PTBR/Prabhupada 0368 - Você é tolo por pensar que não é eterno



Morning Walk -- January 3, 1976, Nellore

Prabhupāda: Essa é a Sociedade Teosófica, eu acho. Hã? Essa marca registrada, ou Rāmakrishna Mission.

Acyutānanda: Não, é Exército da Salvação.

Harikeśa: Na verade, não somos apenas o Exército da Slvação.

Acyutānanda: a autoridade da autoridade. Estamos aceitando a sua autoridade mas a sua experiência vem da sua percepção direta, a qual volta para...

Prabhupāda: Nós não levamos em conta essas autoridades, que se baseiam nas experiências de outros. Nós consideramos a autoridade que é.

Keśavalāl Trivedi: Experienciada.

Prabhupāda: automaticamente. Parāsya bhaktir vividhaiva śruyate svabhāvikī jñāna-bala-kriyā ca. Svabhāva... assim como você me pergunta como fazer alguma coisa, se eu digo: "Você faz dessa forma", svabhāvikī. Eu sei por natureza o conhecimento sobre como fazer isto perfeitamente e isso continua. Mayādhyakṣeṇa prakṛtiḥ sūyate sa-carācaram (BG 9.10). Kṛṣṇa está ditando: "Você faz assim". Então, você pode ver que tudo está vindo perfeitamente. De semente de nim virá uma árvore de nim. Isso é tão bem feito por Kṛṣṇa-bījo 'haṁ sarva-bhūtānām (BG 7.10), Então, crescerá uma árvore de nim e não uma árvore de manga. A química é tão combinada. Você não sabe o que há ali, naquela pequena semente: baṭa vṛkṣa. E então uma grande bananeira vsurge, e não outras árvores. Assim é o conhecimento. Ele mostrou toda a operação, por assim dizer, contida numa pequena semente. Portanto, Kṛṣṇa diz: bījo 'haṁ sarva-bhūtānām. Não há erros. Você simplesmente aceita isto e cultiva. Você terá os resultados.

Acyutānanda: Então, sobre esse princípio que faz as tudo crescer, o Īśopaniṣad diz: ham asmi - "Eu sou esse princípio". O Īśopaniṣad diz isso no último śloka. "Eu sou isso". Asmi significa "Essa é a minha energia". Se eu digo que "Eu sou a ISKCON", qual é o erro nisso? Fui eu quem criou isto. Portanto, eu digo: "ISKCON significa eu mesmo. Eu sou a ISKCON". Qual é o erro nisso? É assim. Pela energia de Kṛṣṇa, tudo se revela. Portanto, ele diz: "Eu sou isso, eu sou isso, eu sou isso". Vibhūti-bhinnam - Porque tudo... Janmādy asya yataḥ (SB 1.1.1). - Tudo vem de Kṛṣṇa.

Acyutānanda: Não. O Īśopaniṣad diz que você é esse princípio. O Īśopaniṣad diz o princípio que está iluminando o sol. Eu osu esse princípio.

Prabhupāda: Sim. Um devoto aceita que nós aceitamos.

Acyutānanda: O ser que está iluminando o sol sou eu.

Prabhupāda: Eu não o sigo.

Acyutānanda: ham asmi. Esse décimo sexto...

Harikeśa: Como até o sol, como eu sou".

Prabhupāda: Sim, então ham asmi - Porque eu sou parte dessa parcela.

Acyutānanda: Não, mas diz: "Eu sou isto", e não que "Eu sou parte disso". "Eu sou isso".

Prabhupāda: Não. Se isto é dito, isso pode ser aceito, porque eu sou qualitativamente o mesmo.

Keśavalāl Trivedi: A quantidade é muito diferente.

Prabhupāda: Sim.

Prabhupāda: Seu eu digo: "Eu sou indiano", qual o erro nisso?

Acyutānanda: Isso é outra coisa.

Prabhupāda: Sim. Não mais alguma coisa.

