humana.