PTBR/Prabhupada 0407 - A História de Vida de Haridasa é que Ele era Nascido em uma Família Muçulmana



Discourse on Lord Caitanya Play Between Srila Prabhupada and Hayagriva -- April 5-6, 1967, San Francisco

Prabhupāda: Nesse meio tempo um brāhmaṇa veio e convidou o Senhor Caitanya assim, "Eu convidei todos os sannyāsīns de Benares, mas eu sei que você não conhece esses sannyāsīs Māyāvādī, mas ainda assim eu vim para convidar Você. Por gentileza, aceite meu convite." Então Caitanya Mahaprabhu viu esta oportunidade de conhecer Prakāśānanda Sarasvatī. Ele aceitou o convite, e houve uma reunião, e houve discussão sobre Vedānta-sūtra com Prakāśānanda Sarasvatī, e Ele se converteu em um Vaisnava. Esse é um outro incidente.

Hayagriva: Quantos anos tem este homem?

Prabhupāda: Prakāśānanda Sarasvatī? Ele também era velho. Não menos do que 60 anos de idade. Sim.

Hayagriva: E qual foi o seu papel novamente na cidade? O que era ele... Ele era um vedantista?

Prabhupāda: Prakāśānanda Sarasvatī. Ele era um sannyāsī māyāvādī. Ele aceitou o princípio de Caitanya Mahāprabhu e ofereceu seu respeito. Ele tocou Seus pés. E ele também se juntou. Mas não há nenhuma menção de que ele tornou-se oficialmente um Vaisnava, mas ele aceitou a filosofia de Caitanya Mahāprabhu. Mas Sārvabhauma Bhaṭṭācārya oficialmente, ele se tornou um Vaisnava. Então, o Senhor Haridāsa encontra...

Hayagriva: Quinta cena.

Prabhupāda: Quinta cena.

Hayagriva: Este é Haridāsa Ṭhākura?

Prabhupāda: Haridāsa Ṭhākura.

Hayagrīva: Com a morte de quem? Com a morte de Haridasa?

Prabhupāda: Sim. Haridasa era homem muito velho. Ele era maometano.

Hayagriva: Ele era a pessoa que foi jogada no rio.

Prabhupāda: Sim.

Hayagriva: Então ele finalmente encontrou seu fim aqui, na quinta cena.

Prabhupāda: Nós não somos destinados para estes... Claro, Haridasa Thakura tem uma vida separada, mas que não vamos mostrar.

Hayagriva: Sim. Tudo certo. Este incidente em particular.

Prabhupāda: incidente em particular é significativo, Caitanya Mahaprabhu que era um brāhmaṇa e Ele era um sannyāsī. De acordo com o costume social Ele não deve tocar nem mesmo em um maometano, mas este Haridasa Thakura era um maometano, e em sua morte Ele levou o corpo com Suas próprias mãos e dançou, Ele e o colocou no cemitério e distribuiu prasādam. E Haridasa Thakura por dois, três dias, ele não estava se sentindo bem. Porque ele era maometano ele não entrou no templo de Jagannatha. Porque os hindus eram muito rígidos. Ele era devoto, ele não se importou. Por que ele deveria criar alguma linha? Então Caitanya Mahaprabhu apreciou seu comportamento que ele não queria criar qualquer... Porque ele se tornou devoto. Forçosamente ele não estava indo ao templo. Mas o próprio Caitanya Mahaprabhu estava diariamente vindo e vendo-o. Ao ir tomar banho no mar, Ele antes de tudo vai ver Haridasa. "Haridasa? O que você está fazendo?" Haridasa vai oferecer o seu respeito, e Ele vai sentar e conversar por algum tempo. Então Caitanya Mahaprabhu irá para tomar seu banho. Desta forma, um dia, quando Ele veio Ele viu que Haridasa não estava se sentindo muito bem. "Haridasa? Como está a sua saúde?" "Sim senhor, não é muito... Afinal de contas, é o corpo." Em seguida, o terceiro dia Ele viu que Haridasa iria deixar seu corpo naquele dia. Então Caitanya Mahaprabhu perguntou-lhe: "Haridasa, o que você deseja?" Ambos podiam entender. Haridasa disse que "Esta é a minha última etapa. Apresente-se por gentileza diante de mim." Então Caitanya Mahaprabhu estava diante dele e ele deixou seu corpo. (Pausa)

Hayagriva: Você mencionou que...

Prabhupāda: Depois de sua partida, o corpo foi levado por Caitanya Mahaprabhu, e outros devotos levaram-no para a beira do mar e cavaram sua cova. Esse túmulo ainda está em Jagannatha Puri. Samādhi de Haridāsa Ṭhākura, o sepulcro. Então Caitanya Mahaprabhu começou a dançar. Essa foi a cerimônia. Porque em uma cerimônia Vaishnava, tudo é kirtana e dança. Então essa foi sua última cerimônia de Haridasa Thakura.

Hayagriva: Você mencionou algo sobre Caitanya dançando com Haridasa?

Prabhupāda: o corpo de Haridasa. Caitanya... cadáver. O corpo de Haridasa.

Hayagriva: Oh, com o seu cadáver?

Prabhupāda: Sim. Seu corpo morto.

Hayagriva: Depois de sua morte.

Prabhupāda: Depois de sua morte.

Hayagriva: Caitanya...

Prabhupāda: Embora, eu quero dizer, Haridasa estava vivo, ele estava dançando. Mas depois da morte de Haridasa, o próprio Caitanya Mahaprabhu tomou o corpo, e começou a dançar com kirtana. Isso significa que o seu funeral foi conduzido pelo próprio Caitanya Mahaprabhu. Ele levou o corpo para a beira do mar e no cemitério Ele...

Hayagriva: Ele conduziu a...

Prabhupāda: Sim. Cerimônia fúnebre, sim.

Hayagriva: Com um kirtana.

Prabhupāda: Com kirtana. Kírtana está sempre lá. E após o enterro houve distribuição de prasādam e kirtana. Haridasa Thakura. Então, aqui você tem que mostrar algumas conversas com Haridasa, como sentimentos.

Hayagriva: Tudo bem. Há qualquer outra... Existe alguma outra informação sobre Haridasa?

Prabhupāda: A história de vida de Haridasa é que ele nasceu em uma família muçulmana. De uma forma ou de outra ele se tornou um devoto e estava cantando 300.000 vezes, Hare Krishna Hare Krishna Krishna Hare Hare Krishna, Hare Hare Rama Rama Rama Rama Hare Hare, e Caitanya Mahaprabhu o tornou ācārya, a autoridade do cantar. Portanto, nós o glorificamos, "Nāmācārya Haridasa Thakura ki jaya." Porque ele se tornou o ācārya, a autoridade do cantar Hare Krishna. Então, quando o Senhor Caitanya tomou sannyāsa, Haridasa Thakura desejou que, "Meu querido Senhor, você está deixando Nabadwip, então o que é a utilidade da minha vida? Ou você me leva ou me deixe morrer." Então Caitanya Mahaprabhu disse, "Não. Por que você deve morrer? Venha comigo." Então, Ele o levou para Jagannatha Puri. Em Jagannatha Puri, porque ele considerava ter nascido de família muçulmana, ele não entrou. Então Caitanya Mahaprabhu deu-lhe um lugar na casa de Kāśīnātha Misra e lá ele ficou cantando e Caitanya Mahaprabhu enviou-lhe prasādam. Dessa forma ele estava passando seus dias. E Caitanya Mahaprabhu costumava ir e vê-lo diariamente, e um dia ele morreu assim.