PTBR/Prabhupada 0261 - O Senhor e o devoto, eles têm o mesmo status



Lecture -- Seattle, September 27, 1968

Prabhupāda: Agora em seu país estes meninos estão tentando pregar este movimento da consciência de Kṛṣṇa. Assim, o meu humilde pedido a todos vocês é que tentem entender essa sublime bênção da vida. Simplesmente por cantar Hare Kṛṣṇa, você vai desenvolver gradualmente uma atitude amorosa transcendental para Kṛṣṇa. E assim que você começar a amar a Kṛṣṇa, todos os seus problemas... Isso significa que você vai sentir completa satisfação. O problema ou a angústia é da mente. Um homem está recebendo US $ 6000 por mês; um outro homem está recebendo US $ 200 por mês. Mas eu vi um cavalheiro em Calcutá, ele estava ganhando 6000; ele cometeu suicídio. Suicidou-se. Por quê? Esse dinheiro não podia lhe dar satisfação. Ele estava tentando ter algo mais. Portanto, esta atmosfera material, ganhando grande quantidade de dinheiro, nunca vai lhe dar satisfação, porque cada um de nós é o servo dos sentidos. Esta plataforma de serviço dos sentidos deve ser transferida para a plataforma de serviço a Kṛṣṇa, e então você vai encontrar todos os problemas resolvidos. Muito obrigado. (Devotos oferecem reverências) Alguma pergunta?

Devoto: Prabhupāda, uma imagem de Kṛṣṇa é absoluta, certo? Isso é Kṛṣṇa. É o retrato de um devoto puro absoluto da mesma forma?

Prabhupāda: Retrato de devoto?

Devoto: Um devoto puro.

Prabhupāda: Sim.

Devoto: É absoluto, da mesma forma que...

Prabhupāda: Sim.

Devoto: Vamos dizer que uma imagem de Prahlāda Mahārāja e Senhor Nṛsiṁha-deva é também... Prahlāda está lá tanto quanto o Nṛsiṁha-deva está lá.

Prabhupāda: Sim. O Senhor e o devoto, eles têm o mesmo status. Cada um deles. O Senhor, Seu nome, Sua forma, Sua qualidade, Seus associados, Sua parafernália. Tudo, eles são absolutos. Nāma guṇa rūpa līlā pari... e passatempos. Assim como estamos ouvindo sobre Kṛṣṇa, então isso não é diferente de Kṛṣṇa. Quando há canto de Hare Kṛṣṇa, Hare Kṛṣṇa esta, esta vibração, não é diferente de Kṛṣṇa. Tudo é absoluto. Portanto, o devoto puro de Kṛṣṇa não é diferente de Kṛṣṇa. Isto é simultaneamente um e diferente. Acintya-bhedābheda-tattva. Esta filosofia tem de ser entendida, que Kṛṣṇa é a Pessoa Suprema energética, e tudo o que vemos, o que experimentamos, são todas as diferentes energias de Kṛṣṇa. E a energia e o energético não podem ser separados. Por isso, eles estão todos na plataforma absoluta. Simplesmente quando se está coberto por māyā ou ignorância, é diferente. Isto é tudo.