PTBR/Prabhupada 0138 - Deus é muito gentil. O que quer que você deseje, Ele vai satisfazer



Ratha-yatra -- Philadelphia, July 12, 1975

Senhoras e senhores, primeiro eu gostaria de agradecê-los, que não são habitantes dessa ótima cidade, Philadelphia. Vocês são muito gentis e entusiasmados em fazer parte desse movimento! Então eu lhes sou muito grato. Especialmente aos garotos e garotas Americanos que estão me ajudando tanto a espalhar o Movimento para a Consciência de Kṛṣṇa nesses países Ocidentais. Eu recebi essa ordem do meu mestre espiritual de pregar a Consciência de Kṛṣṇa nos países Ocidentais. Então, em 1965 eu vim pela primeira vez a Nova York. Então, em 1966 essa sociedade foi registrada regularmente em Nova York e desde 1967 esse movimento tem caminhado constantemente na América, Europa, Canadá, sul do Oceano Pacífico, Australia e pelo mundo todo.

Então eu posso informá-los um pouco sobre esse movimento, Consciência de Kṛṣṇa. Essa palavra: Kṛṣṇa, significa todo-atrativo Kṛṣṇa é atrativo para todas as entidades vivas, não apenas aos seres humanos, mesmo aos animais, pássaros, abelhas, árvores, flores, frutas, água. Essa é a foto de Vṛndāvana. Esse é o mundo material. Nós não temos experiência no mundo espiritual, mas nós podemos ter uma breve ideia sobre o que é espírito e o que é matéria. Apenas tente entender a diferença entre um homem vivo e um corpo morto. O corpo morto só tem significado até que a força vital dentro dele vá embora, e então ele se torna matéria morta, inútil. E enquanto a força vital está lá, o corpo é muito importante. Então enquanto experienciamos a vida a partir desse corpo, existe algo como a matéria morta e a força vital. Similarmente, existem dois mundos: o mundo material e o mundo espiritual. Nós, entidades vivas, todos nós pertencemos ao mundo espiritual. Nós não pertencemos ao mundo material. De alguma forma, nós estamos agora em contato com o mundo material e o corpo material e o negócio é que, apesar de sermos uma eterna força vital, justificados pelo nosso contato com esse corpo materia, nós precisamos passar por três sorimentos:; nascimento, morte,doença e velhice. Isso temos que suportar. Nesse mundo material, nós ganhamos um tipo de corpo e isso termina num certo estágio. Assim como qualquer coisa material. Você, por exemplo, tira o seu vestido. Você está vestida com um certo tipo de peça, mas quando essa roupa fica velha e surrada, não mais utilizável, você usa outro vestido. Então esse corpo material é o vestido do espírito, da força vital. Mas pelo fato de estarmos apegados a esse mundo material, querendo aproveitá-lo, nós ganhamos diferentes tipos de corpo. Isso é explicado no Bhagavad-gītā como uma máquina. Na verdade, isso é mesmo uma máquina, esse corpo. No Bhagavad-gītā é dito:

īśvaraḥ sarva-bhūtānāṁ
hṛd-deśe 'rjuna tiṣṭhati
bhrāmāyān sarva-bhūtāni
yantrārūḍhāni māyayā
(BG 18.61)

Então nós, entidades vivas, desejamos. "O Homem propõe, Deus dispõe". Deus é muito gentil. Seja qual for o seu desejo, Ele irá satisfazer. Apesar de ele dizer que "Esse tipo de desejo material nunca irá satisfazê-lo", nós continuamos querendo. Portanto, Deus, Kṛṣṇa, nos supre com diferentes tipos de corpo para satisfazer nossos diferentes desejos. Isso é chamado de vida material, condicionada. Essa diferença corpórea de acordo com o desejo é chamada de processo evolutivo. Pela evolução, nós vamos da forma corpórea humana aos outros milhões de corpos. Jalajā nava-lakṣāṇi sthāvarā lakṣa-viṁśati. Nós abrangemos 900,000 de formas na água. Semelhantemente, há duas milhões formas de plantas e árvores. Dessa forma, pelas leis da natureza, ela nos traz até essa forma de vida humana só para evoluir ou acordar nossa consciência. A natureza nos dá a chance. "Agora, o que vocês querem fazer?" Agora, vocês tem desenvolvido a consciência. Agora, você novamente quer ir ao processo evolutivo, ou você quer ir ao sistema planetário mais alto? Você quer ir até Deus, Kṛṣṇa, ou você quer permanecer aqui?" Aí estão essas opções. Isso é indicado no Bhagavad-gītā,

yānti deva-vratā devān
pitṛn yānti pitṛ-vratāḥ
bhūtejyā yānti bhūtāni
mad-yājīno 'pi yānti mām
(BG 9.25)

Agora, faça sua seleção. Se você quer ir ao sistema planetário mais alto, você pode. Se você quer permanecer aqui, no sistema planetário intermediário, você também pode. E se você quiser ir ao sistema planetário mais baixo, pode fazê-lo. E se você quiser ir até Deus, Kṛṣṇa, você também é livre para isso. A escolha é sua. Portanto, qual é a diferença entre o mundo material, quer seja no sistema planetário mais alto ou no sistema planetário mais baixo, e o mundo espiritual? O mundo espiritual significa que não há consumo material. Tudo é espírito, como eu lhe disse. A árvores, as flores, as frutas, a água, os animais - tudo é espiritual. Então, não há aniquilação. É eterno. Então, se você quiser ir ao mundo espiritual, então você pode ter essa oportunidade agora, nessa forma humana de vida. E se você quiser permanecer nesse mundo material, pode fazê-lo por igual.