PTBR/Prabhupada 0404 - Pegue a Espada da Consciência de Krishna - Simplesmente Tente Ouvir com Fé



Lecture on SB 1.2.16 -- Los Angeles, August 19, 1972

Então, śuśrūṣoḥ, śuśrūṣoḥ śraddhadhānasya (SB 1.2.16). Aqueles que estão engajados na prática de ouvir com fé, śraddhadhāna... Ādau śraddhā. Sem fé, você vão consegue obter nenhum progresso. Esse é o começo da vida espiritual. Ādau śraddhā. "A Consciência de Kṛṣṇa continua. Isso é ótimo. Eles estão pregando muito bem." As pessoas estão elogiando nossas atividades." Se nós mantivermos a nossa tradição, eles darão valor." Isso é chamado śraddhā. Essa admiração é chamada śraddhā, śraddhadhānasya. Mesmo que eles não se juntem a nós, se alguém diz: "Oh, isso é ótimo, as pessoas são boas." Às vezes, eles dizem nos papeis: "Essas pessoas Hare Kṛṣṇa são ótimas. Queremos mais dessas pessoas." Eles dizem. Então, essa apreciação é também um estímulo para tal pessoa. Se ele não escuta, não vem aqui, alguém simplemente diz: "É excelente. Sim." Assim como crianças pequenas, um bebê também aprecia, tentando levantar seu címbalo. Desde o começo da vida: "Isso é ótimo." Eles sabendo ou não, não importa. Essa apreciação está lhe dando um toque da vida espiritual. É tão bom. Śraddhā. Se eles não vão contra, simplesmente apreciam, oh, eles estão indo bem..." Então, o desenvolvimento da vida espiritual significa o desenvolvimento dessa apreciação. Isso é tudo. A cada degrau, há um novo nível de apreciação.

Śuśrūṣoḥ śraddhadhānasya vāsudeva-kathā-ruciḥ. Nesse verso, isso foi explicado. yad anudhyāsinā yuktāḥ. A pessoa tem que estar sempre engajada, sempre pensando. Essa é a espada. Você tem que pegar essa espada da Consciência de Kṛṣṇa. E aí você se torna feliz. O nó é cortado por esta espada. Podemos ter essa espada agora? Esse processo é descrito aqui. Você, com fé, tenta ouvir. Então, ganhará a espada. É isso. Na verdade, o nosso Movimento para a Consciência de Kṛṣṇa está se espalhando. Estamos obtento espada após espada, apenas por ouvir. Eu comecei esse movimento em Nova York. Todos vocês sabem. Na verdade, eu não tinha nenhuma espada. Assim como em alguns princípios religiosos, eles tomam as escrituras religiosas numa mão e, na outra mão, a espada: "Você aceita essa escritura. Do contrário, eu lhe cortarei a cabeça." Essa também é outra maneira de pregação. Mas eu tinha espada, só que não esse tipo de espada. Essa espada - de dar a chance às pessoas ouvirem. Isso é tudo.

Vāsudeva-kathā-ruciḥ. Logo que ele tiver uma Ruci. Ruci significa experimentar. "Ah, aqui é Kṛṣṇaconversa muito bem. deixe-me ouvir." Com isso tudo, você ganha a espada, imediatamente. A espada está na sua mão. Vāsudeva-kathā-ruciḥ. Mas a ruci vem para quem? Esse gosto? Porque, como eu tenho explicado várias vezes, o gosto é assim como o dos doces. Todos sabem que é muito doce, mas se você dá isso a um homem que está sofrendo de icterícia, ele sentirá um gosto azedo. Todos sabem que o acúcar é muito doce, mas o homem em particular que está sofrendo dessa doença, icterícea, vai sentir um gosto azedo nesse doe. Isso é um fato. Todos sabem.

Então, o gosto da ruci vem pelo ouvir vāsudeva-kathā, kṛṣṇa-kathā, Essa pessoa doente de materialidade não pode apreciar esse gosto. Para tomar esse gosto, há atividades preliminares. Quais são? Primeiro, o prazer: "Como isso é bom." Ādau śraddhā, śraddadhāna. Então, śraddhā, a apreciação, é o começo. E então, sādhu-saṅga (CC Madhya 22.83). Misturando: "Certo. Essas pessoas estão cantando e falando sobre Kṛṣṇa." Deixe-me sentar lá e ouvir um pouco mais." Isso é chamado sādhu-saṅga. Aqueles que são devotos, há de se associar com eles. Esse é o segundo estágio. O terceiro estágio é o bhajana-kriyā. Quando alguém está se associando bem, ele sentirá: "Porque não me tornar um discípulo?" Então, nós recebemos a aplicação: "Prabhupāda, você misericordiosamente me aceita como seu discípulo?" Esse é o começo do bhajana-kriyā. Bhajana-kriyā significa ser engajado no serviço ao senhor. Esse é o terceiro estágio.