PTBR/Prabhupada 0348 - Se por cinquenta anos você cantar simplesmente Hare Krishna, é certo que se tornará perfeito



Lecture on BG 7.14 -- Hamburg, September 8, 1969

Menino Inglês: É possível para alguém fazê-lo nesta vida? Este alguém? É possível que este alguém caia?

Prabhupāda: É possível em um segundo, desde que você seja sério. Não é difícil. Kṛṣṇa-bhakti... Bahūnāṁ janmanām ante jñānavān māṁ prapadyate: (BG 7.19) "Depois de muitos e muitos nascimentos, a pessoa, quando é inteligente, sábia, totalmente desenvolvida, sábia, ela se rende a Mim ", diz Krishna. Então, se eu sou inteligente, então eu vou ver que "Se esse é o objetivo da vida, que, depois de muitos e muitos nascimentos a pessoa tem que se render a Krishna, por que não me entrego imediatamente?" Esta é a inteligência. Se isso é um fato, que a pessoa tem de chegar a este ponto, depois de cultivar conhecimento por muitos e muitos nascimentos, então por que não aceitá-lo imediatamente? Por que devo esperar por muitos e muitos nascimentos, se isso é um fato?

Assim, isso requer pouca inteligência. Não são necessários muitos e muitos nascimentos. Isto exige pouca inteligência. Leve esta Consciência de Krishna a sério; seus problemas são resolvidos. Agora, se você não acredita nela, então, venha ao argumento, venha à filosofia, venha à razão. Vá em frente discutindo. Existem muitos volumes de livros. Esteja certo. Você pode aprendê-la. Cada resposta está lá no Bhagavad-gītā. Você pode tentar compreendê-lo com a sua razão, com os seus argumentos. Está aberto. (Pausa) Assim como Arjuna. O Bhagavad-gītā foi ensinado a Arjuna, por quanto tempo? No máximo, dentro de meia hora. Porque ele era muito inteligente. Este Bhagavad-gītā, as pessoas do mundo estão lendo. Muitos, muitos estudiosos aprenderam, homens sábios, eles estão lendo. Eles estão tentando entender, dando interpretações diferentes. Existem milhares de edições, comentários. Mas Arjuna era inteligente; ele o entendeu dentro de meia hora.

Então, requer-se inteligência relativa. Tudo neste mundo é relativo. Lei da relatividade. Isso é científico. A teoria do Professor Einstein? Lei da relatividade? Então, é relativamente. Pode-se tornar imediatamente consciente de Krishna dentro de um segundo, e pode-se não se tornar consciente de Krishna após muitos e muitos nascimentos. Por isso, é relativo. Se você tem inteligência suficiente, você pode aceitá-la imediatamente. Se houver menos inteligência, então isso vai levar tempo. Você não pode dizer que "Vai ser possível depois de tantos anos." Isso não pode ser dito. É relativo. Tudo é relativo. Para um ser humano, daqui até aqui, um passo; e para um pequeno micróbio são 10 milhas daqui até aqui, 10 milhas para ele. Então, tudo é relativo. Este mundo é mundo relativo. Não há nenhuma fórmula que "Uma pessoa pode ser consciente de Krishna depois de tantos anos." Não. Não existe tal fórmula. Uma pessoa pode não se tornar consciente de Krishna mesmo após milhões de nascimentos, e pode-se tornar consciente de Krishna dentro de um segundo. Mas, por outro lado, dentro desta vida podemos nos tornar perfeitos em Consciência de Krishna, se levamos a sério. Especialmente vocês que são todos meninos jovens. Esperamos que vocês vão viver pelo menos por mais 50 anos. Oh, isso é tempo suficiente. Suficiente. Mais do que suficiente. Mais do que suficiente. Se, por 50 anos uma pessoa canta simplesmente Hare Krishna, Hare Krishna, é certo que vai se tornar perfeita. Não há dúvida sobre isso. Simplesmente por cantar este mantra, Hare Krishna, oh, não há dúvida sobre isso.