PTBR/Prabhupada 0315 - Nós somos tão teimosos, nós estamos tentando esquecer Krishna novamente e novamente



City Hall Lecture -- Durban, October 7, 1975

Senhoras e senhores, eu agradeço muito por sua gentil participação neste grande movimento. Este movimento não foi iniciado por mim. Isso foi iniciado muito, muito tempo atrás pelo próprio Krsna. Em primeiro lugar, Ele falou este filosofia do Bhagavad-gita para o deus-sol. Como se afirma no Bhagavad-gita, Quarto Capítulo,

imam vivasvate yogam
proktavan aham avyayam
vivasvan manave prahur
manur iksvakave 'bravit
(BG 4.1)
evam parampara-praptam
imam rajarsayo viduh
(BG 4.2)

Então, se nós calcularmos a idade de Manu, chegamos à idade de quarenta milhões de anos. Então, Krsna disse que quarenta milhões de anos atrás, pelo menos, Ele falou esta filosofia do Bhagavad-gita ao deus-sol, Vivasvan. O nome da deidade predominate no planeta sol é Vivasvan. Seu filho, Manu, Vaivásvata Manu... Seu filho, Iksvaku, a pessoa original na dinastia Surya-vamsa, na qual o Senhor Ramachandra apareceu, Iksvaku... Portanto, desta forma, este movimento para a consciência de Krsna está vindo desde muito, muito tempo. Mas Krsna disse, evam parampara-praptam imam rajarsayo viduh (BG 4.2): "Antes dos rajarsis, eles costumavam receber essas instruções por meio da cadeia de sucessão discipular." Aquela foi a maneira de entender o Bhagavad-gita. Mas Krsna disse, sa kaleneha yogo nasto parantapa. Agora Krsna, cinco mil anos atrás, quando Krsna estava falando com Arjuna no campo de batalha de Kuruksetra, ele estava perplexo entre lutar ou não lutar, e apenas para entusiasma-lo na luta, Ele falou este Bhagavad-gita cinco mil anos atrás para Arjuna. E lá Ele disse que "O sistema parampara, a sucessão discipular, agora está quebrado; portanto, Eu estou falando para você novamente, de modo que as pessoas possam aprender com você qual é o significado desta filosofia, a consciência de Krsna."

Assim, cinco mil anos atrás, esta filosofia foi falada para Arjuna, e nós estamos recebendo as instruções. Infelizmente, a filosofia está novamente sendo distorcida. Porque se nós não recebemos através do sistema de parampara, nós inferimos, nós fazemos inferências à nossa própria maneira, e, portanto, o sistema parampara está novamente quebrado. Desta forma, novamente, quinhentos anos atrás Sri Caitanya Mahaprabhu instruiu este Bhagavad-gita como um devoto. Sri Caitanya Mahaprabhu é considerado ser a encarnação de Krsna. Como Krsna, a Suprema Personalidade de Deus, Ele instruiu como o mestre que dá ordem, sarva-dharman parityajya mam ekam saranam vraja (BG 18.66), mas ainda assim, as pessoas o interpretaram mal. Por isso desta vez, quinhentos anos atrás, o Senhor Caitanya Mahaprabhu, O próprio Krsna, apareceu como um devoto de Krsna. Sri Caitanya Mahaprabhu é Krsna. Isso é descrito no sastra autêntico:

krsna-varnam tvisakrsnam
sangopangastra-parsadam
yajnair sankirtanaih prayair
yajanti hi su-medhasah
(SB 11.5.32)

Então, este movimento para a consciência de Krsna é praticamente o movimento de Sri Caitanya Mahaprabhu. E Sri Caitanya Mahaprabhu é o próprio Krsna. Então, Krsna é muito gentil com as almas condicionadas. Ele está tentando elevá-las à verdadeira plataforma da consciência de Krsna, novamente e novamente. Mas nós somos tão teimosos, nós estamos tentando esquecer Krsna novamente e novamente. Isto está acontecendo.