PTBR/Prabhupada 0090 - Administração sistemática – senão, como a ISKCON será feita



Morning Walk -- December 5, 1973, Los Angeles

Prabhupāda: Todo mundo pertence à família de Krishna, mas temos que ver o que ele está fazendo para Krishna. Assim como todo mundo é cidadão do Estado. Por que a um homem é dada alta posição e grande título?

Prabhupāda: Por quê? Porque ele é reconhecido.

Sudāmā: Certo.

Prabhupāda: Então é preciso dar serviço. Basta sentir, "Eu pertenço à família de Krishna", e não fazer nada para Krishna, isso não é...

Sudāmā: Isso não é bom.

Prabhupāda: Isso não é bom. Isso significa que ele vai... Muito em breve ele vai novamente esquecer Krishna. Ele mais uma vez vai esquecer.

Sudāmā: Na verdade, o outro elemento é muito poderoso. Estas pessoas aqui, porque, mesmo embora elas sejam parte da família de Krishna, todavia, porque elas se esqueceram, então nós nos tornamos influenciados por seu esquecimento.

Prabhupāda: Sim. Esquecimento significa Māyā.

Sudāmā: Sim.

Prabhupāda: Māyā é nada. É um esquecimento. Isso é tudo. Não tem existência. Esquecimento, ela não se firma. Mas enquanto ela estiver lá, é muito problemático.

Sudāmā: Eu fui questionado por alguns devotos sobre o porquê de às vezes eles não se sentirem felizes. Então, mesmo que eles estejam insatisfeitos, mentalmente, devem, eles ainda devem continuar em Consciência de Krishna. Eu digo a eles, mesmo que você esteja infeliz...

Prabhupāda: Mas você deve mostrar exemplo. Se você mostrar exemplo de forma diferente, como eles irão segui-lo? Exemplo é melhor do que o preceito. Por que você está morando fora do templo?

Sudāmā: Bem, eu...

Prabhupāda: ...na última vez em que eu estava com a saúde muito deteriorada, eu tive que deixar este lugar. Isso não significa que eu vou deixar a Sociedade. Eu fui para a Índia e me recuperei. Ou vim para Londres. Está tudo bem. Portanto, a saúde pode estar às vezes... Mas isso não significa que vamos desistir da Sociedade. Se minha saúde está inadequada aqui, eu vou... Eu tenho uma centena de centros. E você não vai sair deste universo para a recuperação da sua saúde. Você tem que permanecer dentro do universo. Então por que você sai da Sociedade? (pausa) ... Śrī Narottama dāsa Ṭhākura. Nós temos de viver com os devotos. Por que eu deixei minha familia? Porque eles não eram devotos. Por isso eu venho... Caso contrário, na velhice, eu teria ficado confortável. Não. Não devemos viver com os não-devotos, podem ser homens de família ou qualquer um. Assim como Mahārāja Vibhīṣaṇa. Porque seu irmão não era devoto, ele o deixou, o deixou. Ele veio para Rāmacandra. Vibhīṣaṇa. Você sabe disso?

Sudāmā: Sim.

Hṛdayānanda: Então Prabhupāda, ele diz que um sannyāsī deve viver sozinho, isso significa que, somente com devotos.

Prabhupāda: Quem...! Onde é dito que o sannyāsī deve viver sozinho?

Hṛdayānanda: Quero dizer, às vezes em seus livros.

Prabhupāda: Como?

Hṛdayānanda: Às vezes em seus livros. Então, isso significa com os devotos?

Prabhupāda: Em geral, o sannyāsī pode viver sozinho. Mas o dever do sannyāsī é pregar.

Sudāmā: isso eu nunca quero abandonar.

Prabhupāda: Como?

Sudāmā: Eu não quero nunca parar de pregar.

Prabhupāda: Pregação, você não pode fabricar pregação. Você deve fazer a pregação de acordo com os princípios ordenados por seu mestre espiritual. Você não pode fabricar seu próprio modo de pregação. Isso é necessário. Deve haver algum líder. Sob a liderança. Yasya prasādād bhagavat... Por que se diz? Em todos os lugares, no escritório, há algum chefe imediato. Então você tem que agradar a ele. Esse é o serviço. Suponha que no escritório, em um departamento há um escritório do superintendente. E se você faz no seu próprio caminho, "Sim, eu estou fazendo o meu negócio", e o superintendente do escritório não está satisfeito, você acha que esse tipo de serviço é bom? Da mesma forma, temos, em todos os lugares temos chefe imediato. Portanto, temos de trabalhar. Isso é sistemático. Se todo mundo fabrica, inventa seu próprio modo de vida, então vai haver caos.

Sudāmā: Sim, isso é verdade.

Prabhupāda: Sim. Então agora nós somos uma organização global. Há o lado espiritual, e há o lado material também. Esse não é o lado material. Esse é também o lado espiritual, significa gestão sistemática. Caso contrário, como é que vai ser feito? Assim como Gaurasundara vendeu a casa, e não há nenhum rastro do dinheiro. O que é isto? Ele não perguntou a ele, a ninguém. Ele vendeu a casa, e onde está o dinheiro, não há qualquer vestígio.