PTBR/Prabhupada 0295 - uma força viva está fornecendo todas as demandas de todas as outras entidades vivas



Lecture -- Seattle, October 4, 1968

Esta vida, esta vida humana... Temos agora... Em outra vida, gozamos o prazer dos sentidos ao máximo. O que podemos desfrutar nesta vida humana? Em outra vida... É claro que, de acordo com a teoria de Darwin, apenas antes desta vida humana havia a vida de macaco. Então o macaco... Você não tem nenhuma experiência. Na Índia, temos experiência. Cada macaco tem pelo menos cem garotas com ele. Cem, cem. Então o que nós somos capazes de desfrutar? Todo, cada um, eles têm um grupo de garotas, e cada um dos grupos, um macaco tem um mínimo, cinqüenta, sessenta, não menos que vinte e cinco. Então, a vida de um porco, eles têm também dezenas de... Dezenas. E eles não fazem nenhuma distinção: "Quem é minha mãe, quem é a minha irmã, quem é meu parente". Você vê? Então, eles estão desfrutando. Então você quer dizer que a vida humana é feita para a mesma finalidade - como macacos e porcos e gatos e cães? Isso é a perfeição da vida humana, satisfazer a gratificação dos sentidos? Não. Isso nós temos desfrutado nas várias formas de vida. Agora? O Vedānta diz, athāto brahma jijñāsā. Esta vida é para investigar e compreender Brahman. O que é esse Brahman? Īśvaraḥ paramaḥ brahma or parama, īśvaraḥ paramaḥ kṛṣṇaḥ (Bs. 5.1). E Kṛṣṇa é Para-brahman. Brahman, todos nós somos Brahman, mas Ele é Para-Brahman, o Brahman Supremo. Īśvaraḥ paramaḥ kṛṣṇaḥ (Bs. 5.1). Assim como todos vocês são americanos, mas o seu Presidente Johnson é o americano supremo. Isso é natural. Os Vedas dizem que o supremo de todos é Deus. Nityo nityānāṁ cetanaś cetanānām (Kaṭha Upaniṣad 2.2.13). Quem é Deus? Ele é o mais perfeito eterno, Ele é a força viva mais perfeita. Isso é Deus. Eko bahūnāṁ vidadhāti kāmān.

Eko bahūnāṁ vidadhāti kāmān. O significado é que uma força viva está fornecendo todas as demandas de todas as outras entidades vivas. Assim como em uma família o pai está fornecendo as necessidades da esposa, dos filhos, do servo - uma família pequena. Da mesma forma, você pode expandi-lo: o governo ou o estado ou o rei está fornecendo as necessidades de todos os cidadãos. Mas tudo está incompleto. Tudo é incompleto. Você pode prover tudo para sua família, sua sociedade, seu país, mas você não pode prover tudo para todos. Mas há milhões e trilhões de seres vivos. Quem está fornecendo comida? Quem está fornecendo centenas e milhares de formigas dentro do buraco em seu quarto? Quem está fornecendo comida? Quando você vai para o Lago Verde, existem milhares de patos. Quem está cuidando deles? Mas eles estão vivendo. Há milhões de pardais, pássaros, bestas, elefantes. Ao mesmo tempo ele come cem libras. Quem está fornecendo comida? Não só aqui, mas há muitos milhões e trilhões de planetas e universos em todos os lugares. Isso é Deus. Nityo nityānām eko bahūnāṁ vidadhāti kāmān. Todo mundo é dependente de Deus, e Ele está fornecendo todas as necessidades, todas as necessidades. Tudo completo. Assim como neste planeta, tudo está completo.

pūrṇam idaṁ pūrṇam adaḥ
pūrṇāt pūrṇam udacyate
pūrṇasya pūrṇam ādāya
pūrṇam evāvaśiṣyate
(Sri Isopanisad Invocação)

Cada planeta é feito de tal modo, que é completo em si mesmo. A água está lá, guardada nos mares e oceanos. Aquela água é removida pela luz do sol. Não só aqui, em outros planetas também, o mesmo processo está acontecendo. Ela é transformado em nuvem, em seguida, distribuída por toda a terra, e há o crescimento de legumes, frutas e plantas, tudo. Então, tudo é arranjo completo. Isso nós temos que compreender, aquele que fez este arranjo completo em todos os lugares. O sol está nascendo no devido tempo, a lua está surgindo, no devido tempo, as estações estão mudando no tempo devido. Então, como você pode dizer? Há evidências nos Vedas de que há um Deus.