PTBR/Prabhupada 0307 - Não Somente Pensar Em Krishna, Mas Também Trabalhar Para Krishna, Sentir Por Krishna



Lecture -- Seattle, October 2, 1968

Prabhupāda: Sua mente disse: "Vamos para aquela recém-iniciada Sociedade ISKCON," então suas pernas o trouxeram aqui. Então a mente... Pensar, sentir, querer, estas são as funções da mente. Então, a mente pensa, sente e trabalha. Então, você tem que fixar a sua mente não só pensando em Kṛṣṇa, mas também trabalhando para Kṛṣṇa, sentindo por Kṛṣṇa. Isso é meditação completa. Isso é chamado de samādhi. Sua mente não pode se desprender. Você tem que envolver a sua mente de tal maneira que a mente vai pensar em Kṛṣṇa, sentir por Kṛṣṇa, trabalhar para Kṛṣṇa. Isso é meditação completa.

Jovem (2): O que você faz com seus olhos? Fecha os olhos?

Prabhupāda: Sim, os olhos são um dos sentidos. A mente é o sentido geral, e sob o governador-geral, existem determinados comissários ou funcionários subordinados. Assim, os olhos, a mão, a perna, a língua, dez sentidos, eles estão funcionando sob a direção da mente. Então, a mente é expressa, e se manifesta através dos sentidos. Portanto, a menos que você engaje os seus sentidos da mesma forma como sua mente está pensando, sentindo, não há perfeição. Haverá perturbação. Se a sua mente está pensando em Kṛṣṇa e seus olhos estão vendo outra coisa, haverá interrupção ou contradição. Por isso sob a... Você tem que em primeiro lugar fixar a sua mente em Kṛṣṇa, e, então, todos os outros sentidos estarão engajados no serviço de Kṛṣṇa. Isso é bhakti.

sarvopādhi-vinirmuktaṁ
tat-paratvena nirmalam
hṛṣīkeṇa hṛṣīkeśa-
sevanaṁ bhaktir ucyate
(CC Madhya 19.170)

Hṛṣīka, hṛṣīka significa sentidos. Quando você engaja os seus sentidos no serviço do mestre dos sentidos... Kṛṣṇa é chamado Hṛṣīkeśa, ou o mestre dos sentidos. Mestre dos sentidos significa, tente entender. Assim como esta mão. A mão está funcionando muito bem, mas se a mão está paralisada ou Kṛṣṇa retira o poder, então, sua mão se torna inútil. Você não pode restaurá-la. Portanto, você não é mestre da sua mão. Você está pensando falsamente: "Eu sou o mestre da minha mão." Mas, na verdade, você não é mestre. O mestre é Kṛṣṇa. Portanto, quando os seus sentidos forem engajados no serviço do mestre dos sentidos, isso é chamado de bhakti, serviço devocional. Agora, os sentidos estão engajados na minha designação. Estou pensando: "Este corpo é designado para a satisfação da minha esposa ou minha isto ou aquilo," tantas coisas: "meu país, minha sociedade." Isto é designação. Mas, quando você vem para a plataforma espiritual, você entende: "Eu sou parte e parcela do Supremo; portanto, minhas atividades devem ser para satisfazer o Supremo." Isso é bhakti. Sarvopādhi-vinirmuktam (CC Madhya 19.170), sendo liberadas de toda a designação. Quando os seus sentidos são purificados, e quando esses sentidos estão engajados no serviço do mestre dos sentidos, isso é chamado de agir em consciência de Kṛṣṇa. Qual é a sua pergunta? Então, a meditação, o engajamento da mente, deve ser dessa forma. Então, será perfeita. Caso contrário, a mente é tão oscilante e mutável que se você não fixá-la, em um certo ponto... Fixá-la significa... A mente quer fazer alguma coisa, porque o sintoma da mente é pensar, sentir e ficar propensa. Então, você tem que treinar sua mente de tal maneira que você vai pensar em Kṛṣṇa, você vai sentir por Kṛṣṇa, você vai trabalhar para Kṛṣṇa. Então, isso é samādhi. Isso é meditação perfeita.