PTBR/Prabhupada 0149 - O movimento da consciência de Krishna significa encontrar o Pai Supremo



Tenth Anniversary Address -- Washington, D.C., July 6, 1976

Então este movimento da consciência de Kṛṣṇa significa encontrar o pai Supremo. Pai Supremo. Esta é a essência deste movimento. Se não sabemos quem é o nosso pai, isso não é uma posição muito boa. Ao menos, na Índia, é um costume, se alguém não sabe dizer o nome do seu pai, ele não é muito respeitável. E é o sistema na côrte que você escreve o seu nome, e você deve escrever o nome do seu pai. Isso é indiano, sistema védico, e o nome, o próprio nome dele, o nome do pai e o nome da vila de origem. Esses três juntos. Acho que pode ser que esse sistema prevaleça em outros países, mas na Índia, esse é o sistema. Primeiro o seu próprio nome, o segundo nome é o do seu pai, e o terceiro nome é a vila ou o país onde ele nasceu. Esse é o sistema. Então o pai... precisamos conhecer o pai. Esse é o movimento da consciência de Kṛṣṇa. Se permanecemos esquecidos do nosso pai, essa não é uma posição muito boa. E que tipo de pai? Paraṁ brahma paraṁ dhāma (BG 10.12). O mais rico. Não o pai pobre que não pode alimentar os seus filhos. Não é esse pai. Eko yo bahūnāṁ vidadhāti kāmān. Esse pai é tão rico que Ele sozinho está alimentando milhões e milhões e trilhões de entidades vivas. Na África há centenas e milhões de elefantes. Ele os está alimentando. E dentro da sala há um buraco, talvez haja milhões de formigas. Ele também as alimenta. Eko yo bahūnāṁ vidadhāti kāmān. Nityo nityānāṁ cetanaś cetanānām (Kaṭha Upaniṣad 2.2.13). Isto é a informação védica.

Então a vida humana, ela é feita para entender quem é o pai, qual é a Sua lei, quem é Deus, qual é a nossa relação com Ele. Isso é Vedānta. Vedānta não significa falar qualquer insensatez e não ter nenhuma relação com o pai. Śrama eva hi kevalam. Se você não sabe quem é o seu pai...

dharmaḥ svanuṣṭhitaḥ puṁsāṁ
viṣvaksena-kathāsu yaḥ
notpādayed yadi ratiṁ
śrama eva hi kevalam
(SB 1.2.8)

Isso não é desejado. E Kṛṣṇa diz, vedaiś ca sarvair aham eva vedyaḥ (BG 15.15). Então torne-se especialista em Vedanta, isso é muito bom. No começo do Vedānta é dito que a Verdade Absoluta é aquela de onde tudo se origina. Athāto brahma jijñāsā. Este é o começo. Agora a vida humana é feita para entender a Verdade Absoluta, jijñāsā. Um indivíduo deve perguntar-se sobre o que é o Absoluto. Isso é vida humana, descobrir a Verdade Absoluta. Então o sūtra seguinte imediatamente diz que a Verdade Absoluta é a fonte de tudo. E o que é esse tudo? Duas coisas nós encontramos: animado e inanimado. Experiência prática. Alguns deles são animados e alguns deles são inanimados. Duas coisas. Agora podemos expandir as variedades. Isso é outra coisa. Mas duas coisas estão lá. Então estas duas coisas, nós vemos que há um controlador acima dessas duas coisas, o animado e o inanimado. Então nós temos que perguntar agora se a fonte das duas coisas, o animado e o inanimado, qual é a sua posição? A posição é explicada no Śrīmad-Bhāgavatam, janmādy asya yato 'nvayād itarataś cārtheṣv abhijñaḥ (SB 1.1.1). Essa é a explicação.

A fonte original de tudo é abhijñaḥ. Como? Anvayād itarataś cārtheṣu. Se eu crio algo, eu conheço tudo, todos os seus detalhes. Anvayād, direta ou indiretamente, eu conheço. Se eu constru algo... Suponha que eu saiba alguma preparação especial, e então eu sei de todos os detalhes sobre como fazê-la. Essa é a origem. Então essa origem é Kṛṣṇa. Kṛṣṇa diz, vedāhaṁ samatītāni: (BG 7.26): "Eu sei de tudo - passado, presente e futuro". Mattaḥ sarvaṁ pravartate. Aham ādir hi devānām (BG 10.2). Segundo a teoria da criação... não a teoria, o fato. Brahmā viṣṇu maheśvara. Então estes são os devatās principais. Então Viṣṇu é o original. Aham ādir hi devānām. A criação, primeiro Mahā-Viṣṇu; então de Mahā-Viṣṇu há Garbhodakaśāyī Viṣṇu. De Garbhodakaśāyī Viṣṇu há Kṣīrodakaśāyī Viṣṇu, expansão de Viṣṇu, e d'Ele, vem Brahmā. Brahmā nasce de Garbhodakaśāyī Viṣṇu na flor de lótus, então ele origina Rudra. Essa é a explicação da criação. Então Kṛṣṇa diz aham ādir hi devānām. Ele também é a origem de Viṣṇu porque, a partir do śāstra nós dizemos, kṛṣṇas tu bhagavān svayam (SB 1.3.28). A Personalidade original de Deus é Kṛṣṇa. E a primeira expansão de Kṛṣṇa é Baladeva. E de Baladeva vem este Catur-vyūha, Vāsudeva, Saṅkarṣaṇa, Aniruddha, dessa forma. Então Nārāyaṇa. De Nārāyaṇa, o segundo Catur-vyūha, e do segundo Catur-vyūha, Saṅkarṣaṇa, Mahā-Viṣṇu. Dessa forma você tem que aprender os śāstras. Você vai descobrir que na verdade, como é dito no śāstra, kṛṣṇas tu bhagavān svayam. E Kṛṣṇa diz, aham ādir hi devānām (BG 10.2). Ahaṁ sarvasya prabhavo mattaḥ sarvaṁ pravartate (BG 10.8). E Arjuna aceita, paraṁ brahma paraṁ dhāma pavitraṁ paramaṁ bhavān (BG 10.12). Então nós temos que aceitar śāstra. Śāstra-cakṣuṣāt: você precisa ver através do śāstra. E se você aprende śāstra, então você vai encontrar kṛṣṇas tu bhagavān svayam.

Então esse movimento da consciência de Kṛṣṇa significa apresentar à sociedade humana a Suprema Personalidade de Deus. Isso é o movimento da consciência de Kṛṣṇa. Então nós começamos este movimento em 1966, registrando-o. Nosso Rūpānuga Prabhu já explicou. Então tome esse movimento muito seriamente. O mesmo, Kṛṣṇa, começou na História, cinco mil anos atrás. E Ele começou este movimento com Arjuna como Seu discípulo. Então Caitanya Mahāprabhu, quinhentos anos atrás, Ele reviveu novamente o mesmo movimento. Ele é Kṛṣṇa Ele mesmo. E isso está acontecendo. Não pense que esse movimento é algo inventado. Não. Ele é o movimento autorizado e confirmado pelas autoridades. Mahājano yena gataḥ sa panthāḥ (CC Madhya 17.186). Existem os mahājanas mencionados no śāstra. Então seja fixo no movimento da consciência de Kṛṣṇa e tente entender Kṛṣṇa. Nós temos tanta literatura, literatura autorizada. E torne a sua vida bem sucedida.

Muito obrigado.