Acyutānanda: Mas para aceitar diretamente o śruti, se diz que você é o mesmo princípio.

Prabhupāda: E, portanto, você tem que aprender com o guru. Se você levar ao pé da letra, permanecerá um tolo. Então, você precisa de um guru. Essa é a instrução do śruti. Tad-vijñānārthaṁ sa gurum evābhigacchet (MU 1.2.12). Você precisa aprender o śruti. Tem de ir até um guru. Acyutānanda: Não, mas isso vem depois. A última conclusão do Upaniṣad, śruti, a autoridade, diz que você é o mesmo princípio.

Prabhupāda: Sim. Eu sou o mesmo princípio. Nityo nityānām.

Acyutānanda: Bom, nada pode ser mais eterno do que outro eterno.

Prabhupāda: Todos são eternos.

Acyutānanda: Isso é contraditório, então. Nityo nityanānāṁ. Você não pode dizer que uma coisa é mais eterna do que outra.

Prabhupāda: Não, não. A ideia não é essa. Todos são eternos.

Acyutānanda: Então, como alguém poder ser mais eterno no que outrém?

Prabhupāda: Assim como Deus é eterno, você também é, Por você ter aceitado esse corpo material, você está enganadamente pensando que você não é eterno. Pelo contrário, assim como Deus é eterno, você taambém é.

Acyutānanda: Então, porque alguém deveria ser distinguido de outro, se ambos são eternos?

Prabhupāda: Assim como o sol é distinguido do brilho do sol, porém, qualitativamente o calor e a luz vêm dele. Mas pelo fato de o sol estar lá, você não pode dizer que ele está lá. Mat-sthāni sarva-bhūtāni nāhaṁ teṣv avasthitaḥ (BG 9.4). É claramente dito.

Keśavalāl Trivedi: Eu penso, Swamijī, você explicou isto e eu não consegui racionalizar, que "Eu sou īśa, mas não sou sarveśa". "Eu sou ātman, mas não Paramātman." "Eu sou aṁśa, mas não Paramāṁśa."

Prabhupāda: Sim. Isso é explicado em outro... Você tem que tomar referêcias. Īśvaraḥ paramaḥ kṛṣṇaḥ (Bs. 5.1). "Eu também sou īśvaraḥ. Eu expliquei tantas vezes. Mas isso não significa que eu sou paramesvara. Paramesvara é Kṛṣṇa. Qual é a construção?

Keśavalāl Trivedi: Ahaṁ brahmāsm - Eu não era capaz de explica,r até que eu ouvi o Swamijī no primeiro dia em Rajeswara, em Mandapur. Isso se encaixa. Pelo contrário, Māyāvādīns diz: "Tudo bem, mas Śaṅkarācārya diz: ahaṁ brahmāsmi. Você diria não? Porque muitas pessoas me perguntam as coisas e, quando eu fui confrontado, não fui capaz de dizer isto. Mas a forma como mukti foi definido, sim, e, na leitura īṣa, sarveśa: Tosas aquelas coisas - ātmā, Paramātmā, aṁśa, Paramāṁśa - Lá eu descobri que isso pode ser explicado. Muitas pessoas perguntam em encontro público, de onde nós tiramos esses tópicos. Então, nos sentimos no nosso fim da inteligência. Eu acho que consigo explicar, então.

Prabhupāda: Então, a minha explicação foi boa?

Keśavalāl Trivedi: "Sim, foi assim que me senti." Isso é o que sanará também a pergunta de Acyutānanda Swami, eu acho.

Acyutānanda: Não, eu estou apenas cercando,

Keśavalāl Trivedi: Não, não, não... Isso é tudo, eu sei.

Acyutānanda: Então, Durga tem maior autoridade do que Viṣṇu, porque Viṣṇu pediu a Durga que o acordasse de yoga-nidrā para matar Madhu e Kaitabha. Então, ela o controla.

Prabhupāda: Sim. Se eu pedir a meu servo que me acorde às sete horas, isso não significa o mesmo.