PTBR/Prabhupada 0326 - Deus é o Pai Supremo, o Proprietário Supremo, o Amigo Supremo



Lecture on BG 2.13 -- Pittsburgh, September 8, 1972

Agora, como a alma está transmigrando? Suponha que após esta vida eu receba uma vida melhor. Isto é bom. Mas se eu recebo uma vida pior então qual é a condição? Suponha que na próxima vida eu receba a vida de um gato ou de cachorro ou de vaca. Suponha que você consiga nascer novamente na América. Mas se mudar seu corpo, então todas as circunstâncias mudam. Como ser humano, você terá toda a proteção por parte do estado, mas assim que você se torna outro corpo, ou árvore ou animal, o tratamento é diferente. Os animais estão indo para o matadouro; árvores estão sendo cortadas. Não há protesto. Então esta é a condição da vida material. Algumas vezes nós receberemos uma condição de vida melhor, algumas vezes nós estamos em uma condição de vida pior. Não há garantia. Isto vai depender do meu trabalho que é prático. Nesta vida vida também, se você se torna educado, então seu futuro é muito bom. Se você não é educado, então seu futuro não será tão brilhante. Similarmente, esta forma de vida humana, nós podemos criar uma solução para estes repetidos nascimentos e mortes. E esta é a única ocupação da forma de vida humana, como sair destas condições materiais de vida: nascimento, morte, velhice e doença. Nós podemos criar uma solução. E esta solução é a consciência de Kṛṣṇa. Assim que nós nos tornamos conscientes de Kṛṣṇa Consciência de Kṛṣṇa significa Kṛṣṇa, o Supremo, Ele é Senhor, Deus. Nós somos parte e parcela de Kṛṣṇa. Esta é a consciência de Kṛṣṇa. Basta entender. Que... Assim como você compreende seu pai, e seus irmãos e você mesmo. Vocês todos são filhos do pai. Então isto não é difícil de entender. Como pais mantêm toda a família, similarmente, Kṛṣṇa o Senhor Supremo, ou Deus, Ele tem inumeráveis filhos, entidades vivas, e Ele está mantendo todo o corpo, toda a família. Qual é a dificuldade? Em seguida, o próximo dever é tornar-se consciência desenvolvida. Assim como um filho bom, quando ele sente que: "Papai tem feito muito por mim". Eu devo retribuir, ou pelo menos eu devo aceitar obrigações que meu pai tem feito por mim", esse sentimento superior é chamado de consciência de Kṛṣṇa. Então para tornar-se consciente de Kṛṣṇa, nós precisamos compreender três coisas apenas:

bhoktāraṁ yajña-tapasāṁ
sarva-loka-maheśvaram
suhṛdaṁ sarva-bhūtānāṁ
jñātvā māṁ śāntim ṛcchati
(BG 5.29)

Cada um de nós está tentando ser feliz, satisfeito. Esta é a luta pela existência. Mas se você compreende estes três princípios, que Deus é o pai supremo, Deus é o proprietário supremo, Deus é o amigo supremo, estas três coisas, se você compreender, então você se torna pacífico imediatamente. Imediatamente. Você está procurando amigos para ajudar você, muitos. Mas se nós simplesmente aceitamos a Deus, Kṛṣṇa, como meu amigo, amigo supremo, seus problemas de amizade estão resolvidos. Similarmente, se nós aceitamos Deus como o proprietário supremo, então nossos problemas estão resolvidos. Porque nós estamos falsamente clamando propriedade de coisas que pertencem a Deus. Por falsamente afirmar que "Esta terra, esta terra da América pertence aos americanos; a terra da África pertence aos africanos". Não. Cada terra pertence a Deus. Nós somos diferentes filhos de Deus em diferentes endereços. Nós temos o direito de desfrutar da propriedade do pai, Deus, sem infringir o direito de outros. Assim como em família, nós vivemos com muitos irmãos. Então qualquer coisa que o pai ou a mãe nos dá de comer nós comemos. Nós não invadimos o prato dos outros. Isto não é da família civilizada. Similarmente, se nós nos tornamos conscientes de Deus, conscientes de Kṛṣṇa, então todos os problemas do mundo - sociologia, religião, desenvolvimento econômico, política - tudo será resolvido. Isto é um fato.

Portanto, nós estamos tentando espalhar este movimento para a consciência de Kṛṣṇa, para o total benefício da sociedade humana. Nós solicitamos as pessoas inteligentes, especialmente a comunidade estudantil, para se unirem a este movimento, para tentar compreender especificamente o que é este movimento. Nós temos muitos livros, pelo menos duas dúzias de livros, grandes, grandes, volumosos. Então você pode lê-los, você pode tentar entender este movimento, e juntar-se a nós.

Muito obrigado. Hare Kṛṣṇa. (aplausos)